Programas de pós-graduação em Enfermagem debatem sobre cronicidade e as redes de atenção; a ação teve participação de pesquisadores nacionais e internacionais

Entre os dias 8 e 10 de novembro, a UNIFAL-MG promoveu os eventos 1ª Jornada Nacional de Pesquisa e Extensão em Cronicidade, 2° Fórum Mineiro dos Programas de Pós-Graduação em Enfermagem e 3° Workshop dos Programas de Pós-Graduação em Enfermagem. A atividade foi realizada na modalidade on-line e o tema central do evento foi “Cronicidade e as Redes de Atenção: evidências da indissociabilidade das dimensões acadêmicas”.

A ação foi organizada pelo grupo de pesquisa “Processo Saúde Doença na Perspectiva Sociocultural”, pelo Programa de Extensão “Condições Crônicas: cuidados inovadores” e pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UNIFAL-MG, em parceria com diversas instituições, com o objetivo de compartilhar conhecimentos entre os participantes, divulgar a produção intelectual, estabelecer parcerias e fortalecer os programas de pós-graduação na área.

Diante da importância da temática, o Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UNIFAL-MG decidiu sediar o 2° Fórum Mineiro dos Programas de Pós-Graduação em Enfermagem e congregar outros eventos (III workshop e a Jornada Nacional de Pesquisa e Extensão em Cronicidade).

De acordo com a comissão organizadora, a realização do evento alinhou-se aos objetivos principais do Plano de Ações Estratégicas para o Enfrentamento das Doenças Crônicas não Transmissíveis (DCNT) no Brasil (2011-2022) e visou promover o desenvolvimento e a implementação de políticas públicas, incluindo o fortalecimento da capacidade de resposta do Sistema Único de Saúde (SUS). Além disso, houve, também, alinhamento à ampliação das ações de cuidado integrado para a prevenção e o controle das DCNT, com o propósito de reduzir as altas taxas de incidência, prevalência, incapacidades e de mortalidade por essas doenças, em contexto com o objetivo “Boa Saúde e Bem-Estar”, proposto pela Organização das Nações Unidas (ONU), nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Em relato à Dicom, uma das coordenadoras do evento, Profa. Silvana Maria Fava, da Escola de Enfermagem da UNIFAL-MG, definiu a iniciativa como: “espaço para compartilhar conhecimentos e experiências que contribuam para as políticas públicas, para a formação de profissionais de saúde com competências para o cuidado fundamentado nas melhores evidências e para a construção do conhecimento”.

A ação teve participação de docentes, discentes de graduação e de pós-graduação, assim como de pesquisadores nacionais e internacionais. Dentre os organizadores do evento estão: Programas de Pós-Graduação latu e stricto em Enfermagem, grupo de pesquisa Processo Saúde Doença na Perspectiva Sociocultural, Programa Condições Crônicas: cuidados inovadores da UNIFAL-MG; Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UFMG; Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UFJF; Programa de Pós-Graduação em Enfermagem de São João Del Rei da UFSJ; Programa de Pós-graduação em Atenção a Saúde da UFTM; Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da EERP-USP; e Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn).

O professor Emerson Elias Merhy, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), foi o conferencista da abertura “Cronicidade e as redes de atenção: evidências da indissociabilidade das dimensões acadêmicas”. (Foto: Reprodução/Youtube)

A cerimônia de abertura oficial do evento ocorreu no dia 8/11, seguida da conferência de abertura “Cronicidade e as redes de atenção: evidências da indissociabilidade das dimensões acadêmicas”, proferida pelo Prof. Emerson Elias Merhy, da UFRJ. No mesmo dia, das 14h às 16h ocorreu a mesa-redonda “Evidências na translação do conhecimento na cronicidade” com os professores: Profa. Andrea Marques (GCSE – UC), Profa. Denise Maria Silva Guerreiro (UFSC), Prof. Marcelo Eduardo Pfeiffer Castellanos (UFBA), Prof. Sérgio Márcio Pacheco Paschoal (Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina – USP). As atividades do dia foram encerradas com apresentação de trabalhos.

As ações do dia 9/11 tiveram início com a conferência “Impacto social na avaliação dos programas de pós-graduação em Enfermagem”, ministrada pelo Prof. Francisco Carlos Felix Lana da UFMG. Ainda na parte da manhã ocorreu a mesa-redonda “Impacto social na perspectiva dos Programas de pós-graduação mineiras” com a participação das professoras Namie Okino Sawada (UNIFAL-MG), Kênia Lara Silva (UFMG), Eliete Albano de Azevedo Guimarães (UFSJ), Maria Helena Barbora (UFMT) e do professor Fábio Carbogim (UFJF).

A parte da tarde do dia 9/11 foi marcada pela mesa-redonda “Redes de atenção na perspectiva da cronicidade: relatos de experiências” com os professores Vera Lúcia Gouveia (USP), Yeda Duarte (USP), Sônia Soares (UFMG), Maristela Spanghero (UNINOVE). Das 16h às 18h ocorreram as apresentações de trabalhos.

No dia 10/11, as atividades foram iniciadas com a apresentação de trabalhos e às 14h ocorreu a conferência “Cuidado orientado por evidências no contexto das Doenças crônicas não transmissíveis”, com a professora Vilanice Puschel (USP). O encerramento do evento foi marcado pela conferência “Desafios e possibilidades na indissociabilidade das dimensões acadêmicas”, proferida pela professora Ozerina de Oliveira (UFMT).

 

Para acessar as lives, confira:

Dia 8/11:  https://www.youtube.com/watch?v=W5cBqb443BI e https://www.youtube.com/watch?v=uAFLd1MRXgI

Dia 9/11: https://www.youtube.com/watch?v=R_gg2V5thHY e https://www.youtube.com/watch?v=9lqyuMj8yYc

Dia 10/11: https://www.youtube.com/watch?v=L0YmhOLJtFk e https://www.youtube.com/watch?v=ILTavi2HSMg&t=875s

 

*Jaíne Reis Martins é estagiária da Diretoria de Comunicação Social da UNIFAL-MG