A Revolução Industrial

Aqui você encontra um rico acervo para preparar suas aulas sobre A Revolução Industrial.

Como baixar os arquivos para preparar suas aulas?

Clique sobre a imagem do arquivo e ela será ampliada. Em seguida, basta clicar com o botão direito do mouse sobre a imagem ampliada e escolher a opção Salvar Imagem em ou Salvar imagem como. Em tablets e smartphones basta pressionar o dedo sobre a imagem ampliada e segurar por alguns segundos até aparecer a opção Salvar imagem. Bom trabalho!


Trecho de texto em que o historiador Eric Hobsbawn destaca a ligação entre a lógica burguesa que operava o Estado na Inglaterra desde a “Revolução Gloriosa” com o pioneirismo inglês na Revolução Industrial.

Sugerido pela equipe REMADIH 01/06/2020.

 

 


O filme Tempos Modernos (1936), de Charlie Chaplin, expressa transformações nas relações de trabalho oriundas da Revolução Industrial, envolvendo processos como a alienação e a mecanização na exploração do trabalho. Um bom trecho para trabalhar questões relacionadas a esses processos se encontra entre 13’49’’ e 20’50’’.

Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=HAPilyrEzC4 Acesso em 01/06/2020.

Sugerido pela equipe REMADIH 01/06/2020.

https://www.youtube.com/watch?v=HAPilyrEzC4


Fragmento de depoimento de capataz de aprendizes numa fábrica de tecidos de algodão a uma comissão no parlamento inglês, em 1816. No trecho, o depoente responde a questões relacionadas às condições do trabalho infantil na fábrica.

Sugerido pela equipe REMADIH 05/06/2020.

 

 


Trecho de texto em que o historiador Eric Williams discute o comércio triangular e a importância da escravidão e da colonização no processo de acumulação de capital que possibilitou a Revolução Industrial na Inglaterra.

Sugerido pela equipe REMADIH 05/06/2020.

 

 


Trecho da novela Germinal (1885), do escritor francês Émile Zola. Aqui o personagem Etienne, trabalhador de uma mina de carvão, expressa protestos em relação ao regime de trabalho assalariado do século XIX.

Sugerido pela equipe REMADIH 12/06/2020.