Os povos indígenas do Brasil

Aqui você encontra um rico acervo para preparar suas aulas sobre Os povos indígenas do Brasil, isto é, temas como o ofício do historiador; a noção de tempo; a concepção de História, tempo histórico e fontes históricas; a periodização tradicional da História; entre outros.

Como baixar os arquivos para preparar suas aulas?

Clique sobre a imagem do arquivo e ela será ampliada. Em seguida, basta clicar com o botão direito do mouse sobre a imagem ampliada e escolher a opção Salvar Imagem em ou Salvar imagem como. Em tablets e smartphones basta pressionar o dedo sobre a imagem ampliada e segurar por alguns segundos até aparecer a opção Salvar imagem. Bom trabalho!

 


Mapas: 1- Principais sítios pré-históricos brasileiros. 2- Povos indígenas no Brasil na época da colonização. 3- Povos indígenas no Brasil atualmente.

Sugerido pela Equipe REMADIH em 01/11/2018.

 

 

 

 

 

 


Texto em que o historiador Ronaldo Vainfas discute a relação dos índios tupi com o batismo cristão e comenta o ritual de rebatismo observado na Bahia nos fins do século XVI. Ele pode ser entendido como uma atitude de reação ao colonialismo europeu em terras brasílicas.

Sugerido pela Equipe REMADIH em 11/06/2020.

 

 


Texto em que a historiadora Maria Regina Celestino de Almeida desconstrói o mito envolvendo o escambo entre europeus e indígenas no século XVI.

Sugerido pela Equipe REMADIH em 11/06/2020.

 

 

 


Trecho de texto do cronista português Pero de Magalhães Gândavo sobre os indígenas que viviam nas terras brasílicas no século XVI. É possível perceber em seu discurso, entre outras coisas, o preconceito que marcou a compreensão dos colonizadores sobre os povos indígenas.

Sugerido pela Equipe REMADIH em 11/06/2020.