China Medieval

Aqui você encontra um rico acervo para preparar suas aulas sobre China Medieval.

Como baixar os arquivos para preparar suas aulas?

Clique sobre a imagem do arquivo e ela será ampliada. Em seguida, basta clicar com o botão direito do mouse sobre a imagem ampliada e escolher a opção Salvar Imagem em ou Salvar imagem como. Em tablets e smartphones basta pressionar o dedo sobre a imagem ampliada e segurar por alguns segundos até aparecer a opção Salvar imagem. Bom trabalho!


Este é um mapa interativo (gif) que mostra os territórios aproximados ocupados por diferentes dinastias ao longo da história da China no seu período medieval.

Disponível em https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/5/54/Territories_of_Dynasties_in_China.gif. Acesso em 16/12/2017.

Sugerido pela Equipe REMADIH em 20/12/2017.

 

 


O documentário “História das Religiões: Confucionismo e Taoísmo” (EUA, 2003) faz parte do terceiro volume de uma série de filmes acerca de algumas das religiões mais influentes do mundo. Produzido e distribuído pela Liberty International Entertainment Inc, o documentário estende sua narrativa do segundo século antes da Era Comum até meados do século XX da Era Comum e mostra como o Confucionismo e o Taoísmo foram as influências mais marcante da vida dos chineses, já que essas religiões são consideradas também importantes sistema filosóficos e de tradições.

Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=7D7DJ2Rxc6I. Acesso em: 16/12/2017.

Sugerido pela Equipe REMADIH em 20/12/2017.


Parte do documento “Dez mil contos selecionados dos tempos antigos e atuais”. Este trabalho contém histórias recolhidas desde a dinastia Tang e é ilustrado com blocos xilográficos chineses. Os contos são curtas histórias sobrenaturais com ênfase à fantasia.

Sugerido pela Equipe REMADIH em 20/04/2018.

 

 

 

 

 


Mapa de autoria de Rowanwindwhistler, que mostra o Império Tang por volta do ano de 700. Essa dinastia marcou a época de ouro da China medieval.

Sugerido pela Equipe REMADIH em 20/04/2018.

 

 

 

 

 

 


Gravura do século XVIII que representa Cai Lun e o processo de fabricação do papel. Funcionário da corte imperial chinesa, Cai Lun teria sido o inventor do papel no ano 105 d.C..

Sugerido pela Equipe REMADIH em 12/11/2021.

 

 

 

 

 


Representação iconográfica do século XII do processo de fabricação de seda por mulheres da corte chinesa.

Sugerido pela Equipe REMADIH em 12/11/2021.