Projeto da UNIFAL-MG possibilita analisar a vida cotidiana de grupos sociais e a organização da sociedade; iniciativa é fruto de parceria com escolas públicas e o portal de notícias Alfenas Hoje

Em 1959, o cientista social americano Charles Wright Mills criou o conceito de “imaginação sociológica”, o qual pressupõe que um indivíduo se distancie das próprias influências e analise o que acontece ao seu redor e com ele mesmo, interligando pontos entre a sua biografia e a história da sociedade. É a partir desse mesmo cruzamento entre a experiência individual e os fenômenos sociais que foi proposto o projeto de extensão “A imaginação sociológica e o sul de Minas”, em parceria com as escolas públicas de Alfenas e o portal de notícias Alfenas Hoje.

“O projeto já atendeu estudantes e leitores por meio de várias discussões sobre a relação entre a vida cotidiana de grupos sociais e a organização da estrutura da sociedade, o que possibilita o despertar da imaginação sociológica”, conta o professor Marcelo Conceição, do curso de Ciências Sociais, coordenador do projeto. (Foto: Arquivo Pessoal)

O projeto foi iniciado em 2017, sob a coordenação do professor Marcelo Conceição, do curso de Ciências Sociais da UNIFAL-MG, contando com a participação de 10 estudantes dos cursos de Ciências Sociais (Bacharelado) e (Licenciatura), ao longo dos anos. “A metodologia de trabalho do projeto está baseada no levantamento, na organização e na análise de informações disponíveis em sítios de domínio público, sobre educação, mercado de trabalho, segurança, dentre outras”, conta o coordenador, informando que o projeto obteve, nos anos de 2017, 2018 e 2021, o apoio da Pró-Reitoria de Extensão (Proex), por meio do programa de concessão de bolsas.

As análises são apresentadas e debatidas nas escolas com estudantes do ensino médio, por meio de gráficos e tabelas. Como exemplo, o professor Marcelo Conceição cita a discussão aberta que aconteceu junto aos estudantes sobre a participação de candidatos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e a relação dos jovens com o mercado de trabalho. “Além das discussões com estudantes do ensino médio, paralisadas entre 2020 e 2021, em virtude da pandemia, são produzidos e publicados pequenos artigos analíticos no jornal Alfenas Hoje”, destaca.

Para o editor-chefe do portal Alfenas Hoje, o jornalista Alessandro Emergente, o projeto oportuniza aos leitores analisarem e compreenderem a realidade social a partir de um olhar científico. “Entendo que o projeto — e o próprio Alfenas Hoje por consequência da parceria — cumpre a missão de contribuir para formação de um olhar mais sociológico em relação a temas complexos, que muitas vezes são abordados pela mídia de forma superficial”, avalia.

Para o editor-chefe do portal Alfenas Hoje, o jornalista Alessandro Emergente, a parceria com o projeto contribui para que o portal de notícias cumpra sua missão de levar ao público informações e análises confiáveis, resultado de uma elaboração científica. (Foto: Arquivo Pessoal)

Segundo o jornalista, parcerias como essa, com a UNIFAL-MG, contribuem para que o portal de notícias cumpra sua missão de levar ao público informações e análises confiáveis, resultado de uma elaboração científica. “Esse aspecto torna-se ainda mais importante em um período histórico marcado por um grande volume de conteúdos que promovem a desinformação e, com isso, não colaboram com a construção da verdade e o esclarecimento da comunidade em relação aos temas socioeconômicos e culturais”, enfatiza.

Alessandro Emergente também salienta a natureza informativa e didática das matérias jornalísticas produzidas a partir das informações elencadas no projeto, as quais ajudam que mais pessoas possam refletir sobre a realidade. “As publicações possuem um aspecto informativo e ao mesmo tempo didático, possibilitando que a mensagem científica atinja um público além do acadêmico. Mais do que isso, colabora com a construção de uma visão da realidade que seja fundamentada na ciência”, constata.

O professor Marcelo Conceição reforça a argumentação do jornalista ao narrar as manifestações de interesse de leitores pelos temas apresentados nas publicações do portal de notícias. “O projeto já atendeu estudantes e leitores por meio de várias discussões sobre a relação entre a vida cotidiana de grupos sociais e a organização da estrutura da sociedade, o que possibilita o despertar da imaginação sociológica”, revela. 

Em registro de 2018, estudantes das escolas participantes são estimulados a refletir o levantamento de dados sobre grupos sociais. (Foto: Arquivo/Projeto)

Nos primeiros anos de funcionamento, a equipe analisou o mercado de trabalho na microrregião, oportunidade em que identificou os setores que mais se destacavam na geração de empregos na microrregião de Alfenas. “Os dados mostraram que os setores, de comércio e de serviços, foram os que mais se destacavam na geração de empregos, sendo o setor de serviços responsável por 28% das vagas de emprego formal e o de comércio respondia por 23% das vagas”, relata o coordenador.

Conforme o sociólogo, em 2021, os trabalhos foram direcionados a discutir o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) das escolas públicas municipais e estaduais de Alfenas. “O objetivo foi analisar as diferenças entre os resultados das escolas, por esfera administrativa, visando auxiliar no debate acerca da construção do Projeto Mãos Unidas, que tem como proposta transferir para os municípios a gestão operacional, financeira e administrativa das escolas estaduais que oferecem os anos iniciais do ensino fundamental”, explica.

(Fonte: Arquivo/Projeto)

No ano de 2021, o projeto também investigou questões voltadas para a segurança pública em Alfenas, quando os casos de furtos e roubos foram apontados como os principais crimes na cidade entre os anos de 2015 e 2019. Segundo análise, o centro de Alfenas é o local com maior índice de roubo, por conta da aglomeração de lojas, bancos e supermercados, chegando a representar 92% das ocorrências registradas. Esses dados mostram que circular pelos espaços públicos pode causar insegurança na população.

“O projeto tem analisado a sensação de insegurança que tem sido vivenciada por todos nós em diversas esferas de nossas vidas e não apenas relacionada à questão da segurança pública”, ressalta o coordenador.  

Todo conteúdo gerado pela equipe do projeto é divulgado em reportagens especiais pelo Alfenas Hoje, neste link.