Impactos da pandemia na receita dos clubes de futebol da série A do Campeonato Brasileiro

Guilherme Furtado Rabelo Barbosa
Débora Juliene Pereira Lima

Em 2020, a pandemia de Covid-19 afetou o calendário dos eventos esportivos em todo o mundo. No Brasil, os torneios estaduais de futebol foram os primeiros a serem paralisados, logo no início do ano. O Campeonato Brasileiro da série A, principal competição da modalidade esportiva do país[1], que geralmente ocorre entre os meses de abril e dezembro, foi adiado para o segundo semestre daquele ano, e concluído somente no início de 2021.

Mesmo após a volta dos jogos no segundo semestre de 2020, a autorização para a abertura dos estádios ao público demorou a acontecer. Em função disso, as equipes de futebol e os meios de transmissão precisaram inovar: adotaram o uso de “arquibancadas virtuais”, de sons gravados de torcidas e fotos de torcedores nas arquibancadas.

Nesse contexto, a situação financeira de algumas entidades ligadas ao futebol foi afetada negativamente. Aquelas que possuíam um melhor controle financeiro antes da pandemia conseguiram administrar bem as suas contas, outras, no entanto, enfrentaram dificuldades em função da perda de arrecadação com bilheteria, dentre outros problemas.

Deve-se ressaltar, ademais, que há uma grande disparidade entre as equipes de futebol no Brasil com relação ao público que atraem aos estádios. No decorrer do “Brasileirão” da série A de 2019, os clubes com as maiores médias de pagantes foram, respectivamente: Flamengo, Fortaleza, Corinthians, São Paulo, Palmeiras, Bahia, Ceará, Cruzeiro, Vasco e Fluminense. Porém, seguindo os critérios de escolhas dos times para esta pesquisa[2], o Cruzeiro foi substituído pelo Internacional (clube que ocupa a 11ª colocação de média de público em um ranking que considera o time mineiro). A tabela a seguir apresenta o ranking dos dez clubes com maior média de público por jogo durante o Campeonato Brasileiro de 2019.

Tabela 1. Equipes com maior média de público por jogo (como “mandante”) no Campeonato Brasileiro de 2019. 

Fonte: Elaboração própria dos autores com base em informações do Globo Esporte.

 

Pode-se observar que o Flamengo é a equipe com a maior média de público (55.025 pessoas por jogo) em 2019. Pode-se notar também que há uma concentração de equipes das regiões Sudeste e Nordeste do país nesse ranking, com exceção do Internacional que pertence à região Sul. Os times que contaram com o maior público nos estádios não necessariamente são os mesmos que obtiveram as maiores rendas de bilheterias, isso se deve à diferença dos preços dos ingressos que cada um cobra como mandante. A tabela a seguir apresenta a renda de bilheteria, a receita total e quanto a renda de bilheteria representa na receita dos dez clubes selecionados por esta pesquisa. 

Tabela 2. Renda de bilheteria, receita total (em milhões de reais) e proporção da renda de bilheteria na receita total (%) dos dez clubes selecionados. 2019 e 2020.

Fonte: Elaboração própria dos autores com base no Relatório Convocados, 2022.

Pela tabela 2, pode-se observar que em 2020 houve redução da receita total de todos os clubes analisados. Pode-se observar também que a renda de bilheteria representa 5,52% do total da receita do Flamengo (equipe com a maior arrecadação de bilheteria) naquele ano. O clube cuja renda de bilheteria representou a maior proporção da receita total é o Vasco (7,71%).

Segundo o Relatório Convocados (2022), a redução da receita das equipes de futebol em 2020 deve-se também, dentre outros fatores, à redução da renda proveniente de negociação de atletas e de direitos de transmissão. Sendo assim, pode-se constatar que em 2020 houve uma redução significativa da receita das equipes de futebol que disputaram a Série A do Brasileirão isso se deve, em certa medida, à paralisação dos eventos esportivos por conta da pandemia de Covid-19.  


[1]  Segundo o Relatório Convocados de 2022, o Campeonato Brasileiro da série A é o torneiro de futebol que lidera a preferência dos torcedores.

[2]  Pretende-se analisar o impacto da pandemia na redução da receita total dos clubes que disputaram a Série A do Brasileirão. Para isso, foram consideradas as dez equipes que tiveram as maiores médias de público nos estádios em 2019.

 

Referências

GloboEsporte. Disponível em http://app.globoesporte.globo.com/futebol/publico-no-brasil/2019/brasileirao-serie-a/index.html.

Relatório convocados. Finanças, História e Mercado de Futebol Brasileiro 2021. Disponível em: https://conteudos.xpi.com.br