UNIFAL-MG lamenta falecimento do professor emérito José Roberto Campos da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP

A comunidade acadêmica da Universidade Federal de Alfenas – UNIFAL-MG, por meio do campus de Poços de Caldas e do Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT), lamenta, profundamente, o falecimento do professor emérito José Roberto Campos, da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP, ocorrido na quinta-feira, dia 03/03.

(Crédito da imagem: EESC-USP)

Professor sênior da EESC-USP, Campos graduou-se em Engenharia Civil, seguindo para o curso de mestrado e doutorado em Engenharia Hidráulica e Saneamento, todos os títulos outorgados pela Escola nos anos de 70, 72 e 80, respectivamente. Ingressou como docente na EESC em 1972, tendo obtido em 1990 o título de livre-docente. De 93 até 2014, foi professor titular da EESC, quando então aposentou-se e passou a ser professor sênior. Campos também ocupou o cargo de chefe do Departamento de Hidráulica e Saneamento por duas vezes e foi presidente da Comissão de Pesquisa. Em 2005, foi o responsável pela criação do Laboratório de Microssensores e Biofilmes, um dos poucos no mundo aptos para produzir e aplicar micro sensores em estudos com biofilmes. Também teve muito destaque em atividades de extensão, estando envolvido em consultorias e projetos de diversas ações públicas como a Organização Panamericana de Saúde, o Consórcio Intermunicipal das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí, e Conselho de Orientação em Saneamento.

José Roberto Campos foi professor de muitos docentes lotados no Instituto de Ciência e Tecnologia da UNIFAL-MG e sua bibliografia é amplamente utilizada no ensino de graduação e pós-graduação em engenharia. O diretor do campus Poços de Caldas, Prof. Leonardo Henrique Soares Damasceno, foi um de seus alunos e se entristeceu com a perda do professor: “já teve a sensação de deslumbramento ao ter aulas com o autor dos livros que nortearam a sua formação? Esse era o sentimento com o saudoso Prof. José Roberto Campos. Sua visão prática do tratamento de água e esgoto, aliada à fundamentação científica era sempre uma oportunidade de aprendizado ímpar”.

De acordo com o diretor, as aulas ministradas pelo Prof. Campos eram a frente do seu tempo. “Em suas aulas éramos colocados para pensar e resolver problemas atuais empregando diferentes tipos de tecnologias, das mais simplificadas às mais complexas, refletindo sobre seus fundamentos e respectivos limites. A tal aprendizagem inversa ele já aplicava há tempos, proporcionando uma formação de excelência a todos aqueles que tiveram a oportunidade de conhecê-lo. É realmente uma grande perda para o saneamento brasileiro, especialmente à Engenharia Ambiental”, afirmou o Prof. Leonardo.

A UNIFAL-MG se solidariza e manifesta o mais profundo pesar, neste momento de dor, a todos os familiares e, também, aos amigos, colegas de trabalho, alunos e ex-alunos do Prof. José Roberto Campos.

O velório e o sepultamento foram realizados na tarde de 03/03, no Cemitério Memorial Jardim da Paz, em São Carlos/SP.