Discente do curso de Ciências Econômicas da UNIFAL-MG é premiado em gincana virtual do Conselho Regional de Economia de Minas Gerais; vídeo produzido aborda impactos econômicos da pandemia no estado

Na semana em que se comemora o dia do economista (13/8), o discente Alexandre Eduardo, do curso de Ciências Econômicas da UNIFAL-MG, foi premiado em 2° lugar na etapa mineira da 10ª Gincana Nacional de Economia. O universitário recebeu o prêmio R$ 1 mil pela participação e produção de vídeo sobre os impactos da pandemia de Covid-19 para o estado de Minas Gerais. O vídeo premiado foi disponibilizado em canal do Youtube.

Alexandre Eduardo, do curso de Ciências Econômicas, foi medalha de prata na gincana do Corecon. (Foto: reprodução/Youtube)

Desenvolvida após estudo autônomo e acompanhamento das disciplinas do curso de Graduação por parte do discente, a produção audiovisual aborda considerações sobre a economia mineira em 2020 e 2021, a exemplo da queda do Produto Interno Bruto (PIB) e da arrecadação estadual, bem como do aumento dos níveis de inflação e desemprego. “As minhas principais conclusões foram que o setor de exportação, associado às commodities, é o que tem puxado o desenvolvimento de Minas Gerais, assim como a construção civil. Utilizei dados de setores agregados para tentar demonstrar como tem sido a recuperação econômica”, explicou o universitário.

De acordo com ele, tanto o investimento do estado em melhora da produtividade, com maior acesso à tecnologia e treinamento do trabalhador para acessar essa tecnologia, quanto melhora da infraestrutura por meio de obras públicas, elevando os níveis de emprego, pode acelerar o processo de retomada. “É importante, então, frisar a importância do estado como agente atuante da mudança, e principalmente de formação de capital humano para acessar os novos postos de trabalho associado ao setor da informática. Vale destacar também a produção de investimentos em construções e obras públicas como catalisador de desenvolvimento e geração de emprego e movimentação financeira”, completou.

Com o apoio do professor Fernando Batista Pereira, do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA), para sugestões sobre o roteiro do vídeo, o universitário Alexandre Eduardo concorreu a duas etapas anteriores, a primeira com o envio de documentos e a segunda com um jogo de cartas sobre respostas de economia básica, cenário econômico atual e atualidades, na qual ficou em quinto lugar.

A análise apresentada foi orientada pelo professor Fernando Pereira, do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas. (Foto: Arquivo Pessoal/Fernando Pereira)

“Todo evento nacional (seja Encontro, seja Congresso, seja Gincana), voltado especificamente para os estudantes da graduação, é muito importante para propiciar formas de troca de conhecimento e de ideias dentre a comunidade discente como um todo. São momentos em que os alunos – no caso, os futuros economistas – se apresentam e mostram sua capacidade de levantar e discutir questões de interesse nacional, experimentando, portanto, formas de aplicar o conhecimento acadêmico em temas reais”, disse o professor Fernando Batista quanto à importância de participação discente em eventos acadêmicos.

Admirador de estudos a respeito da história econômica brasileira, o universitário Alexandre Eduardo relatou ser a primeira participação na Gincana. “Nós temos uma infinidade de agentes econômicos, e principalmente o estado, afetados por esta pandemia, que fragilizou todo o sistema globalizado mundial e levou pessoas de volta à pobreza extrema. Somado a tudo isso, podemos pensar principalmente que entender o que ocorreu pode ser uma ferramenta enorme para se pensar em como resolver os problemas e atuar de maneira certeira na proposição de soluções econômicas e de riquezas para toda população”, finalizou o discente.

No dia 9/8, o Conselho Regional de Economia de Minas Gerais (Corecon-MG) realizou, na plataforma Zoom, a premiação simbólica, on-line, disponível no Youtube.

Veja a programação completa do Mês do Economista, promovido pelo Conselho, no perfil Corecon Acadêmico MG.