População de Alfenas participa de evento promovido pelo Centro Acadêmico de Farmácia que buscou conscientizar pacientes sobre o uso racional de medicamentos

Após dois anos de atividades remotas, o Centro Acadêmico de Farmácia (CAFAR) da UNIFAL-MG realizou o primeiro evento presencial junto à população de Alfenas no sábado, 21/05. Cerca de 200 pessoas participaram da programação da “Campanha 5 de maio: Uso Racional de Medicamentos”, realizada no Centro de Vivência, localizado na antiga rodoviária.

Ação contou com 50 acadêmicos na realização. (Foto: Arquivo/Organização)

Para promover a ação, o CAFAR reuniu cerca de 50 acadêmicos e seis professores integrantes do PET Farmácia, do Núcleo de Atenção Farmacêutica (NAFAU), do Centro de Informações de Medicamentos (CIM), do Fitoconsciência, da Liga de Farmacologia (LAFAR) e da Farmácia Universitária (FarUni).

Além de repassar informações sobre o uso consciente de fitoterápicos e plantas medicinais, o grupo também ofereceu serviços de rastreamento em saúde por meio da aferição de pressão arterial e glicemia capilar, tipagem sanguínea, orientação sobre o Centro de Informação de Medicamentos da UNIFAL-MG e sobre os serviços da Farmácia Universitária.

De acordo com a professora Luciene Marques (a primeira da esquerda para direita), a repercussão do evento foi positiva com a participação de cerca de 200 pessoas da comunidade. (Foto: Arquivo/Organização)

“A repercussão foi bem positiva se considerarmos que foi o primeiro evento presencial em dois anos”, conta a professora Luciene Marques, do curso de Farmácia, e uma das organizadoras do evento, revelando que apesar do frio, a população compareceu e participou ativamente da atividade.

Segundo a docente, os pacientes atendidos que apresentaram algum parâmetro de saúde alterado foram encaminhados para atendimento nos consultórios farmacêuticos do município, a fim de fazer uma análise mais aprofundada. “Atualmente são sete os consultórios farmacêuticos: a Central de Distribuição de Medicamentos (CDM), o CAPS, o PSF Pinheirinho, o PSF Boa Esperança, o PSF Primavera, o Ambulatório Dr. Plínio Prado Coutinho e a Farmácia Universitária da UNIFAL-MG”, conta Profa. Luciene Marques. De acordo com ela, periodicamente também o NAFAU promove ações em praça pública.

Grupo de acadêmicos envolvidos no evento. (Foto: Arquivo/Organização)

Sobre a importância de promover atividades como essa, a professora afirma ser relevante para alertar sobre os perigos da automedicação e combater a desinformação. “É fundamental empoderar o paciente para que ele tenha um papel ativo em seu tratamento. A pandemia trouxe inclusive a reflexão de que é necessário falar dos perigos da automedicação e combater as fake news sobre saúde”, enfatiza.

Para saber mais informações sobre o uso racional de medicamentos, confira o vídeo  “Por que se falar em uso racional de medicamentos?”