Epidemias e pandemias na História

Aqui você encontra um rico acervo para preparar suas aulas sobre o Epidemias e pandemias na História, um importante tema transversal a ser trabalhado em sala de aula!

Como baixar os arquivos para preparar suas aulas?

Clique sobre a imagem do arquivo e ela será ampliada. Em seguida, basta clicar com o botão direito do mouse sobre a imagem ampliada e escolher a opção Salvar Imagem em ou Salvar imagem como. Em tablets e smartphones basta pressionar o dedo sobre a imagem ampliada e segurar por alguns segundos até aparecer a opção Salvar imagem. Bom trabalho!

Conheça as propostas de uso de fontes históricas sobre a Peste Bubônica. Elas abordam diferentes períodos da História, inclusive a epidemia da doença ocorrida no Brasil na virada do século XIX para o XX. As propostas foram produzidas por discentes do curso de História – Licenciatura da Universidade Federal de Alfenas no interior do Grupo de Trabalho “Histórias e memórias desta e de outras pandemias/epidemias”. O GT compôs as atividades das disciplinas “Tópicos em História na Pandemia” criadas para o enfrentamento do ensino remoto imposto pela pandemia de Coronavírus em 2020.

Para acessar as propostas, clique no título de cada arquivo, que está em PDF. Aproveite!

Atividade01Antonio

Atividade01CarlosXavier

Atividade01Amanda

Atividade01Milena

Atividade01Anderson

Explore os podcasts sobre a pandemia de influenza de 1918, também conhecida como Gripe Espanhola. Os áudios versam sobre a doença e seus impactos no Brasil, sendo, portanto, excelentes recursos para se trabalhar temas como política e sociedade na Primeira República. Eles foram produzidos por discentes do curso de História – Licenciatura da Universidade Federal de Alfenas no interior do Grupo de Trabalho “Histórias e memórias desta e de outras pandemias/epidemias”. O GT compôs as atividades das disciplinas “Tópicos em História na Pandemia” criadas para o enfrentamento do ensino remoto imposto pela pandemia de Coronavírus em 2020.

Conheça as propostas de uso de fontes históricas sobre epidemias silenciadas ou esquecidas em nossa História. Elas versam especialmente sobre as epidemias de meningite e de AIDS ocorridas no Brasil durante a Ditadura Militar e nos oferecem uma gama variada de representações e silenciamentos sobre essas doenças em nosso país. As propostas, portanto, permitem trabalhar temas como política e sociedade no Brasil do Governo Militar (1964-1985). As atividades foram produzidas por discentes do curso de História – Licenciatura da Universidade Federal de Alfenas no interior do Grupo de Trabalho “Histórias e memórias desta e de outras pandemias/epidemias”. O GT compôs as atividades das disciplinas “Tópicos em História na Pandemia” criadas para o enfrentamento do ensino remoto imposto pela pandemia de Coronavírus em 2020.

Atividade03Amanda

Atividade03Antonio

Atividade03CarlosXavier

Atividade03Milena

Atividade03Anderson

O assunto da sua aula é a pandemia de Coronavírus de 2020? Então explore os vídeos e charges que expressam a forma como discentes do curso de História – Licenciatura da Universidade Federal de Alfenas estão lidando com a pandemia. Eles expõem, através da linguagem midiática, a forma como a pandemia está impactando suas vidas, bem como os sentimentos e as reflexões que as limitações impostas pela pandemia estão lhes proporcionando.

Atividade04Antonio