UNIFAL-MG sedia esterilização gratuita de cães e gatos em Alfenas; ação é realizada em parceria com ONG AJUDA, na quadra da Sede da Universidade

Mais de 400 animais domésticos, entre cães e gatos, recebem esterilização gratuita na UNIFAL-MG. A ação é promovida pela protetora independente dos animais e servidora da Universidade, Walkíria Alves Teixeira, em parceria com ONG Aliança Juizforana pela Defesa dos Animais (AJUDA), de Juiz de Fora-MG, de 20 a 22/09, na quadra da Sede da Instituição.

De acordo com a servidora, as inscrições para a castração ocorreram antecipadamente, pelos tutores dos animais, de agosto a setembro de 2022, no hall do prédio V, da Sede da UNIFAL-MG, e por meio das redes sociais da protetora. Na oportunidade, cada tutor recebeu uma ficha de inscrição, por animal, com indicações de cuidados necessários para o dia da cirurgia, como jejum de 8 a 12 horas.

Na imagem, estão as voluntárias, os veterinários e a protetora, em frente ao ‘castramóvel’. (Foto: Arquivo/Walkíria Teixeira)

Segundo Walkíria Teixeira, no dia da cirurgia, os tutores levam seus animais na quadra da Sede da Universidade, local onde está o “castramóvel”. Antes do procedimento, os pacientes passam por pesagem e anamnese, realizada pelos veterinários da ONG AJUDA. “Tem toda uma triagem por trás disso, para poder ver se o animal tem algo inesperado. Dois animais foram dispensados, porque tinham sopro”, relatou a protetora.

“Embora a Universidade não tenha o curso de Medicina Veterinária, nem por isso ela deixa de apoiar a causa. Inclusive, estamos castrando alguns animais que ficam próximos ao campus da UNIFAL-MG do centro”, completou.

Na foto, estão Walkíria Teixeira, os estudantes David Marcelo, Matheus Faria e um tutor com seu cachorro. (Foto: Arquivo/Dicom)

Na oportunidade, a servidora contou que ainda não conseguiu a castração de cachorros e gatos que ficam próximos ao campus Santa Clara, por esgotamento das vagas de inscrição.

Conforme explicado, as vagas dos faltosos não puderam ser substituídas, pois os animais passaram por preparação, e ceder a isso ultrapassaria o tempo de jejum de animais que foram no período certo, bem como o limite diário de esterilizações realizadas pela equipe de veterinários.

A ação passou por aprovação da Vigilância Sanitária de Alfenas e ganhou apoio da Dog Choni rações, que distribuiu petiscos aos animais participantes. Além disso, a protetora pediu aos tutores que tiveram animais castrados pela ação a doação de ração para ajudar outros animais.

“A única coisa que pedi, dessa vez, foi doação de ração. Que cada tutor que teve seus animais castrados, de dois animais para baixo, me desse dois quilos de ração, por animal. Passando de três animais, era um quilo. Porque, através dessas rações, eu ajudo pessoas que me cedem lares temporários, que passam por dificuldades e alimento alguns animais de rua”, frisou.

A servidora contou, ainda, que pretende submeter um projeto de extensão para dar continuidade a ações como esta. “Eu pretendo fazer, com a extensão, este trabalho de castração, conscientização contra maus-tratos e de divulgação e apoio à causa animal”, explicou.

Voluntários por amor
Da esquerda para a direita, estão Matheus Faria, David Marcelo e Evelyn de Barros. (Foto: Arquivo/Dicom)

A iniciativa também contou com apoio de voluntários, tanto da comunidade acadêmica da UNIFAL-MG como da comunidade externa, na distribuição de fichas e pesagem dos animais. Os discentes David Aparecido Marcelo, Evelyn Carolina de Barros e Matheus Vizoto Belini Faria, dos cursos de Farmácia, Química e Geografia, respectivamente, atuaram na ação, no dia 20/09.

“A gente veio castrar nossa gatinha e, quando a gente foi perguntar para a Walkíria o dia certinho, ela contou  que precisava de voluntários, e nós resolvemos ajudar. Nós gostamos bastante dos animais também, então, unimos o útil ao agradável”, contou o universitário Matheus Faria.

Na imagem, estão Maria Aparecida da Silva, sua filha, Laís Vitória dos Santos Silva e o cachorrinho Peter. (Foto: Arquivo Dicom)

Além dos estudantes, membros da comunidade externa se disponibilizaram a ajudar: Maria Aparecida da Silva e sua filha, Laís Vitória dos Santos Silva. As duas atuaram na distribuição de fichas e de petiscos aos participantes. “Eu amo cachorro! Tenho quatro cachorros, um eu peguei na rua, outros são de doação. Eu faço por amor mesmo. Falei para as meninas, agora serei voluntária delas”, salientou Maria da Silva.

Na oportunidade, as voluntárias destacaram a importância da esterilização para evitar o sofrimento dos animais de rua. “Eu sou a favor da castração, porque se você não castra, vão aumentando os números de animais de rua. Eles sofrem e a gente que gosta também sofre de ver”, finalizou.

Fotos da ação (Foto: Arquivo/Dicom)

*Jaíne Reis Martins é estagiária da Diretoria de Comunicação Social da UNIFAL-MG