Aqui você encontra um rico acervo para preparar suas aulas sobre Os Francos e o Império Carolíngio.
Como baixar os arquivos para preparar suas aulas?
Clique sobre a imagem do arquivo e ela será ampliada. Em seguida, basta clicar com o botão direito do mouse sobre a imagem ampliada e escolher a opção Salvar Imagem em ou Salvar imagem como. Em tablets e smartphones basta pressionar o dedo sobre a imagem ampliada e segurar por alguns segundos até aparecer a opção Salvar imagem. Bom trabalho!
Mapa representando a extensão do Império Carolíngio.
Sugerido pela Equipe REMADIH em 06/11/2018.
Trecho de uma lei criada pelo rei carolíngio. Chamadas de capitulares, elas foram publicadas em 789 e demonstram a influência dos preceitos religiosos nas leis civis.
Sugerido pela Equipe REMADIH em 06/11/2019.
Mapa da divisão do Império Carolíngio (tratado de Verdum: 843). Nesse tratado já se poderia ver o esboço do que mais tarde viria a ser a França (área alaranjada).
Sugerido pela Equipe REMADIH em 06/11/2019.
Moeda de Carlos Magno em que se vê, à direita, a assinatura do imperador. Carlos Magno foi coroado imperador dos romanos em 800. No entanto, moedas com o seu título imperial são tão raras que se acredita que ele as tenha sido cunhadas somente após 812, quando Carlos recebeu o reconhecimento como Imperador do Ocidente pelo imperador do Império Romano do Oriente. Esta moeda de prata denier é típica das produzidas durante o Renascimento Carolíngio, período em que a arte, a cultura e a religião prosperaram sob a influência do imperador.
Sugerido pela Equipe REMADIH em 06/11/2019.
Mapa que representa o tratado de Mersen em 870. Pelo tratado, a herança de Lotário II deveria ser dividida entre Carlos, o Calvo e Luís II, o Germânico. Carlos recebeu a metade sudeste e Luís a metade noroeste.
Sugerido pela Equipe REMADIH em 06/11/2019.
Trecho de um texto do historiador Jacques Le Goff que versa sobre a violência empregada no Império Carolíngio no processo de cristianização de outros povos.
Sugerido pela Equipe REMADIH em 06/11/2019.