UNIFAL-MG faz parte do Programa de Cooperação Internacional da FAPEMIG; editais e projetos que visam à internacionalização da Universidade são medidas a serem implementadas

A UNIFAL-MG passou a fazer parte do Programa de Cooperação Internacional da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG). A iniciativa pretende promover e estimular a interação entre os pesquisadores mineiros e os atuantes no exterior. Em reunião com o atual presidente da FAPEMIG, Paulo Sérgio Lacerda Beirão, no dia 13/03, na sede da FAPEMIG, foi discutida a proposta da criação de editais e projetos, visando à internacionalização da Universidade.

Atual presidente da FAPEMIG, Paulo Sérgio Lacerda Beirão. (Foto: arquivo pessoal/Prof. Cláudio Carlan)

Na reunião, a UNIFAL-MG foi representada pela pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Profa. Vanessa Bergamin Boralli Marques, e pelo diretor de Relações Internacionais e Interinstitucionais, Prof. Claudio Umpierre Carlan. O evento também contou com um workshop sobre Internacionalização e Inovação para Minas Gerais, expondo as características e importância do programa, apresentado pela diretora de Relações Internacionais da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), profa. Concepta Margaret McManus Pimentel.

Conforme esclarecido pelo Prof. Cláudio Carlan, o objetivo do programa é transformar a internacionalização em mais um ‘pilar’  para a construção de uma instituição de ensino superior de qualidade. “O objetivo principal da FAPEMIG é investir em projetos que relacionem a internacionalização como um dos pilares de sustentação das universidades públicas com os programas de pós-graduação stricto sensu”, afirmou o docente.

Farão parte dos projetos realizados pela FAPEMIG os programas de pós-graduação da UNIFAL-MG que manifestarem interesse. “Uma das exigências da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é a internacionalização”, salientou o professor Carlan.

Prof. Claudio Umpierre Carlan é diretor de Relações Internacionais e Interinstitucionais da UNIFAL-MG. (Foto: arquivo/Dicom)

“A UNIFAL-MG tem grande possibilidade de ser agraciada nesses editais, pois temos vários cursos de pós-graduação com um viés internacional. Também foi criada uma comissão para debater, organizar e impulsionar o processo de internacionalização da nossa instituição”, completou o docente.

Recentemente, o resultado preliminar da avaliação quadrienal dos programas de pós-graduação feita pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) apontou avanço na qualidade dos cursos stricto sensu da UNIFAL-MG, aproximando ainda mais dos objetivos proposto pela FAPEMIG, segundo o Prof. Cláudio Carlan.

“Estamos aguardando o edital, mas o projeto inclui visitas técnicas de técnicos e docentes da UNIFAL-MG ao exterior, a recepção de pesquisadores estrangeiros aqui, organização de eventos com publicações, no Brasil e exterior, entre outros”, informou o docente.

Sobre o Programa

De acordo com a FAPEMIG, o Programa de Cooperação Internacional possibilita o intercâmbio de experiências e o compartilhamento de conhecimentos, com foco na melhoria das pesquisas realizadas no estado e no desenvolvimento das expertises dos pesquisadores mineiros. O público-alvo do programa é o pesquisador vinculado à Instituição Científica, Tecnológica e de Inovação no Estado de Minas Gerais.

Segundo a Fundação, a qualidade das pesquisas científicas e tecnológicas dos países depende de fatores como a capacidade de cooperação internacional, promovendo a abertura de suas fronteiras, gerando e compartilhando conhecimentos de excelência.

Para eles, contribuir para a mobilidade dos pesquisadores mineiros para fora do país e/ou incentivar pesquisas conjuntas entre eles e pesquisadores do exterior representa a criação de mecanismos capazes de elevar a qualidade da produção científica e tecnológica do estado, por meio do intercâmbio de experiências e competências com os parceiros internacionais.

Entre os impactos esperados pela FAPEMIG, com a criação do programa, estão:

1. Aumento do número de eventos internacionais realizados em Minas Gerais;
  2. Maior número de pesquisas realizadas em conjunto com pesquisadores de outros países;
  3. Aumento do número de capacitações realizadas no exterior por pesquisadores mineiros;
  4. Crescimento no número de proteções de propriedade intelectual realizadas no exterior;
  5. Aumento das expertises dos pesquisadores mineiros;
  6. Aumento da qualidade das pesquisas realizadas;
  7. Aumento das produções científicas e tecnológicas com parceiros internacionais;
  8. Internacionalização dos nossos conhecimentos e tecnologias.

Para mais informações, acesse: http://www.fapemig.br/pt/linhas-de-fomento/acoes-transversais/programa-de-cooperacao-internacional/

2024 abril

Semana 5