A crise da Primeira República

Aqui você encontra um rico acervo para preparar suas aulas sobre  A crise da Primeira República.

Como baixar os arquivos para preparar suas aulas?

Clique sobre a imagem do arquivo e ela será ampliada. Em seguida, basta clicar com o botão direito do mouse sobre a imagem ampliada e escolher a opção Salvar Imagem em ou Salvar imagem como. Em tablets e smartphones basta pressionar o dedo sobre a imagem ampliada e segurar por alguns segundos até aparecer a opção Salvar imagem. Bom trabalho!


As historiadores Marieta Ferreira e Surama Pinto sintetizam, no trecho abaixo, o conjunto de transformações que se sucederam na década de 1920 no Brasil cujo ponto mais alto deu-se com o golpe de 1930.

Sugerido pela Equipe REMADIH em 17/05/2020.

 

 

 

 

 


Discussão do historiador Mário Cleber Martins Lanna Júnior sobre a importância da Coluna Prestes e do tenentismo em geral para as transformações que marcaram a Primeira República e que impactaram no cenário da Revolução de 1930.

Sugerido pela equipe REMADIH em 12/05/2023

 

 

 

 

 


Discussão de Luciano Martins sobre a convergência de grupos que promovem a “Revolução de 1930” e as rupturas e continuidades intrínsecas ao processo.

Sugerido pela equipe REMADIH em 12/05/2023

 

 

 


Charge publicada na revista carioca “O Malho” em 1922. Ela é intitulada “Carnaval Político” e faz referência ao movimento “Reacção Republicana”.

Sugerido pela equipe REMADIH em 12/05/2023.

 

 

 

 

 


Discussão da historiadora Ana Cláudia Viscardi sobre as transformações históricas que geraram a crise da ordem oligárquica da Primeira República e que possibilitaram a Revolução de 1930.

Sugerido pela equipe REMADIH em 12/05/2023.