Projeto da UNIFAL-MG que apoia ONGs e projetos sociais recebe prêmio inédito no Evento Nacional Enactus Brasil; premiação se fundamenta nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) propostos pela ONU

O projeto Vitrine do Bem, do time Enactus UNIFAL-MG, ganhou prêmio inédito em participação no Evento Nacional Enactus Brasil (Eneb). Com um ano de existência em apoio a projetos sociais e ONGs, a iniciativa passou a promover capacitações de marketing, gestão financeira, gestão de pessoas, liderança e recursos humanos, bem como a realizar divulgações e mentorias dos projetos beneficiados. Para concorrer à premiação, baseada nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) discutidos na Cúpula das Nações Unidas em 2015, o time elaborou um vídeo mostrando os resultados de todos os projetos Enactus UNIFAL-MG e um Relatório Anual.

A premiação reconheceu 17 projetos, um para cada ODS. “O Vitrine do Bem recebeu o Prêmio para a ODS nº 17 – Parcerias e meios de implementação -, que tem mais metas e aborda diferentes frentes associadas ao desenvolvimento sustentável. Além disso, há objetivos para finanças, tecnologia, capacitação, comércio, coerência de políticas e de instituições, parcerias multissetoriais, dados, monitoramento e prestação de contas”, disse a equipe do projeto. 

De acordo com os membros do Vitrine do Bem, o objetivo premiado está mais voltado para a ação internacional de auxílio a países em desenvolvimento, ampliando as possibilidades de investimento, transferência tecnológica e comércio multilateral. “Como esse é o primeiro prêmio que ganhamos na competição, é muito importante para o time, pois mostra o quanto estamos crescendo e nos empenhando para fazer um bom trabalho. Esse prêmio também nos faz ser reconhecidos por todos os times da rede Enactus no Brasil inteiro”, completou a equipe. 

Sob liderança dos universitários Lucas Prósperi, do 7° período de Farmácia, e Raíssa Gabrielle Rossi, do 5° período de Farmácia, contando com um total de 13 membros atualmente, o projeto vinculado ao time Enactus UNIFAL-MG beneficia as ONGs Anjos da Alegria, Brigada Solidária, Entre Amigos, Identidade Periférica, Mundo Melhor, Prateleira Solidária e Ref-Rocinha. “Nosso objetivo inicial era divulgar ONGs e projetos sociais que, apesar da pandemia e do isolamento social, continuaram se desdobrando pelo bem do próximo. Atualmente, o Vitrine do Bem atua, também, em prol do crescimento e evolução destes, colaborando para uma melhor organização, com a ideia de que futuramente os projetos estejam aptos para capacitar outras ações, repassando o conhecimento”, relatou a equipe, que vê no projeto novas realidades e oportunidades. 

O projeto tem sido uma experiência incrível para os participantes. (Foto: Arquivo/Projeto Vitrine do Bem)

“O Vitrine do Bem tem sido uma experiência incrível. A Enactus nos dá a chance de desenvolver nossas habilidades de comunicação, liderança e trabalho em equipe, o que é muito importante atualmente. Me sinto extremamente grata por impactar ONGs, projetos e pessoas com nosso trabalho, é uma troca de conhecimento para ambos os lados!”, destacou a líder Raíssa Gabriella Rossi, assim como o líder Lucas Prósperi, para quem o projeto trouxe um incrível crescimento pessoal. “O vitrine me mostrou outra realidade, na qual eu pude ter uma visão de fora do meu círculo social”, disse o universitário à Dicom. 

Os impactos do projeto também transformaram histórias. De acordo com a ex-lider Ana Cecília, em 2020, quando projeto se iniciou, a equipe tinha a certeza de que desejava impactar vidas e ajudar a transformar a realidade das pessoas. “O que eu menos esperava era que uma das vidas mais impactadas pelo projeto seria a minha. Conhecer realidades, histórias e vidas, aprender e ensinar com elas me fez ser a pessoa que eu sou e me mostrou o caminho da profissional que quero ser. Obrigada, VB”, confessou. 

São beneficiadas pelo projeto as ONGs/Projetos Sociais: Anjos da Alegria, Brigada Solidária, Entre Amigos, Identidade Periférica, Mundo Melhor, Prateleira Solidária e Ref-Rocinha. (Foto: Arquivo/Projeto Vitrine do Bem)

Como o projeto se iniciou após a pandemia, as atividades se desenvolvem de maneira remota, contando com plataformas como o Google Meet para realizar reuniões e capacitações, assim como Instagram e Linkedin para divulgação de projetos e conteúdos, e para o primeiro contato com ONGs e projetos sociais em futuras colaborações. 

Para novas parcerias com o projeto, é necessário entrar em contato pelo Instagram: @vitrine_do_bem, LinkedIn: Vitrine do Bem Enactus Unifal, ou pelo e-mail: vitrinedobem.enactusunifal@gmail.com

Assista ao vídeo produzido pelo time Enactus:

Time Enactus UNIFAL-MG

Além do projeto Vitrine do Bem, a Enactus UNIFAL-MG possui mais 2 projetos em andamento: Botando Reparo e TicTac: Banco de Tempo. O TicTac é um banco de tempo que viabiliza a troca de serviços e produtos sem cobrar dinheiro. A iniciativa, que já mobilizou 8 talentos no grupo do Facebook, como oficinas, talentos artísticos e culinária, é um espaço de oportunidades para que as pessoas realizem trocas sem monetização, de forma a proporcionar o acesso a serviços e produtos que antes não poderiam por condições socioeconômicas.

O projeto de sustentabilidade Botando Reparo visa criar uma rede composta por profissionais do ramo da costura, empregando as mídias sociais para promover o trabalho e gerar uma maior visibilidade e acesso à serviços, com maior visibilidade às costureiras de Alfenas. O projeto já realizou um bazar solidário no ano de 2019, com roupas adquiridas por membros do próprio time. O time busca, no ano de 2021, repetir a ação, seguindo todos os protocolos sanitários do município. No total, o Botando Reparo impactou diretamente 4 mulheres, costureiras, aumentando suas rendas financeiras pela parceria. 

Para celebrar o impacto alcançado pela rede Enactus ao longo do ciclo e compartilhar iniciativas entre universidades, o Evento Nacional Enactus Brasil, realizado via Youtube, contou com a participação de universitários, líderes acadêmicos e executivos, a fim de interações e trocas de experiências em três dias de rodas de conversa, palestras, exposição científica e competição.