O protagonismo das mulheres na História

Aqui você encontra um rico acervo para preparar suas aulas sobre o protagonismo das mulheres na História, um importante tema transversal a ser trabalhado em sala de aula!

Como baixar os arquivos para preparar suas aulas?

Clique sobre a imagem do arquivo e ela será ampliada. Em seguida, basta clicar com o botão direito do mouse sobre a imagem ampliada e escolher a opção Salvar Imagem em ou Salvar imagem como. Em tablets e smartphones basta pressionar o dedo sobre a imagem ampliada e segurar por alguns segundos até aparecer a opção Salvar imagem. Bom trabalho!

MulherIdadeModerna

O período estudado é a Idade Moderna? Então explore esse capítulo de livro didático produzido por discentes do curso de História da Universidade Federal de Alfenas sobre o papel da mulher na Europa Moderna. Ele aborda a marginalização das mulheres na Europa Moderna e as relações femininas na família e no trabalho. Também trata a questão do feminino na religião (contando com as reformas religiosas), tais como as mulheres que residiam os mosteiros, e também discute a bruxaria e a feitiçaria. O capítulo possui um conteúdo de fácil compreensão e com imagens que ilustram os textos disponíveis, contando também com caixas de “Saiba mais”, que possuem indicações de filmes, livros e séries.

Sugerido pelas autoras e autores Emanuella da Silva Amaral, Évelin Caroline de Almeida, André Luiz Abreu Bentes, Maria Emília Moura Saldanha e Kauê Claudino Koga em 18/03/2019. E-mail para contato: emanuellamaral9@gmail.com

DINIZ Ressignificação das práticas judaicas

Sabia que você pode inovar a abordagem de temas comumente trabalhados no ensino de História, como cultura e sociedade no Brasil Colonial? Para isso, você pode explorar o livro paradidático “Ressignificação das práticas judaicas pelas cristãs-novas em Pernambuco colonial (1593-1595)”, de autoria de Bruna de Sousa Diniz. A obra pode ser explorada em sala de aula para trabalhar temas como intolerância religiosa e questões de gênero no Brasil Colonial.

Sugerido por Bruna Sousa Diniz e pela Equipe REMADIH em 08/07/2022. E-mail de contato da autora: brunadiniz_tp@hotmail.com