UNIFAL-MG integra Operação Minas Gerais do Projeto Rondon; iniciativa objetiva formar multiplicadores de ações municipais para melhoria em Educação, Saúde, Justiça e Trabalho em  Josenópolis, no norte do estado

Os rondonistas estão ‘on’! Na manhã do dia 29/06, a equipe de estudantes da UNIFAL-MG, sob coordenação dos professores Eloésio Paulo dos Reis, do Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL), e Tomaz Henrique Araújo, do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB), embarcou para a cidade de Montes Claros-MG, a fim de iniciar as atividades do Projeto Rondon, Operação Minas Gerais.

Na operação, a equipe da UNIFAL-MG atuará em parceria com o Instituto Federal Farroupilha (IFFar), realizando atividades do ‘Plano A’ de ações do Ministério da Defesa, nas áreas de Educação, Saúde, Justiça e Trabalho.  O principal objetivo da operação, segundo o coordenador, Prof. Tomaz Araújo, é a formação de multiplicadores locais que possam trabalhar na implementação de ações municipais permanentes para melhorias nessas quatro áreas.

Conforme a coordenação, a Operação Minas Gerais conta com 252 rondonistas, divididos em 12 cidades do estado de Minas, sendo duas equipes por cidade. A equipe da UNIFAL-MG é composta por oito discentes: Fernanda Manzini Pinto, do curso de Enfermagem; Belisa Eduarda Crabbis, da Nutrição; Nikolas Neves de Figueiredo, da Matemática; Rafael Fonseca Miranda, da Farmácia; Ana Beatriz Terra de Figueiredo e Carolina Berraut Chiminazo, do curso de Biomedicina; Jaíne Reis Martins e Anna Luiza de Oliveira Sposito, dos cursos de Letras Português e Espanhol, respectivamente.

Até o dia 1º de julho, as equipes se concentrarão no alojamento do 55º Batalhão de Infantaria – ‘Batalhão Dionísio Cerqueira’, em Montes Claros, onde irão participar da abertura do projeto e ambientação do espaço.

Alunos da UNIFAL-MG no 55º Batalhão de Infantaria ‘Batalhão Dionísio Cerqueira’, em Montes Claros-MG. (Foto: Ana Figueiredo)

No dia 2/7, cada grupo irá se deslocar para a cidade de atuação. As equipes da UNIFAL-MG e do IFFar atuarão na cidade de Josenópolis, situada na região norte de Minas Gerais. No terceiro dia do mês, haverá reunião da equipe, visitas aos locais das ações e divulgação da operação no município.  De 4 a 15 de julho, os estudantes realizarão as atividades, palestras e oficinas em Josenópolis. A operação terá o encerramento nos dias 16 e 17 de julho, em Montes Claros.

Para a estudante Ana Beatriz de Figueiredo, participar do Projeto Rondon é a realização de um dos seus sonhos acadêmicos. “Não está sendo uma experiência fácil, pois sair da rotina, estar ao lado de pessoas com hábitos diversos e viajar tantos quilômetros é desafiador. Mas sei que será uma experiência enriquecedora tanto para vida acadêmica quanto para a pessoal, será uma lição de vida mesmo”, salientou a discente. “A bagagem que carregarei após o término da Operação Rondon Minas Gerais será gigantesca”, completou.

“Resolvi participar do Rondon por ser uma experiência pessoal na qual, segundo depoimentos de quem participou, concretizam-se na prática teorias que, em geral, ficam muito no plano do discurso. Considero uma oportunidade ímpar para, de fato, levar o conhecimento produzido na universidade às pessoas que mais precisam dele, em cantos do Brasil onde ainda faltam condições mínimas de vida, como esgoto sanitário e conhecimentos básicos sobre higiene para grande parte da população”, salientou o professor Eloésio dos Reis.

Na oportunidade, o docente destacou que, para os alunos da UNIFAL-MG, vê o Projeto Rondon como uma grande oportunidade de experimentar até onde pode ir a força de transformação do conhecimento e da informação. “Além de tudo isso, é uma vivência pessoal importantíssima conviver com tantas pessoas diferentes e cujas experiências de vida e horizontes culturais tanto podem nos enriquecer como seres humanos”, finalizou.

*Jaíne Reis Martins é estagiária da Diretoria de Comunicação Social da UNIFAL-MG