UNIFAL-MG realiza evento de sustentabilidade nas margens do lago de Furnas; prática de esporte aquático, caminhada para recolhimento de lixo e oficinas interativas são algumas das ações promovidas

É possível aliar momentos recreativos a práticas de conscientização sobre sustentabilidade? O Time Enactus, da UNIFAL-MG, junto ao projeto Tic Tac: Banco de Tempo de Alfenas, com apoio da Pró-Reitoria de Extensão, mostrou que sim, ao reunir professores, discentes e membros da comunidade externa no evento stand up & caiaque no lago de Furnas: missão esporte e sustentabilidade. A iniciativa ocorreu no dia 26/11, com caminhada para recolhimento de lixo e oficinas para uso das pranchas de stand up de garrafa PET, dança do ventre, observação de aves e fotografia da natureza. 

Participantes do evento tiveram a oportunidade de experimentar as pranchas de stand up (Foto: Arquivo/Dicom)

O objetivo da ação foi divulgar o esporte dessas modalidades na região, incentivar o uso sustentável das garrafas PET, aumentar o turismo, o comércio na cidade e a geração de renda, bem como melhorar a qualidade de vida da comunidade em geral. Ocorrida na rampa náutica de Alfenas, a iniciativa sustentável possibilitou aos participantes experimentar equipamento aquático idealizado pela ONG Ecogaropaba.

“A ideia de desenvolver o projeto com o Time Enactus veio após entrar em contato com a ONG, em Garopaba (SC), durante meu trabalho de cooperação técnica no ano de 2018, no Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC). Desde então, temos conversado com os idealizadores, Carolina e Jairo, para tentarmos funcionar como multiplicadores aqui na cidade e arredores, que possui o reservatório de Furnas tão perto”, explicou a professora Tereza Cristina Orlando, coordenadora do evento. Em abril, a equipe da ONG visitou o município de Alfenas para uma palestra de incentivo à ação, com oficina de produção das pranchas de stand up.

As pranchas idealizadas pela ONG Ecogaropaba são produzidas com garrafa PET. (Foto: Arquivo/Dicom)

Sobre o material em questão, feito de garrafas PET, a docente Tereza Cristina reforçou a segurança para uso como esporte e lazer, assim como foi feito na manhã do último sábado. “As pranchas são muito seguras e estáveis pois possuem grande flutuabilidade, e também o remo, feito de bambu. É condição obrigatória o uso de coletes salva vidas para a prática desse esporte”, disse a coordenadora à Dicom. “Todos que gostem de desafiar seu equilíbrio podem utilizá-las. Seria bom saber nadar, mas não é condição necessária. A limitação seria para crianças muito pequenas. Para as maiores, sempre com a supervisão dos pais”, completou. 

Os participantes acompanharam a oficina de observação de aves, com binóculos, ministrada pelo professor Vinícius Xavier da Silva. (Foto: Arquivo/Dicom)

Além do uso das pranchas, os participantes do evento também puderam acompanhar a oficina de observação de aves, com binóculos, ministrada pelo professor Vinícius Xavier da Silva, realizada ao mesmo tempo que a oficina de fotografia da natureza, ministrada pelo universitário Lucas Azeredo, do curso de Ciências Biológicas. “São duas atividades muito interessantes para aproveitar o local privilegiado da cidade que é a margem do lago de Furnas, próximo à rampa náutica, e passar conhecimento prático para a comunidade”, pontuou a coordenadora Tereza Cristina.

O evento 1° stand up & caiaque no lago de Furnas: missão esporte e sustentabilidade mobilizou membros de diferentes faixas etárias da comunidade interna e externa (Foto: Arquivo/Dicom)

A universitária Elisa Gomes Lucas, do 7° período do curso de Farmácia, integrante do Time Enactus, concorda com a importância do evento para que se compartilhem conhecimentos com pessoas de diferentes faixas etárias. “Conversando com um dos participantes, pude perceber o quão grande pode se tornar uma iniciativa como essa, pois serviria de inspiração para as próximas gerações, já que havia algumas crianças no evento. A sustentabilidade é algo muito comentado, porém nem sempre alcançado, e saber que o Enactus conseguiu passar essa imagem para os membros do evento é o que realmente nos faz sentir que o trabalho foi cumprido”, relatou. 

Quem também compartilha a sensação é o discente Mateus Maniezo Fernandes, do 4° período de Ciências Biológicas (Bacharelado). “Foi incrível poder acompanhar de pertinho o processo de confecção das pranchas e poder colocá-las na água junto de amigos. Aprender de uma forma divertida meios para ajudar nosso planeta é incrível! Além disso, as demais oficinas do evento também foram sensacionais, é lindo poder contemplar a natureza dessa forma”, salientou. 

A professora Paula Zahirah, do Centro Flores de Minas, ministrou oficina de dança do ventre. (Foto: Arquivo/Dicom)

Ao final do evento, a professora Paula Zahirah (Flores de Minas dança do ventre/tribal fusion) inovou ao ministrar oficina de dança do ventre nas margens do lago, trazendo informações sobre a importância da dança para a saúde feminina, o condicionamento físico e a consciência corporal. A professora também dá aulas de dança do ventre no programa Cidade Escola/UNIFAL-MG Sem Estresse.

Em seguida, foram sorteados brindes, como livros infantis da Cria Editora, convites para Mostra de Dança da Profa. Paula Zahirah (para o dia 10/12) e kits de cosméticos veganos da loja Consumos Conscientes, parceiros do evento.

A Farmácia Universitária da UNIFAL-MG participou do evento com demonstração dos produtos da marca FarmaSkin. (Foto: Arquivo/Dicom)

A ação recebeu o apoio do Fundo Municipal do Meio Ambiente de Alfenas e da marca Jowat Adesivos. Na oportunidade, a Farmácia Universitária fez demostração de produtos da marca FarmaSkin e o clube do Banco do Brasil deu suporte logístico ao evento, disponibilizando os sanitários, mesas e cadeiras.

A organização do stand up & caiaque no lago de Furnas: missão esporte e sustentabilidade contou com a colaboração da professora Giovana Lima Martins (coordenadora adjunta) e da gerente de Meio Ambiente e Sustentabilidade da UNIFAL-MG, Julieta Aparecida Moreira. “Gostaríamos também de agradecer aos bombeiros cabo Hulrick, soldado Kiffer e soldado Alvarenga, assim como ao sargento Martins e cabo Mendonça, por acompanharem o evento e garantirem a segurança da ação”, concluiu a professora Tereza Cristina. 

Para o futuro, a expectativa é que haja quatro edições do evento ao longo dos anos, duas na rampa náutica em Alfenas e duas em Fama, uma entre novembro e dezembro e outra entre fevereiro e março de cada ano.

As atividades propostas fazem com que o projeto desenvolvido englobe 7 dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU para Agenda 2030 no Brasil (ODS 3, Saúde e Bem Estar; ODS 6, Água e saneamento Básico; ODS 8, Trabalho Decente e Crescimento Econômico; ODS 10, Redução das  Desigualdades; ODS 11, Cidades e Comunidades Sustentáveis; ODS 12, Consumo e produção responsáveis; ODS 14 Vida na água).

Saiba mais

O time Enactus UNIFAL-MG é um projeto interdisciplinar que tem como foco a criação de projetos empreendedores junto à comunidade alfenense, proporcionando desenvolvimento econômico, social, ambiental e sustentável, com o objetivo de trabalhar com o empoderamento pessoal, físico e financeiro. Atualmente, o time possui os 3 subprojetos: Botando Reparo; Vitrine do Bem; e Tic Tac – Banco de Tempo de Alfenas, cujo objetivo é retribuir o tempo de contribuição de participantes em produtos, habilidades e serviços, sem cobrança de dinheiro, usando como moeda créditos de horas. 

Além de aperfeiçoar talentos, desenvolver hobbies e ofícios, fornecer ajuda à comunidade, possibilitar o aprendizado de novas habilidades e estabelecer conexões entre pessoas com aptidões diversas, o projeto Tic Tac: Banco de Tempo de Alfenas também possui abrangência local, por incluir ações diretas com a sociedade e, assim, disponibilizar a oferta de serviços que antes não eram acessíveis.

Acompanhe as redes sociais: Enactus e Tic Tac: Banco de Tempo

Fotos: Arquivo/Dicom/Profa. Tereza Cristina/Polícia Ambiental