Compartilhar produções científicas e literárias de docentes, discentes de Graduação e Pós-Graduação, técnicos administrativos e terceirizados é um dos objetivos da UNIFAL-MG. Com a intenção de viabilizar esse processo, o Portal Institucional passou a contar, desde 2020, com um espaço para a divulgação, em resumo, de livros e capítulos cuja autoria ou coautoria pertence a membros da comunidade universitária: trata-se da seção “Autores UNIFAL-MG”.
Elaborada a fim de sintetizar as principais informações sobre os textos, a seção busca ampliar o conhecimento da comunidade interna e externa a respeito das obras publicadas na área de Ciências Exatas, Ciências Humanas e Letras, Ciências Sociais Aplicadas, Engenharia ou Saúde escritas por servidores ou discentes da UNIFAL-MG. A categoria foi criada pela Diretoria de Comunicação Social (Dicom), por quem é administrada atualmente.
O espaço, para a Dicom, é uma forma de destacar com quais objetivos o livro ou capítulo foi escrito, por quem, em que ano e sobre quais assuntos, de acordo com as informações concedidas pelos autores. “Com isso, nós transformamos o conteúdo da obra em uma pauta, a fim de ampliar a visibilidade da produção. Até o momento, já disponibilizamos resumos de livros com temas diversos – comunicação e política, análises geográficas, introdução à Estatística, até mesmo livros de contos”, destacou a equipe da Dicom. A equipe também salientou que, para fazer a solicitação de divulgação, o pedido deve ser encaminhado por meio do formulário disponível neste link.
Dividida em subcategorias que diferenciam os Institutos da Instituição aos quais as publicações se vinculam, a seção “Autores UNIFAL-MG” já conta com a publicação de 17 resumos, os quais contemplam desde obras metodológicas e teóricas até materiais didáticos e produções literárias. Confira, abaixo, os últimos destaques:
“Caminhar e construir: ciências humanas e sociais aplicadas” – Márcio Vitiello
 Autor de livros didáticos há mais de 20 anos, o professor do Instituto de Ciências da Natureza da UNIFAL-MG, Márcio Abondanza Vitiello, conseguiu a aprovação da sua mais recente publicação, “Caminhar e Construir: ciências humanas e sociais aplicadas”, no Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) 2021. A obra, selecionada junto com outras 15 na área de Ciências Humanas, foi submetida à escolha dos professores de mais de 20 mil escolas públicas e será distribuída para aproximadamente 6,3 milhões de estudantes que cursam o Ensino Médio em todo Brasil. Publicado pela Editora Saraiva, o livro foi escrito em conjunto com o professor Gianpaolo Dorigo e tem o projeto editorial da comunicóloga Ebe Spadaccini.
Autor de livros didáticos há mais de 20 anos, o professor do Instituto de Ciências da Natureza da UNIFAL-MG, Márcio Abondanza Vitiello, conseguiu a aprovação da sua mais recente publicação, “Caminhar e Construir: ciências humanas e sociais aplicadas”, no Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) 2021. A obra, selecionada junto com outras 15 na área de Ciências Humanas, foi submetida à escolha dos professores de mais de 20 mil escolas públicas e será distribuída para aproximadamente 6,3 milhões de estudantes que cursam o Ensino Médio em todo Brasil. Publicado pela Editora Saraiva, o livro foi escrito em conjunto com o professor Gianpaolo Dorigo e tem o projeto editorial da comunicóloga Ebe Spadaccini.
“A inclusão menor e o paradigma da distorção” – Sílvia Ester Orrú
 Lançada no final de janeiro, pela Editora Vozes, a obra é resultado de estudos e pesquisas relacionados à linha de pesquisa da professora Sílvia Ester Orrú, do Instituto de Ciência e Tecnologia da UNIFAL-MG. O conteúdo do livro também dá continuidade ao livro anterior, chamado “Re-Inventar da Inclusão”, fruto do pós-doutorado da docente na Unicamp, em 2015-2016. No livro, a autora aponta que a “inclusão menor” se configura como uma força contrária potente ao “paradigma da distorção”, uma vez que mostra que a diferença não é apenas de alguns que são apontados como diferentes pela sociedade.  O prefácio da obra é assinado por Leonardo Boff, teólogo, escritor, filósofo e professor universitário brasileiro.
Lançada no final de janeiro, pela Editora Vozes, a obra é resultado de estudos e pesquisas relacionados à linha de pesquisa da professora Sílvia Ester Orrú, do Instituto de Ciência e Tecnologia da UNIFAL-MG. O conteúdo do livro também dá continuidade ao livro anterior, chamado “Re-Inventar da Inclusão”, fruto do pós-doutorado da docente na Unicamp, em 2015-2016. No livro, a autora aponta que a “inclusão menor” se configura como uma força contrária potente ao “paradigma da distorção”, uma vez que mostra que a diferença não é apenas de alguns que são apontados como diferentes pela sociedade.  O prefácio da obra é assinado por Leonardo Boff, teólogo, escritor, filósofo e professor universitário brasileiro.
“As muitas faces de um gênio: tempo, vida e obra de Leonardo da Vinci” – Alisson Eugênio
 Em 02 de maio de 2019, a humanidade celebrou o aniversário de 500 anos da morte de Leonardo da Vinci (1452 – 1519). Dessa forma, foram realizados diversos eventos, entre eles uma mesa de debate composta por docentes do Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL) da UNIFAL-MG. O Prof. Alisson Eugênio foi um dos organizadores da atividade e, entusiasmado com o resultado, decidiu elaborar um livro sobre o tema, que foi publicado em formato e-book pela Editora da UNIFAL-MG. A obra possui 118 páginas e é composta por quatro capítulos.
Em 02 de maio de 2019, a humanidade celebrou o aniversário de 500 anos da morte de Leonardo da Vinci (1452 – 1519). Dessa forma, foram realizados diversos eventos, entre eles uma mesa de debate composta por docentes do Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL) da UNIFAL-MG. O Prof. Alisson Eugênio foi um dos organizadores da atividade e, entusiasmado com o resultado, decidiu elaborar um livro sobre o tema, que foi publicado em formato e-book pela Editora da UNIFAL-MG. A obra possui 118 páginas e é composta por quatro capítulos.
“Comunicação, política e Educação no Brasil” – Elias Evangelista Gomes
O que está por trás das relações entre comunicação política e educação política no país? A resposta para perguntas como essa pode ser encontrada na obra escrita pelo sociólogo Elias Evangelista Gomes, professor do Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL) da UNIFAL-MG. Publicado pela Appris Editora (Curitiba-PR), em 2020, o livro é resultado da tese de doutorado do docente da UNIFAL-MG, realizada no Programa de Pós-Graduação em Educação, da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP), concluída no ano de 2015.
“The Twenty-First Century Mechanistic Theory of Human Cognition: A critical Analysis” – Diego Azevedo Leite
 Com o objetivo de avaliar criticamente a Teoria Mecanicista da Cognição Humana (TMCH), uma das grandes teses no campo contemporâneo da ciência cognitiva, o psicólogo e servidor técnico-administrativo do Centro Integrado de Atenção à Saúde e Segurança do Trabalho (CIAST/UNIFAL-MG), Diego Azevedo Leite, publicou a obra The Twenty-First Century Mechanistic Theory of Human Cognition: A Critical Analysis internacionalmente, em dezembro de 2020, pela Editora Springer. Escrito em inglês e composto por 200 páginas, o livro é resultado da pesquisa de doutorado do servidor, feita de 2014 a 2018, na Universidade de Trento (Itália), e, por seis meses,  na Universidade de Osnabrück (Alemanha).
Com o objetivo de avaliar criticamente a Teoria Mecanicista da Cognição Humana (TMCH), uma das grandes teses no campo contemporâneo da ciência cognitiva, o psicólogo e servidor técnico-administrativo do Centro Integrado de Atenção à Saúde e Segurança do Trabalho (CIAST/UNIFAL-MG), Diego Azevedo Leite, publicou a obra The Twenty-First Century Mechanistic Theory of Human Cognition: A Critical Analysis internacionalmente, em dezembro de 2020, pela Editora Springer. Escrito em inglês e composto por 200 páginas, o livro é resultado da pesquisa de doutorado do servidor, feita de 2014 a 2018, na Universidade de Trento (Itália), e, por seis meses,  na Universidade de Osnabrück (Alemanha).
Análises geográficas sobre o território brasileiro: dilemas estruturas à Covid-19 – Flamarion Dutra Alves & Sandra de Castro Azevedo (Org.)
 Fruto dos Colóquios Geográficos do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGeo/UNIFAL-MG), realizados virtualmente entre os meses de junho e julho de 2020, o e-book Análises geográficas sobre o território brasileiro: dilemas estruturais à Covid-19 se consolida como uma obra que busca ampliar o debate acerca da crise instaurada após a expansão da doença causada pelo vírus SARS-CoV-2.Organizado pelo professor do Instituto de Ciências da Natureza (ICN/UNIFAL-MG) e coordenador do Programa de Pós-Graduação em Geografia, Flamarion Dutra Alves, e pela vice-coordenadora do PPGeo, Sandra de Castro de Azevedo, também professora do Instituto de Ciências da Natureza, a obra, que contém 22 capítulos, divide-se em duas partes: “Geografia, território e dilemas estruturais” e “Geografia, território e Covid-19”.
Fruto dos Colóquios Geográficos do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGeo/UNIFAL-MG), realizados virtualmente entre os meses de junho e julho de 2020, o e-book Análises geográficas sobre o território brasileiro: dilemas estruturais à Covid-19 se consolida como uma obra que busca ampliar o debate acerca da crise instaurada após a expansão da doença causada pelo vírus SARS-CoV-2.Organizado pelo professor do Instituto de Ciências da Natureza (ICN/UNIFAL-MG) e coordenador do Programa de Pós-Graduação em Geografia, Flamarion Dutra Alves, e pela vice-coordenadora do PPGeo, Sandra de Castro de Azevedo, também professora do Instituto de Ciências da Natureza, a obra, que contém 22 capítulos, divide-se em duas partes: “Geografia, território e dilemas estruturais” e “Geografia, território e Covid-19”.
Contos – “O que te assombra antes de dormir?” – Katia Aparecida da Silva Oliveira (Org.)
 Inquietudes, medos e temores intrínsecos à natureza humana podem integrar textos literários. Em vista disso, o Programa de Educação Tutorial (PET) do curso de Letras elaborou o e-book “O que te assombra antes de dormir?”, composto por contos fantásticos escritos por alunos do Ensino Fundamental, graduandos em Letras de várias Universidades e graduados de outros cursos.Organizada pela professora Katia Aparecida da Silva Oliveira, tutora do PET Letras desde 2017, a obra estimula a criação de novas realidades, a fim de refletir sobre medos guardados em lugares profundos dos seres, elementos sobrenaturais, situações cotidianas ou angústias existenciais, a partir da escrita de um gênero caracterizado pela brevidade e concisão: o conto.
Inquietudes, medos e temores intrínsecos à natureza humana podem integrar textos literários. Em vista disso, o Programa de Educação Tutorial (PET) do curso de Letras elaborou o e-book “O que te assombra antes de dormir?”, composto por contos fantásticos escritos por alunos do Ensino Fundamental, graduandos em Letras de várias Universidades e graduados de outros cursos.Organizada pela professora Katia Aparecida da Silva Oliveira, tutora do PET Letras desde 2017, a obra estimula a criação de novas realidades, a fim de refletir sobre medos guardados em lugares profundos dos seres, elementos sobrenaturais, situações cotidianas ou angústias existenciais, a partir da escrita de um gênero caracterizado pela brevidade e concisão: o conto.
“Introdução à Estatística com R” – Eric Batista Ferreira & Marcelo Silva de Oliveira
 Estudantes de Estatística acabam de ganhar um rico material didático digital para conhecer as funcionalidades do software estatístico mais utilizado no mundo, o “R”. A obra foi desenvolvida pelo pesquisador Eric Batista Ferreira, professor de Estatística do Instituto de Ciências Exatas (ICEx) da UNIFAL-MG, em parceria com o colega de área, Marcelo Silva de Oliveira, professor aposentado da UFLA. A parceria de quase 20 anos entre os autores na atuação de atividades de ensino e pesquisa foi o que motivou a organização da obra “Introdução à Estatística com R” , que percorre toda a ementa de um curso inicial em Estatística, em nível de graduação, mostrando as aplicações no software estatístico R.
Estudantes de Estatística acabam de ganhar um rico material didático digital para conhecer as funcionalidades do software estatístico mais utilizado no mundo, o “R”. A obra foi desenvolvida pelo pesquisador Eric Batista Ferreira, professor de Estatística do Instituto de Ciências Exatas (ICEx) da UNIFAL-MG, em parceria com o colega de área, Marcelo Silva de Oliveira, professor aposentado da UFLA. A parceria de quase 20 anos entre os autores na atuação de atividades de ensino e pesquisa foi o que motivou a organização da obra “Introdução à Estatística com R” , que percorre toda a ementa de um curso inicial em Estatística, em nível de graduação, mostrando as aplicações no software estatístico R.
“Cuidado ao paciente crítico com Covid-19” – Silvana Leite et al.
 O desejo de contribuir para a formação de estudantes da área de saúde com foco no enfrentamento à pandemia de Covid-19 foi o que motivou um grupo de professores dos cursos de Enfermagem e Fisioterapia da UNIFAL-MG a desenvolver um e-book intitulado “Cuidado ao paciente crítico com Covid-19”. A proposta teve origem em uma disciplina optativa ofertada durante as aulas do Regime Remoto Emergencial (REE). Estruturado em dois capítulos, o e-book reúne todo o preparo, as reflexões e discussões oportunizadas pela disciplina.
O desejo de contribuir para a formação de estudantes da área de saúde com foco no enfrentamento à pandemia de Covid-19 foi o que motivou um grupo de professores dos cursos de Enfermagem e Fisioterapia da UNIFAL-MG a desenvolver um e-book intitulado “Cuidado ao paciente crítico com Covid-19”. A proposta teve origem em uma disciplina optativa ofertada durante as aulas do Regime Remoto Emergencial (REE). Estruturado em dois capítulos, o e-book reúne todo o preparo, as reflexões e discussões oportunizadas pela disciplina.
Conto: “O grosso calibre dos pernilongos de hoje em dia” – Eloésio Paulo
 Com o aumento das temperaturas, é bem comum que os brasileiros se vejam às voltas com um conhecido mosquito de hábito doméstico que causa coceira e um incômodo zumbido, principalmente à noite: o pernilongo. É sobre esse personagem que o professor Eloésio Paulo, do Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL) da UNIFAL-MG, trata de forma leve e divertida no conto “O grosso calibre dos pernilongos de hoje em dia”. O narrador-personagem apresenta elementos de sonhos que o transportam para a infância com seu pai, quando os dois se uniam numa discussão sobre as formas de exterminar o tão irritante mosquito.
Com o aumento das temperaturas, é bem comum que os brasileiros se vejam às voltas com um conhecido mosquito de hábito doméstico que causa coceira e um incômodo zumbido, principalmente à noite: o pernilongo. É sobre esse personagem que o professor Eloésio Paulo, do Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL) da UNIFAL-MG, trata de forma leve e divertida no conto “O grosso calibre dos pernilongos de hoje em dia”. O narrador-personagem apresenta elementos de sonhos que o transportam para a infância com seu pai, quando os dois se uniam numa discussão sobre as formas de exterminar o tão irritante mosquito.
 
								 
								 
								 
								 
								 
								 
								 
								 
															