UNIFAL-MG gradua novos profissionais em cerimônias de colação de grau no campus sede

Formandos dos cursos de bacharelado em Biomedicina, Biotecnologia, Ciência da Computação, Ciências Biológicas, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Geografia, Nutrição, Odontologia, Química, do campus sede e Engenharia Química do campus Poços de Caldas, e dos cursos de licenciatura em Ciências Biológicas, Ciências Sociais, Geografia, História, Letras e química, do campus sede, se graduaram na terça-feira (19/07), no Auditório Dr. João Leão de Faria. Ao total, foram 140 profissionais formados pela instituição, sendo metade no turno da manhã e a outra metade, no turno da tarde.

A licenciada Emanuella da Silva Amaral prestou o juramento solene. (Foto: Jaíne Martins/Dicom)

As solenidades ocorreram de manhã e à tarde, e foram presididas pelo reitor da UNIFAL-MG, Prof. Sandro Amadeu Cerveira, e do vice-reitor Prof. Alessandro Antônio Costa Pereira, além das coordenações dos cursos, homenageados, familiares e amigos dos formandos.

Pela manhã, na solenidade foi presidida pelo reitor, Prof. Sandro Amadeu Cerveira, a formanda do curso de História Licenciatura, Emanuella da Silva Amaral, prestou o juramento solene, acompanhada dos demais colegas, que confirmaram os votos baseados nos objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil, destacados no artigo 3º da Constituição Federal.

O discurso foi realizado pela formanda Thaís Cristina Esteves Pereira, do curso de Odontologia. Em seu discurso, a cirurgiã-dentista recém formada pela UNIFAL-MG proferiu uma mensagem de homenagem aos colegas, professores, familiares e ausentes. “Levaremos conosco por toda vida, a doce lembrança de cada um de vocês que tornaram possível a nossa conquista”, agradeceu. Na cerimônia, a oradora da formatura recebeu o prêmio “Destaque Acadêmico” do curso de Odontologia, por ter se destacado nas atividades curriculares durante sua trajetória acadêmica.

Estevan Leopoldo de Freitas Coca é o atual coordenador do curso de Geografia Licenciatura. (Foto: Jaíne Martins/Dicom)

Pelo corpo docente, o coordenador do Curso de Geografia Licenciatura, Prof. Estevan Leopoldo de Freitas Coca, deixou lembrança e saudação a todos os estudantes que foram levados a abandonarem seus cursos, devido à pandemia, e não puderam comparecer à solenidade. Na oportunidade, o docente salientou o esforço e dedicação dos estudantes que passam pela universidade pública. “Cursar universidade pública, como vocês colocaram aqui, não é algo tão simples. Exige, de nossa parte, muito esforço e muita dedicação. Mas é uma dedicação que começa dentro de casa. Muitos de vocês precisaram sair de municípios, próximos ou distantes de Alfenas, para morar aqui”, destacou.

Além do professor Estevan Coca, a Pró-reitora Adjunta de Graduação, Profa. Roberta Seron Sanches, registrou gratidão por compartilhar do momento de alegria e aconselhou os formandos: “Vocês conseguiram e, a partir de agora, novos caminhos se abrirão. Esses também serão árduos e, igualmente, exigirão esforço e dedicação. Acreditem em vocês. Sejam éticos, persistentes, resilientes e responsáveis. Continuem buscando conhecimento científico, caminhem com vistas ao desenvolvimento profissional. Se transformem e sejam transformadores no cenários onde estiverem”, proferiu.

Reitor da UNIFAL-MG, Prof. Sandro Amadeu Cerveira, discursando aos formandos. (Foto: Jaíne Martins /Dicom)

O reitor da Universidade, Prof. Sandro Amadeu Cerveira, encerrou a solenidade pronunciando em agradecimento aos estudantes e a todos os profissionais envolvidos no funcionamento da Instituição. “Elas [instituições] são obra do trabalho dos seres humanos que tomaram decisões, que se dedicaram, para que a própria ideia de uma universidade federal aqui em Alfenas pudesse existir”, destacou. 

Na parte da tarde, a sessão foi presidida pelo vice-reitor, Prof. Alessandro Antônio Costa Pereira. A juramentista foi Teresa Maria Da Re Silva, do curso de Biomedicina, que proferiu as palavras com a mão direita estendida e foi acompanhada pelos demais formandos.

Beatriz Teixeira Reyes, formada em Fisioterapia, foi prestou homenagens aos colegas. (Foto: Jaíne Martins/Dicom)

Já a mensagem aos colegas, foi proferida pela oradora Beatriz Teixeira Reyes, da Fisioterapia. “Deduzo, com humildade, que não tenha sido fácil chegar até aqui, que enfrentamos, cada um de nós, nossas próprias guerras. E vencemos.”, enunciou. “Desejo, a todos nós, uma vida que valha a pena ser vivida, na mais simples fora dela ser. Que se encontrem e encontrem, pelo mundo ao redor, a beleza dessa experiência tão extraordinária que é viver”, completou.

Na sequência, a formanda Thaline Reis Tavares, da Enfermagem, discursou sua mensagem aos pais e familiares presentes na cerimônia, bem como destacou a importância deles na trajetória dos estudantes. “Não seria possível chegar até aqui sem vocês, que por vezes deixaram de sonhar para que pudéssemos estar onde estamos […] obrigada por sonharem juntos e por serem nosso porto seguro!”, finalizou.

Em agradecimento aos professores, a formanda Daiani Maira Quintino de Paula, da Farmácia, salientou os valores humanos, sociais, éticos e morais, deixados pelos docentes. “Nos sentimos preparados para enfrentar todos os obstáculos, graças ao apoio de vocês, que sempre foram humanos, éticos e pacientes conosco”, proferiu. 

Na sessão, o vice-reitor da UNIFAL-MG, Prof. Alessandro Antônio Costa Pereira, discursou aos participantes. (Foto: Jaíne Martins/Dicom)

Em seu pronunciamento, o docente Ernanes Benedito Pereira, vice-coordenador do curso de Biotecnologia, chamou atenção aos desafios enfrentados pelos estudantes e manifestou alegria por estar participando do momento de formatura. “No início o caminho é solitário, com a busca de livros, sites, vídeos, entre tantas fontes. Noites intermináveis de aula e estudos, abrindo mão de família e amigos. Mas no seu percurso, um rio encontra outros, e sempre soma suas águas”, discursou.

Além das formandas e do docente, a Profa. Roberta Seron Sanches e o vice-reitor da UNIFAL-MG, Prof. Alessandro Antônio Costa Pereira, discursaram aos participantes da solenidade. “Nós vamos continuar de pé, resistindo e sendo uma universidade que permitirá sempre a liberdade de discutir, de debater, para que possamos ser, efetivamente, uma universidade com diversidade”, destacou o vice-reitor.

Fotos e texto: Jaíne Reis Martins – estagiária da Dicom.