Reformas Religiosas

Aqui você encontra um rico acervo para preparar suas aulas sobre as Reformas Religiosas que ocorreram na Europa Moderna, isto é, a Reforma Católica, a Reforma Protestante e a Contrarreforma (segunda fase da Reforma Católica).

Como baixar os arquivos para preparar suas aulas?

Clique sobre a imagem do arquivo e ela será ampliada. Em seguida, basta clicar com o botão direito do mouse sobre a imagem ampliada e escolher a opção Salvar Imagem em ou Salvar imagem como. Em tablets e smartphones basta pressionar o dedo sobre a imagem ampliada e segurar por alguns segundos até aparecer a opção Salvar imagem. Bom trabalho!


Trechos da obra Elogio da Loucura, do século XVI, que faz severas críticas à doutrina, ao estado moral e à hierarquia da Igreja Católica.

Sugerido pela Equipe REMADIH em 14/04/2017

 

 

 


Afresco da parede do século XIV que mostra Enrico degli Scrovegni, um rico banqueiro, entregando a capela que mandou erguer em homenagem à Virgem Maria como penitência pelos pecados de seu pai, gesto que serve para ilustrar a prática de indulgência na Europa.

Sugerido pela Equipe REMADIH em 10/05/2017

 

 

 

 

 


Trecho do filme “Lutero” (Estados Unidos, Alemanha, 2003) que mostra a prática da venda de indulgências pela Igreja Católica, o repúdio do reformador a essa prática e a consequente reação da Santa Sé aos protestos de Lutero.

Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=QUvRzJK6_m0&feature=youtu.be. Acesso em 07/12/2017.

Sugerido pela Equipe REMADIH em 07/12/2017.


Algumas das 95 Teses que Martinho Lutero escreveu criticando práticas religiosas abusivas da Igreja Católica, como a venda de indulgências.

Sugerido pela Equipe REMADIH em 16/05/2017

 

 

 


Cena da série “The Tudors” (Canadá; Irlanda, 2007-2010) que aborda o temor dos católicos com a chegada do protestantismo na Inglaterra e com sua expansão pela Europa.

Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=LbXhGqZv8OQ. Acesso em 07/06/2017.

Sugerido pela Equipe REMADIH em 07/06/2017.


Filme “Lutero” (Estados Unidos, Alemanha, 2003). Conta a vida de Martinho Lutero (1483-1546), padre católico que defendeu os mesmos princípios antes defendidos por Wycliffe e Huss e que foi excomungado pela Igreja por defende-los. Em razão disso, foi o precursor da Reforma Protestante, movimento que deu origem a outras igrejas cristãs na Europa no século XVI.

Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=eezenm7Tlps. Acesso em 08/06/2017.

Sugerido pela Equipe REMADIH em 08/06/2017.


O documentário John Wycliffe – A Bíblia em inglês, feito e divulgado pelo canal de televisão por assinatura Discovery Channel, apresenta um movimento feito por reformadores ingleses que trabalharam para traduzir a Bíblia para o inglês e, assim, permitir que todas as pessoas tivessem acesso aos ensinamentos de Jesus. O movimento ocorreu entre os séculos XIV e XVI e foi encabeçado por John Wycliffe (1328-1384), teólogo e professor da Universidade de Oxford. Wycliffe é considerado precursor das reformas religiosas que ocorreram na Europa nos séculos XVI e XVII. Trabalhou na primeira tradução da Bíblia para o idioma inglês, que ficou conhecida como a Bíblia de Wycliffe.

Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=o83o399spMo Acesso em 25/09/2018.

Sugerido pela Equipe REMADIH em 27/09/2018.