Em serviço prestado a moradores de São Thomé das Letras, empresa júnior do curso de Ciências Biológicas da UNIFAL-MG analisa presença de agrotóxicos em riachos e a qualidade da água para consumo

Em São Thomé das Letras, cidade sul-mineira localizada na região da Serra da Mantiqueira, que conta com aproximadamente 7.000 habitantes, moradores observaram a aplicação de agrotóxicos em plantações muito próximas a riachos e córregos. Preocupada com a qualidade da água, a comunidade local buscou o serviço de análise da empresa júnior do curso de Ciências Biológicas (bacharelado e licenciatura) da UNIFAL-MG, a ConsultBio Jr.

Os resultados mostraram a presença dos agrotóxicos abaixo do limite estabelecido para todas as amostras, e na análise de potabilidade, o grupo encontrou a presença de coliformes totais e fecais. (Foto: Arquivo/ ConsultBio Jr.)

Para realizar a análise, a equipe, coordenada pelo professor do Instituto de Ciências da Natureza (ICN), Vinícius Xavier da Silva, analisou riachos e córregos, e também uma nascente no município, localizados próximos à Estrada Cruzília — Bela Cruz, e ao bairro Picada. “Foi nos solicitada uma análise dos agrotóxicos atrazina e glifosato [herbicidas] em três corpos d’água e em um quarto ponto, análise de potabilidade e dos agrotóxicos glifosato, diuron [herbicidas] e mancozeb [fungicida]”, explica a presidente da empresa júnior, Lívia Fortes.

A acadêmica conta que, a partir da coleta, foram necessários 25 dias úteis para a entrega do laudo, trabalho que contou com a parceria da empresa júnior PQ Júnior de Química e Engenharia Química da Universidade Federal de Lavras (UFLA) e do Laboratório de Engenharia Química Sanitária e Ambiental, o Engequisa. “A coleta e o transporte das amostras foram responsabilidade da equipe da PQ Júnior; a amostragem das coordenadas geográficas foi realizada pela equipe da ConsultBio Jr.; e as análises foram realizadas pelo laboratório Engequisa”, diz. O trabalho foi finalizado em abril.

Os resultados mostraram a presença dos agrotóxicos abaixo do limite estabelecido para todas as amostras, e na análise de potabilidade, o grupo encontrou a presença de coliformes totais e fecais, que podem ser provenientes de animais que vivem nas proximidades. Segundo Isabella da Silva Assis, gerente de projetos da ConsultBio Jr. e líder do projeto Análise de Água, a partir dessa análise, os moradores puderam verificar se a água que consomem é potável, quais os cuidados devem ter para melhorar a qualidade da água consumida e ainda, como deve ser controle de como os cultivares podem estar contaminando a água no local.

Trabalho de coleta, análise e geoprocessamento dos locais foi realizado em parceria com a empresa júnior PQ Júnior de Química e Engenharia Química da Universidade Federal de Lavras (UFLA). (Fotos: Arquivo/ConsultBio Jr.)

“O mais importante desse trabalho, foi que ele partiu de um interesse comunitário por parte de alguns moradores de São Thomé, preocupados com a qualidade da água que consomem, principalmente, porque os rios e córregos analisados estão inseridos em locais próximos a plantações de soja de manejo convencional e de batata”, comenta Isabella Assis.

Além de contribuir para a comunidade do local, a realização do serviço contribuiu também para a consolidação da empresa júnior. “Acho que foi uma experiência muito importante, tanto para os membros da ConsultBio Jr., por ser o primeiro trabalho deles, como também para os moradores do entorno dos riachos”, afirma o professor Vinícius Xavier. Conforme ele, a ação possibilitou que os estudantes envolvidos colocassem em prática, de modo proativo, os conhecimentos adquiridos ao longo de sua formação.

Área de estudo. (Imagem: Arquivo/ConsultBio Jr.)

As percepções compartilhadas pelos integrantes do ConsultBio Jr. reforçam a opinião do professor, revelando como o projeto de extensão em prestação de serviços contribuiu para o amadurecimento do grupo. “Conseguimos ter um contato com o trabalho de campo, o planejamento e orçamento para realizar os projetos, trabalho colaborativo com os membros da empresa e obter experiência em lidar com clientes”, enfatiza Isabella Assis.

“Foi preciso obter informações e capacitação para elaborar propostas, laudos e contratos, e sobre a parte teórica por trás da análise de água para conseguirmos entender qual o objetivo a ser alcançado pelos clientes”, detalha Lívia Fortes.

A ConsultBio Jr. passou também por capacitação acerca do geoprocessamento do local, para a produção de um mapa de figura da área de estudo para que os clientes pudessem divulgar em suas plataformas pessoais objetivando gerar conscientização da comunidade acerca da qualidade da água que está sendo usada para abastecimento local.

Saiba mais sobre as ações da empresa júnior aqui.

Membros da empresa júnior ConsultBio Jr.:
(Imagem: Reprodução/Consultbio Jr.)