Ação de extensão contribui para mudanças no atendimento das farmácias comunitárias de Alfenas; profissionais de apoio técnico são capacitados para a entrega adequada de medicamentos aos pacientes

A dispensação de medicamentos é uma das principais atividades da rotina de trabalho de farmacêuticos que atuam em farmácias comunitárias. No entanto, a entrega de medicamentos não é feita somente por farmacêuticos. A atividade também é realizada por técnicos, auxiliares ou atendentes, os quais necessitam de treinamento para o serviço. Para ajudar as farmácias comunitárias, a UNIFAL-MG desenvolveu uma capacitação inédita focada nos conhecimentos dos profissionais do apoio técnico.

Aula dialogada sobre o tema “Entrega de Medicamentos”. (Foto: Arquivo/Coordenação)

Com aulas expositivas e atividades práticas, o “Treinamento para a entrega de medicamentos em farmácias comunitárias do SUS” foi uma proposta de ação de extensão coordenada pelos professores da Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF), Tiago Marques dos Reis e Márcia Helena Miranda Cardoso Podestá, que envolveu cerca de 50 participantes, entre acadêmicos e servidores municipais que trabalham no apoio técnico das farmácias das unidades básicas de saúde.

Segundo explica a professora Márcia Podestá, a ideia da ação surgiu de uma demanda apresentada por gestores e colaboradores que atuam na Secretaria Municipal de Saúde de Alfenas, tendo em vista o número insuficiente de farmacêuticos para realizar a dispensação de medicamentos. “Esse evento promove a difusão do conhecimento sobre a entrega de medicamentos para o apoio técnico do município, favorecendo a sociedade, por meio de orientações sobre o uso de medicamentos”, ressalta a docente.

O processo de disponibilização de medicamentos vai muito além de apenas atender o paciente e entregar o pedido, uma vez que prevê a capacidade de atendimento e resolutividade da necessidade do paciente. “A entrega de medicamentos possui como vantagem potencializar o atendimento dos usuários das farmácias e qualificar o fornecimento do medicamento, favorecendo a prevenção, promoção e recuperação do indivíduo”, afirmam os coordenadores.

Conforme esclarece a coordenação, o trabalho pode ser realizado por profissionais que não possuem curso superior em Farmácia, desde que sejam treinados e atuem sob supervisão de um farmacêutico. Para o curso, os roteiros das aulas foram desenvolvidos pensando nesse contexto. Quem elaborou o conteúdo foi a farmacêutica residente do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família da UNIFAL-MG, Camila Campos Dutra, material previamente aprovado para execução pelos coordenadores do projeto.

Participante em prática simulada na Farmácia Universitária. (Foto: Arquivo/Coordenação)

No primeiro dia de capacitação, os participantes puderam compreender as etapas do processo de dispensação em aula dialogada que abordou o tema “Entrega de Medicamentos”. No segundo encontro, foram realizadas práticas simuladas de atendimento na Farmácia Universitária e, em seguida, uma aula sobre “Habilidades de Comunicação”.

“Trabalhar nesse projeto foi extremamente gratificante, além de contribuir para que os usuários recebam os medicamentos da maneira correta, de acordo com o preconizado pelo Ministério da Saúde, pude vivenciar a prática da sala de aula e ainda ter a troca de experiências com a equipe de apoio técnico do município”, compartilhou Camila Dutra sobre a experiência.

A realização do treinamento foi mais uma das ações articuladas entre o Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família, a Secretaria Municipal de Saúde e a Farmácia Universitária, mas o projeto não para por aí. O evento aconteceu em duas sextas-feiras, nos dias 01/07 e 08/07, mas segundo a professora Márcia Podestá, a parceria da UNIFAL-MG com a Secretaria é antiga e muito profícua, portanto, outras ações conjuntas para capacitação das equipes de apoio técnico já estão sendo planejadas. O objetivo é promover mudanças no atendimento das farmácias comunitárias, bem como contribuir para o uso seguro e efetivo de medicamentos e melhora na qualidade de vida dos usuários.

Coordenação do projeto e equipe participante. (Foto: Arquivo/Coordenação)

Além dos coordenadores, Prof. Tiago Reis e Profa. Márcia Podestá, e da farmacêutica residente do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família, Camila Dutra, o curso contou também com a colaboração da professora Liliana Batista Vieira e da coordenadora de Assistência Farmacêutica da Secretaria Municipal de Saúde, Juliana Ávila Silva.