“Encantos de Baco: Vinho e Cultura no Sul de Minas” – Claudio Umpierre Carlan et al.

O Sul de Minas, especificamente a região de Andradas e Caldas, possui uma tradição reconhecida no Brasil e no mundo na produção de vinhos. E, por meio de uma parceria entre a UNIFAL-MG, Prefeitura de Andradas, Unicamp, Capes, CNPq e Fapesp, pesquisadores de diversas instituições se engajaram na produção deste livro para apresentar um verdadeiro “passeio”, com rigor técnico e científico, pela história, memória e turismo da vitivinicultura.

Organizado pelos professores Claudio Umpierre Carlan, do Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL) da UNIFAL-MG, e Pedro Paulo Funari, do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) da Unicamp, e pelo historiador Ricardo Luiz de Souza, discente do mestrado em História Ibérica da UNIFAL-MG, a obra “Encantos de Baco: Vinho e Cultura no Sul de Minas” destaca nove textos abordando questões históricas, econômicas e culturais da vitivinicultura sul mineira. A introdução e as considerações finais foram elaboradas pelos organizadores, o prefácio é de autoria da professora Marina Cavicchioli (Unicamp) e o posfácio foi escrito pelo professor espanhol José Remesal Rodríguez. Os textos das “orelhas” e da contracapa foram, respectivamente, produzidos pelos professores Rosa Maria Vieira Medeiros, da UFRGS, e Glauco José Costa Souza (UFF).

Os organizadores: Claudio Carlan, Pedro Funari e Ricardo de Souza. (Fotos: Arquivo Pessoal)

O projeto que originou o livro surgiu do acordo de cooperação técnica-científica entre a UNIFAL-MG, por meio da Diretoria de Relações Internacionais e Interinstitucionais (DRI), a Prefeitura de Andradas, a Unicamp e a Universidade de Barcelona com objetivo de desenvolver o turismo, principalmente o enoturismo na região. Conforme o professor Cláudio Carlan, a ideia surgiu durante a visita do professor José Remesal, catedrático de História Antiga da Universidade de Barcelona /Espanha, na UNIFAL-MG. “Remesal tem uma trabalho semelhante na Europa, sobre análise da sociedade romana através do comércio do vinho e azeite, dois produtos que estão despontando aqui na nossa região. Apresentamos as vinícolas de Andradas para ele, assim nasceu nosso projeto: Encantos de Baco: Vinho e Cultura no Sul de Minas”, explicou.

O livro foi lançado pela Editora Pedro e João Editores. (Foto: Reprodução)

Com 275 páginas, o livro apresenta os textos: “Vinho, prazer e economia através dos tempos”, por Paulo Pires Duprat (Unicamp); “O vinho, o sagrado e o profano, por Filipe Noé Silva (Unicamp); “Contexto macroeconômico e político da imigração italiana em Andradas/MG”, por Carlos Eduardo Rovaron  (Circolo Italiano de Andradas); “Lavoro e vino: os Italianos e o desenvolvimento econômico da vitivinicultura em Andradas/MG”, por Ricardo Luiz de Souza (Prefeitura de Andradas/UNIFAL-MG-MG); “Vitivinicultura andradense: ressignificando a História com Ricardo Sasseron”, por Maria Neuza de Carvalho (EMATER-MG);   “1º de Agosto de 1954”, por Elias Claro Batista (Revista Andradas); “Vitivinicultura em Andradas/MG: da produção tradicional aos vinhos finos e o enoturismo”, por Isabella Martineli Rossi  (Unesp); “Vinhas Gerais: tradição e modernidade na vitivinicultura Sul-Mineira“, por Marcelo Cervo Chelotti  (UFSM); “Educação Patrimonial e Vitivinicultura em Andradas: memória, identidade e possibilidades de pesquisa”, por Cristiane Maria Magalhães (Ame Cultura).

De acordo com o professor Carlan, os capítulos foram divididos por especialistas sobre o tema, tanto na parte histórica sobre a ocupação humana, comércio e produção do vinho. O principal objetivo da obra é auxiliar no desenvolvimento do turismo na região.   “Através do livro e de entrevistas, os habitantes da região conhecerão as vinícolas e história de Andradas, aumentando o polo turístico e arrecadação do município como um todo”, ressaltou. Ele lembra que o vinho acompanha o desenvolvimento social da humanidade há mais de 10 mil anos de História.

O professor José Remesal descreveu o livro como “um modelo daquilo que os historiadores consideram uma investigação microanalítica”, devido ao estudo cuidadoso da produção do vinho na região. “Não é a História de um passado remoto, com o qual poderíamos nos vincular de maneira mais ou menos mitológica, mas uma análise histórica da vida atual. Seus conhecimentos e análises servem de base para o desenvolvimento da vida econômica da região e para a tomada de consciência, por parte de seus habitantes, sobre o próprio patrimônio, material e imateral, que define a vida em Andradas e sua região. É, em definitivo, uma proposta de futuro”, finaliza o posfácio.

Para quem quer conhecer os “Encantos de Baco” e a importância histórica, cultural e econômica do vinho no Sul de Minas, o livro está disponível para aquisição no site da Editora Pedro & João Editores.