UNIFAL-MG inaugura “Floresta de Bolso” no campus Poços de Caldas; iniciativa é fruto da parceria entre a Universidade e instituições públicas e privadas da cidade

O campus Poços de Caldas da UNIFAL-MG agora possui uma “Floresta de Bolso”, projeto que tem como objetivo restaurar pequenos fragmentos de florestas de espécies nativas da Mata Atlântica em áreas urbanas, a fim de trazer o benefício das árvores para as cidades. A ação integra uma parceria entre a Associação Poços Sustentável (APS), a Alcoa Foundation, UNIFAL-MG e Prefeitura Municipal de Poços de Caldas.

De acordo com o diretor do campus Poços de Caldas, Prof. Leonardo Henrique Soares Damasceno, a iniciativa surgiu a partir da observação da implantação das florestas em outros pontos da cidade. “A UNIFAL-MG possui um representante na APS e sempre acompanhamos as ações da Floresta de Bolso. Então, propomos para a associação a nossa participação efetiva, com uma floresta no campus. Alinhamos o processo com o Conselho de Direção do Campus (Condir), a Pró-Reitoria de Planejamento, Orçamento e Desenvolvimento Institucional (Proplan), bem como com a Comissão de Sustentabilidade da UNIFAL-MG e a Gerência de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (GMADS), e já no início de 2022 estávamos com todas as etapas do projeto cumpridas para iniciarmos as atividades”, contou.

Na foto, o diretor do campus Poços de Caldas, Prof. Leonardo Damasceno, ao lado do reitor da UNIFAL-MG, Prof. Sandro Cerveira (Foto: Ivanei Salgado)

Para ele, a instalação da Floresta de Bolso no campus da UNIFAL-MG representa a oportunidade de congregar instituições públicas e privadas na busca de um objetivo comum: o aumento das condições de sustentabilidade no ambiente em que vivemos. “Para o campus Poços de Caldas é uma oportunidade ímpar para a melhoria dos nossos indicadores ambientais. Considerando que temos cursos de graduação e pós-graduação nessa área e, sendo uma instituição de ensino, devemos sempre servir de modelo à sociedade que nos cerca”, afirmou o diretor.

Para a diretora executiva da APS, Terezinha Couto, a 5ª Floresta de Bolso de Poços de Caldas está em um local privilegiado: “acreditamos que é no espaço universitário que surge o espírito renovador que pode ajudar transformar nossa sociedade para melhor. Nós estamos muito felizes com essa floresta na UNIFAL-MG e hoje é o coroamento da parceria entre a APS e a Universidade, que já acontece desde o início da Associação”, disse. 

 

Inauguração da “Floresta de Bolso” no campus

Cerca de 100 pessoas participaram do plantio ao ar livre no campus Poços de Caldas, na manhã desta quinta-feira, dia 17/03. Os participantes foram convidados a plantar as primeiras das 692 mudas de espécies nativas da região de Poços de Caldas que formarão a Floresta de Bolso.

A arquiteta e diretora técnica da APS, Suzana Lotti Carvalho Dias, apresentou o projeto elaborado para a floresta do campus e revelou que tudo foi pensado para oferecer todos os benefícios que as árvores podem trazer para a comunidade acadêmica, desde a bela paisagem, até lazer e frutos. “A Floresta de Bolso é uma técnica de arborização de resgate da Mata Atlântica, ela tem importância social, econômica, cultural e ambiental. A população do entorno se beneficia de diversas formas. Observamos, com a experiência das outras florestas que implantamos, ganhos na revitalização e na relação que as pessoas estabelecem com a natureza”, contou.

Segundo o diretor do campus, as espécies também foram selecionadas de modo a resistirem a fenômenos ambientais, como a geada: “selecionamos espécies que resistiram a última geada, que no ano passado causou grande prejuízo para a agricultura da região, além de espécies com base naquelas que estão próximas ao nosso campus”.

Prof. Sandro se alegrou com a oportunidade de um evento presencial no campus relacionado ao meio ambiente (Foto: Ivanei Salgado)

O reitor, Prof. Sandro Amadeu Cerveira, comemorou o plantio e o que ele representa para a comunidade, em especial neste momento de retomada presencial. “Ver nosso campus retomando sua vida e suas atividades é motivo de muita alegria! Em breve também retornaremos às atividades presenciais de ensino e poder participar deste belo projeto, é gratificante”, disse. Para ele, a integração entre os diversos setores da sociedade forma o alicerce para a construção de um mundo melhor e mais equilibrado: “hoje nós temos representados aqui o Estado, empresas e a sociedade civil organizada. Se nós queremos avançar e construir sustentabilidade, no sentido humano e no ambiental, nós precisamos dessa tríade para que tudo possa acontecer”, lembrou.

A técnica-administrativa em educação, Paula Sato, foi uma das articuladoras do projeto e como egressa da UNIFAL-MG campus Poços de Caldas, ela afirma que a Floresta de Bolso no campus é um sonho realizado. “Desde 2011, quando nós efetivamente viemos para cá, foi sempre um desejo meu e de outros colegas um dia de plantio coletivo de mudas de espécies nativas, pois nós devastamos a área para construção do campus e todos os estudantes passam pelo menos 5 anos aqui. É uma forma de retribuir. Nós nos perguntávamos: por que não fazer esse plantio com calouros ou formandos, em aniversários? Só que a ideia ia passando devido às outras demandas e só em 2019 pensamos na parceria com a APS. E hoje, finalmente, conseguimos!”, revelou Paula.

Isis Alves é egressa do curso de Engenharia Ambiental e atua na área na Prefeitura de Poços de Caldas e na APS (Foto: Ivanei Salgado)

A engenheira ambiental da APS e egressa da UNIFAL-MG, Isis Alves, foi uma das responsáveis pelo desenvolvimento do projeto e destacou a emoção de poder fazer parte da ação: “um projeto a gente não constrói só. Cada um com suas devidas contribuições, o fazem da melhor maneira. Como egressa, notamos a importância de espaços assim para o estudante poder usufruir e cuidar. Meu coração se enche de alegria por poder fazer parte, duplamente, dessa floresta de bolso”.

O estudante do Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia, Gustavo Martins, também expressou seu contentamento: “A Floresta de Bolso é um projeto fundamental, pois precisamos cada vez mais das árvores para equilíbrio do nosso ecossistema. A iniciativa é de grande importância, não só para os alunos, mas também para todos que frequentam o campus, além de ser um exemplo para a sociedade se espelhar e propor ações assim em outros lugares”. E completa: “essa floresta vai nos proporcionar inúmeros benefícios, desde agora com oportunidade de trabalho de campo e daqui um tempo como área de lazer e descanso, frutos para comer e conforto térmico”. 

O acompanhamento da vegetação será realizado por meio de um levantamento das necessidades das mudas por, pelo menos, dois anos. Segundo o diretor do campus Poços de Caldas, com o apoio da Proplan e da GMADS, a unidade terá os recursos necessários para que as mudas possam se desenvolver adequadamente e formar as florestas, aumentando a área verde dentro do campus. “É um projeto desejado há tempos por nossa Instituição que, com o apoio de servidores, discentes, docentes, direções e Reitoria agora se torna realidade, com a fundamental atuação da Associação Poços Sustentável e todos os seus integrantes e financiadores”, finaliza. 

Também estiveram presentes no evento de inauguração da Floresta de Bolso: a consultora de Assuntos Institucionais da Alcoa Poços de Caldas, Maria Cristina Gonçalves e o secretário municipal de Serviços Públicos, Antonio Donizette Balbino, representando a Prefeitura Municipal de Poços de Caldas. 

Fotos: Ivanei Salgado