As Grandes Navegações

Aqui você encontra um rico acervo para preparar suas aulas sobre a temática As Grandes Navegações.

Como baixar os arquivos para preparar suas aulas?

Clique sobre a imagem do arquivo e ela será ampliada. Em seguida, basta clicar com o botão direito do mouse sobre a imagem ampliada e escolher a opção Salvar Imagem em ou Salvar imagem como. Em tablets e smartphones basta pressionar o dedo sobre a imagem ampliada e segurar por alguns segundos até aparecer a opção Salvar imagem. Bom trabalho!


Mapa de Waldseenmuller, feito em 1507, que se baseava no mapa-múndi de Ptolomeu do século II (o mais usado pelos europeus nos séculos XV e XVI) e nele introduzia o que os europeus conheciam do continente americano. Observe o quão pouco a porção Oeste do continente Americano era conhecida pelos europeus. Já o litoral Leste, onde ocorreram os primeiros contatos entre Europa e América, indica um conhecimento cartográfico relativamente preciso.

Sugerido pela Equipe REMADIH em 17/05/2018.

 

 


RPGConquistaCeuta

RPG elaborado por estudantes do curso de História – Licenciatura da Universidade Federal de Alfenas que aborda a conquista de Ceuta, marco importante da expansão ultramarina portuguesa no século XV. A atividade discute o uso de jogos didáticos na Educação; reflete sobre o uso do Role-playing game (RPG) em sala de aula; analisa, com base na historiografia,a importância da conquista de Ceuta; e, por fim, disponibiliza um tutorial detalhado para o RPG sobre a conquista de Ceuta, além do Livro do Mestre e fichas de cada personagem. Enfim, é um jogo completo a ser usado nas aulas sobre as Grandes Navegações.

Sugerido por Cinde Aparecida Costa Pereira, Gustavo Nogueira Rabelo, Isabela Inês Oliveira e Matheus Felipe Francisco em 03/09/2018. São os autores da atividade, todos estudantes do curso de História – Licenciatura da Universidade Federal de Alfenas: E-mail para contato: matheus.hyde@gmail.com


O “Theatrum Orbis Terrarum” (“Teatro do Globo Terrestre”) de Abraham Ortelius foi publicado em 1570 em Antuérpia. É considerado o primeiro atlas moderno, tendo sido resultado das intensas explorações marítimas do século XVI. Teve 31 edições em sete idiomas: latim, holandês (1571), alemão (1572), francês (1572), castelhano (1588), inglês (1606) e italiano (1608).

Sugerido pela Equipe REMADIH em 13/09/2018.


Representação feita no século XVI da nau utilizada por Pedro Álvares Cabral na expedição que resultou na conquista do Brasil pelos portugueses.

Sugerido pela Equipe REMADIH em 13/09/2018.

 

 

 

 

 

 


Representação da rota de Francisco Pizarro quando da exploração e conquista do Peru (1531–1533).

Sugerido pela Equipe REMADIH em 13/09/2018.

 

 

 

 

 

 


Trecho do texto do pesquisador Jorge Caldeira que trata de uma questão cartográfica sobre as Grandes Navegações.

Sugerido pela Equipe REMADIH em 13/09/2018.

 

 


Texto do escritor Jorge Caldeira, doutor em Ciência Política, em que o autor reflete sobre a origem do nome Brasil: “O mistério da origem do nome Brasil”.

Sugerido pela Equipe REMADIH em 27/09/2018.

 

 


Mapa representando a extensão dos impérios português e espanhol até 1580, data da unificação dos dois impérios sob a Coroa espanhola.

Sugerido pela Equipe REMADIH em 01/11/2018.

 

 


Mapa representando As Grandes Navegações nos séculos XV-XVI.

Sugerido pela Equipe REMADIH em 06/11/2018.