Análise: no contexto da Pandemia! Artigos de servidores da UNIFAL-MG em relação às implicações sociais, econômicas e culturais da pandemia de Covid-19

ARTIGO Alfenas: pressões cruzadas no enfrentamento da pandemia de COVID-19

Sexta-feira, 17 de abril de 2020

Por Thiago Rodrigues Silame – professor do Instituto de Ciências Humanas e Letras da UNIFAL-MG

Alfenas é um município do sul do estado de Minas Gerais, pertencente à Mesorregião do Sul e Sudoeste de Minas Gerais, cuja população estimada é de 79.996 habitantes segundo dados do Instituto Brasileiro de Geográfica e Estatística (IBGE)2 de 2019. Segundo dados do censo de 2010, o IDHM aumentou nos últimos 20 anos, alcançando 0,76, considerado médio. O município apresenta bons indicadores de mortalidade infantil (14,03 óbitos por mil nascidos vivos) e de escolaridade (taxa de escolarização de 97,8% em crianças que se encontram na faixa etária entre os 6 e 14 anos).

Leia mais

 

ARTIGO: “Economia e meio ambiente: uma relação atualmente conflitante evidenciada pela pandemia do Coronavírus”

Quinta-feira, 16 de abril de 2020

Por Kellen Rocha de Souza – professora do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas da UNIFAL-MG

De toda situação na vida podemos aprender uma lição ou ainda, melhor dizendo, podemos incorporar alguns hábitos – praticados esporadicamente – como permanentes. No que se refere à saúde, por exemplo, que nosso cuidado constante com a higienização das mãos e o uso de máscaras por causa do Coronavírus (Covid-19) se torne um hábito constante em nossas vidas, o que evitaria, por sua vez, a contaminação de outras doenças, como a gripe.

Confira o texto completo 

ARTIGO: “Combate ao desemprego diante da pandemia do novo coronavírus”

Quinta-feira, 16 de abril de 2020

                 
Por Débora Juliene Pereira Lima e Ana Márcia Rodrigues
– professoras do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas

O desemprego é uma situação preocupante, uma vez que coloca em risco a subsistência dos(as) trabalhadores(as) e de suas famílias, ao comprometer a regularidade da renda familiar. A taxa de desemprego é o indicador que reflete a dimensão do número de desempregados(as) em relação à População Economicamente Ativa (PEA). Este indicador acompanha o nível de atividade econômica.

Acesse o artigo

ARTIGO: “Pandemia e Economia: reflexões a partir de um Vírus

Quarta-feira, 15 de abril de 2020

          
Por Patrick Fontaine Reis de Araujo e Fernando Batista Pereira – professores de Economia do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas da UNIFAL-MG

As grandes crises costumam trazer consigo grandes avanços na forma de organização das sociedades. Somos todos tomados por um senso de urgência que nos induz a focar nos elementos prioritários de nossas funções. Foi assim nas duas grandes guerras, e a crise suscitada pela emergência do coronavírus já se desenha como a maior crise mundial desde 1929.

Leia na íntegra

 

ARTIGO: “A Pandemia e a pobreza: como proteger os mais pobres perante o colapso econômico e sanitário?”

Quarta-feira, 15 de abril de 2020

            
Por Otávio Junio Faria Neves e Italo do Nascimento Mendonça – mestrandos do Programa de Pós-Graduação em Economia da UNIFAL-MG

A pandemia causada pelo COVID-19 expõe governos de diferentes países a lidar com a maior crise econômica e sanitária da nossa geração. Ações coordenadas entre ministérios governamentais testam, a cada dia, a máquina pública ao redor do mundo. As respostas devem ser rápidas: o vírus não espera a boa vontade dos políticos e muito menos o isolamento voluntário dos cidadãos. No meio desse cenário caótico, famílias pobres estão muito mais vulneráveis e necessitam ser amparadas por políticas econômicas e sociais específicas.

Confira na íntegra

 

ARTIGO: “Impacto e enfrentamento do maior colapso econômico e social desde 2007”

Seguimos falando sobre o Coronavírus e a segunda grande crise do século XXI

Quarta-feira, 15 de abril de 2020

Por Elinne Val, mestranda do Programa de Pós-Graduação em Economia da UNIFAL-MG

O Fórum Econômico Mundial publicou uma série de matérias analisando os impactos e as medidas de enfrentamento da Covid-19 pelo mundo e considera que, mesmo em comparação com outras crises recentes como a do mercado financeiro vivida em 2007 e 2008, a situação é bastante grave. O efeito da proliferação do vírus está causando um choque profundo e sério na economia global, exigindo dos formuladores de políticas rápidas ideias sobre como responder. A experiência da China, até o momento, mostrou que atitudes corretas e ágeis fazem toda a diferença no combate à doença e na mitigação de seus efeitos.

Acesse o texto completo

ARTIGO:Por que é falso o dilema entre salvar vidas ou ajudar a economia?”

 

 “Simples”: Porque a quarentena e o isolamento horizontal (total) protegem a saúde dos seres humanos, minimizam o total de mortos resultantes da COVID-19 e, também, diminuem as perdas de recursos humanos na economia.

Quarta-feira, 15 de abril de 2020

     
Por Lora dos Anjos Rodrigues, André Luiz da Silva Teixeira, Fernando Pereira e Cirlene Maria de Matos professores de Economia do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas da UNIFAL-MG

Quando uma pandemia se instala e avança, a incerteza nos mercados corre à sua frente. Empresas e consumidores tornam-se mais cautelosos e adiam suas decisões de investimento, produção e consumo para se protegerem do desconhecido. Inevitavelmente, a atividade econômica diminui e a crise chega, mais cedo ou mais tarde… Mais cedo (!), se depender do humor de especuladores no mercado financeiro. Em pronunciamento, Kristalina Georgieva, diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), afirma que mais de US$ 100 bilhões já deixaram os mercados emergentes, como o Brasil, em apenas dois meses.

Leia o artigo

ARTIGO: “Universidades públicas e suas interações com a sociedade: ferramenta para superarmos a crise da COVID-19”

Quarta-feira, 15 de abril de 2020

         
Por André Luiz da Silva Teixeira, Cirlene Maria de Matos e Lora dos Anjos Rodrigues
– professores do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas da UNIFAL-MG

A proliferação do novo coronavírus (COVID-19) ao redor do mundo tem gerado angústias e incertezas nos mais diversos setores da sociedade. As políticas necessárias de isolamento social criaram um novo e desconhecido cenário que tem causado apreensão em todos os brasileiros (as), incluindo empresários (as), estudantes, professores (as) e demais trabalhadores (as). Ao mesmo tempo, esse sentimento tem motivado iniciativas para reduzir os efeitos dessa crise tanto no âmbito da saúde quanto da economia. E, nessa busca por soluções para o país, nossas universidades – públicas e gratuitas – têm-se mostrado agentes essenciais.

Acesse na íntegra

 

 

ARTIGO: “Pandemia e Economia: cartas sobre a mesa!”

Terça-feira, 07 de abril de 2020

Por Kellen Rocha de Souza – professora do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas da UNIFAL-MG, com colaboração de colegas de unidade

De uma coisa não podemos negar: vivemos uma situação nunca antes vivida pela nossa geração. Nossas vidas mudaram completamente em tão pouco tempo nas últimas semanas. Desde janeiro, é fato, tomamos conhecimento sobre os acontecimentos na China, mas, por acreditarmos que o perigo estava longe, nem ao menos passou por nossas cabeças como poderíamos ser afetados. Nas últimas semanas, este quadro mudou drasticamente e percebemos que os problemas derivados da pandemia não podem mais ser minimizados.

Confira o artigo

ARTIGO: “Universidade, pandemia e a nova normalidade na época do antropoceno”

Terça-feira, 07 de abril de 2020

Por Walter  Lowande – professor do Instituto de Ciências Humanas e Letras da UNIFAL-MG

O tipo de impacto social causado pela Covid-19 tende a ser algo cada vez mais comum a partir de agora, ao menos este é o cenário para o qual apontam os prognósticos dos estudos que, em diversas áreas, se voltam para a nova época geológica na qual estamos vivendo: a Época do Antropoceno. O meio universitário deveria se esforçar para se manter como sempre foi ou precisamos repensar radicalmente o nosso regime de produção de conhecimento?

Leia na íntegra