Projeto de extensão sobre sustentabilidade desenvolve ações socioeducativas com professores e estudantes de escolas públicas de Poços de Caldas; crianças e adolescentes participam de oficinas práticas para reaproveitamento de resíduos sólidos

A quantidade de resíduos sólidos urbanos e a falta de gerenciamento adequado é motivo de preocupação e alerta para a sociedade global. Pensando nisso, docentes e estudantes do Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT) da UNIFAL-MG campus Poços de Caldas, criaram o projeto “Ações de Extensão Universitária voltadas à Educação Ambiental, Cidadania e Sustentabilidade”, que desenvolve ações socioeducativas com professores e alunos de escolas públicas do município. O objetivo do projeto é conscientizar os participantes sobre a reciclagem, reaproveitamento e redução da geração de resíduos sólidos.

Em vigor desde novembro de 2021, a iniciativa surgiu da própria demanda das direções das escolas públicas de Poços de Caldas, já que o tema sustentabilidade e cidadania eram pouco trabalhados com os estudantes de forma prática. “O projeto visa estimular ações de sustentabilidade no ambiente escolar, incentivando o público-alvo a adotar práticas conscientes e hábitos saudáveis por meio da produção de materiais educativos, que proporcionem possibilidades para os participantes melhorarem a sua condição humana e social”, explicou a coordenadora do projeto, a professora visitante do ICT, Ana Claudia Mendes de Seixas.

Registros da Oficina de Montagem da Leira de Compostagem (Foto: Arquivo Ana Claúdia Mendes Seixas)

De acordo com ela, as oficinas são realizadas quinzenalmente nas instalações das escolas e duram, em média, duas horas. “As atividades são voltadas à conscientização dos participantes em relação aos resíduos sólidos com o objetivo de que levem o conhecimento adquirido para suas residências e comunidades”, afirmou Ana Claudia. Até o momento foram realizadas as seguintes oficinas: Pegada Ecológica, Kahott com o tema Compostagem, Orientações sobre como montar a Leira de Compostagem, Oficina para montar e acompanhar a decomposição dos resíduos na Leira, e confecção da cartilha com o Tema Compostagem.

Kauan Eduardo Mendes, 12 anos, é aluno da Escola Municipal José Avelino de Mello (Foto: Arquivo Ana Claúdia Mendes Seixas)

Participam do projeto alunos do ensino fundamental e médio da “Escola Municipal Professor Antônio Sérgio Teixeira”, “Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (Escola Padrão)” e “Escola Municipal José Avelino de Melo (Fazenda Lambari)”, todas em Poços de Caldas. Para os participantes das oficinas a experiência tem sido exitosa e muitos já estão praticando em casa as lições aprendidas. “Eu gosto de trabalhar com a terra e fiquei muito feliz em presenciar a transformação dos restos de comida em adubo. Aprendemos como é importante fazer a compostagem dos resíduos. Hoje fazemos a compostagem em nossa casa”, contou Kauan Eduardo Mendes, 12 anos.

Julia Helena de Oliveira Dias, 15 anos, aluna da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (Padrão). (Foto: Arquivo Pessoal)

Para Julia Helena de Oliveira Dias, 15 anos, a rotina em casa também mudou: “Eu gosto muito desse projeto, estamos aprendendo que ao invés de jogar restos de comida no lixo, podemos utilizá-la na compostagem. As aulas de Ciências da Natureza estão muito mais legais e interessantes!”. Outros estudantes, como Bruno Henrique de Souza Ramos,15 anos, e Julia Matias de Carvalho, 14 anos, contaram que agora também separam o lixo orgânico do que pode ser reciclado a fim de ajudar o meio ambiente. “O que mais gostei até aqui foi a composteira, pois ela é importante para o meio ambiente. Hoje me importo mais com as plantas e estamos reciclando o lixo, pois agora sei o que pode ser reciclável ou não”, disse Bruno.

O impacto também já é visível entre os acadêmicos da UNIFAL-MG que atuam como bolsistas e voluntários extensionistas. Segundo Vitória Aparecida França de Souza, do 7° período do Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia (BICT), o projeto tem contribuído para sua conscientização em práticas aplicadas no dia a dia. “Estou repassando para pessoas da minha família e com quem divido a casa como é a separação de lixo reciclável e uso mais sustentável de recursos energéticos, como água e energia. Para minha formação tem contribuído para visualizar a engenharia ambiental de forma aplicada, o que me ajuda a concluir que estou no caminho e na profissão que desejo”, afirmou Vitória.

Myllena de Paula Sabino, 6° período do BICT. (Foto: Arquivo Pessoal)

Já para Myllena de Paula Sabino, do 6° período do BICT, o projeto trouxe a oportunidade de passar para os alunos conhecimentos adquiridos na graduação: “Já participei de outras ações, como uma de compostagem. Além disso o projeto está me transformando profissionalmente em relação a obrigações, comprometimento e dedicação ao trabalho. Estou muito satisfeita com os resultados que estamos obtendo”.

A Profa. Ana Claúdia e o Prof. Luiz Felipe Ramos Turci, coordenador adjunto do projeto, acompanham os resultados do trabalho desenvolvido com gratidão, pois a expectativa é que professores e alunos das escolas participantes atuem como multiplicadores das práticas de educação ambiental. “Para os estudantes da UNIFAL-MG buscamos ainda um envolvimento maior com essas ações de conscientização, aumento da capacidade crítica e amadurecimento profissional para o enfrentamento de problemas reais da sociedade”, finaliza a professora.

Acompanhe as ações do projeto pelo instagram @extensao_educacaoambiental!

Fotos e imagens: arquivo Profa. Ana Claúdia Mendes Seixas