Professor da UNIFAL-MG explica impacto da guerra e da pandemia no aumento dos preços dos fertilizantes

O aumento nos preços dos fertilizantes gerou preocupação dos cafeicultores quanto aos custos de produção do café, conforme reportagem do G1 Sul de Minas. Para explicar as causas da elevação nos preços dos insumos, o professor João Marcos Caixeta Franco, do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas da UNIFAL-MG, participou de reportagem do G1 Sul de Minas, no dia 21/03.

Para o economista, a pandemia foi a grande responsável pelos preços dos combustíveis em 2021 e o aumento refletiu nos preços dos adubos. O docente justifica a afirmativa na desvalorização do real em relação ao dólar. “E ainda precisamos lembrar que a pandemia causou diminuição da atividade econômica afetando as cadeias produtivas como um todo. Também houve uma desorganização da logística de distribuição e o encarecimento dos transportes marítimos. E, como o Brasil importa mais de 70% de seus fertilizantes, isto também contribuiu para o encarecimento dos adubos”, explicou.

Na oportunidade, o professor João Marcos Franco salientou a guerra entre Ucrânia e Rússia como fator decisivo para aumentos nos valores dos insumos em 2022.“A ocorrência da guerra da Ucrânia causou forte elevação dos preços do petróleo e gás natural. Como a produção de adubos nitrogenados é fortemente dependente desses insumos, pode-se concluir que houve elevação também do custo de produção desse tipo de fertilizante”, pontuou.

Confira a reportagem completa pelo link: https://g1.globo.com/mg/sul-de-minas/grao-sagrado/noticia/2022/03/21/precos-dos-fertilizantes-disparam-e-cafeicultores-se-preocupam-com-aumento-dos-custos-de-producao.ghtml

*Jaíne Reis Martins é estagiária da Diretoria de Comunicação Social da UNIFAL-MG