UNIFAL-MG é selecionada para o Projeto Rondon 2022; estudantes voluntários podem se inscrever para atuar na “Operação Rondon das Gerais” que será realizada em janeiro no norte de Minas

A UNIFAL-MG é uma das instituições de ensino superior selecionadas para a “Operação Rondon das Gerais”, do Projeto Rondon, que será realizada no norte de Minas Gerais, na cidade de Josenópolis-MG, na região do Vale do Jequitinhonha, no período entre 26 de janeiro a 13 de fevereiro de 2022.

Nessa operação, a equipe da UNIFAL-MG atuará em parceria com o Instituto Federal Farroupilha (IFFar) do Rio Grande do Sul, quando realizará atividades no chamado Plano A de ações do Ministério da Defesa, nas áreas de Educação, Saúde, Justiça e Trabalho. “O principal objetivo é formar multiplicadores locais que possam atuar na implementação de ações municipais permanentes para melhorias nessas quatro áreas”, informa o coordenador institucional do Projeto Rondon, o professor Tomaz Henrique Araújo, do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB).

“A Universidade já teve mais de 20 professores participando dessas operações e mais de 200 acadêmicos de diferentes cursos”, lembra Tomaz Araújo, coordenador institucional do Projeto Rondon e rondonista mais antigo da UNIFAL-MG atuando nas operações nacionais. (Foto: Arquivo Pessoal)

Conforme o coordenador, serão selecionados inicialmente dez estudantes da UNIFAL-MG sendo que dois deles serão suplentes. “Atendendo ao edital do Ministério da Defesa e ao acordo de parceria com a prefeitura de Josenópolis, levaremos quatro alunos dos cursos da área da Educação/Pedagogia, três alunos das áreas da Saúde e Biológicas, e um aluno das áreas dos bacharelados do campus de Varginha”, explica.

Tomaz Araújo esclarece que, para participar, os estudantes de graduação voluntários devem estar cursando ao menos um dos três últimos períodos do curso. A seleção será feita de acordo com o currículo acadêmico, seguida de entrevistas com os coordenadores: Tomaz Araújo e Eloésio Paulo, do Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL), que pela primeira vez integrará a equipe.

Eloésio Paulo, professor do Instituto de Ciências Humanas e Letras, integrará a equipe UNIFAL-MG na Operação Rondon pela primeira vez. “Estou muito animado para minha primeira participação no Rondon”, compartilha. (Foto: Arquivo Pessoal)

“Estou muito animado para minha primeira participação no Rondon”, compartilha o professor Eloésio Paulo. Ao comentar os critérios de seleção dos graduandos das áreas de Letras e Humanas para a operação, o coordenador adjunto completa: “Devido às atividades previstas no projeto, daremos preferência aos de Letras, Pedagogia e História, e serão selecionados quatro ao todo, além de dois suplentes.”

Em relação às recomendações referentes à pandemia da Covid-19, o professor Tomaz Araújo enfatiza que só poderão participar da Operação Rondon das Gerais, professores e estudantes que tenham sido vacinados. “Todas as ações no município serão executadas seguindo as recomendações do Ministério da Saúde e da própria prefeitura de Josenópolis para evitar a contaminação e propagação da doença”, afirma.

Segundo ele, máscaras, luvas, álcool em gel e outros cuidados definidos pela parceria assinada entre o Ministério da Defesa, a UNIFAL-MG e a prefeitura da cidade de Josenópolis serão disponibilizados aos rondonistas. “A operação poderá ser adiada ou mesmo cancelada por recomendações do Ministério da Saúde, ou prefeitura”, acrescenta, citando as medidas descritas no edital do Ministério da Defesa.

Vale mencionar que a UNIFAL-MG participa das operações Rondon desde 2006, ultrapassando a marca de 20 operações executadas em mais de 18 estados. “A Universidade já teve mais de 20 professores participando dessas operações e mais de 200 acadêmicos de diferentes cursos”, lembra Tomaz Araújo, que é o rondonista mais antigo da Instituição atuando nas operações nacionais.

Inscrições

Para se inscrever, os estudantes devem enviar e-mail para o professor Eloésio Paulo (eloesio.paulo@unifal-mg.edu.br), manifestando o interesse em participar da operação. No assunto  da mensagem, os interessados já devem informar “Rondon” e o curso que frequentam e, no corpo do e-mail, o período em que estão matriculados e o telefone para contato. “Todos os comprovantes posteriormente serão exigidos dos selecionados”,  enfatiza Tomaz Araújo.

As inscrições podem ser feitas até o dia 3 de novembro de 2021.