Simpósio Integrado da UNIFAL-MG reúne pesquisadores e comunidade externa em debates e exposições on-line sobre ciência, tecnologia, educação e artes; na sétima edição do evento, 47 trabalhos recebem menção honrosa

A UNIFAL-MG encerrou com sucesso mais uma edição do Simpósio Integrado, que ocorreu junto à 18ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia e abordou o tema “Transversalidade, Ciência e Afeto”. Em 2021, foram 47 trabalhos premiados com menção honrosa durante a cerimônia de encerramento, no dia 8/12, transmitida pelo Youtube da Universidade. No total, o Simpósio contou com 1286 inscrições e 519 submissões de trabalho para apresentação nas sessões temáticas. 

Receberam menções honrosas projetos no âmbito dos Programas de Iniciação Científica, Graduação, Pós-Graduação, Extensão, PET,  PIBID e Residência Pedagógica.  Confira a lista dos trabalhos laureados.

Esse desenho integra uma série de obras feitas por Deborah Castro durante a pandemia, com o título “Quanto pesa nas mãos a minha escuridão”. (Foto: Arquivo/Galeria)

Neste ano, a novidade do Simpósio Integrado foi a inauguração da galeria virtual “Uma Mostra”, organizada pela Subcomissão de Arte e Cultura, com apresentação de poemas, fotografias, desenhos e outras produções artísticas. Os artistas em destaque foram Ana Beatriz Mamede, Anna Luiza Sposito, Bruna S. Caetano, Bruno Borges, Deborah Castro, Elidayana Alexandrino, Empty Cups, Fabiano Bueno, Flávio Silvério, Gabriel Gandini, Helena Felício, Kelvin Matheus Rosa, Laura de Kundera, Leaves of Poetry, Lohayne Vieira, Lucas Medau, Ronald Polito e Thais Andressa. 

Para que o evento se tornasse realidade, no entanto, as ações começaram a ser planejadas já no início de 2021, conforme destacou a professora Marta Rovai, presidente da Comissão Organizadora do Simpósio, na mesa de encerramento. “Eu preciso, antes dos agradecimentos, apresentar a vocês os dados desse evento, que dizem muito respeito a toda organização, envolvimento e comprometimento dessa equipe maravilhosa, lembrando que este evento começa em março, com os primeiros encontros, escolhendo o tema, junto à Semana de Ciência e Tecnologia, e pensando, então, as transversalidades, as ciências e os afetos. Desses encontros, surgiram laços de amizade, muito aprendizado, muito respeito”, relembrou. 

De acordo com a docente, alguns dos dados que marcam a sétima edição do Simpósio são a participação de 90 alunos da graduação e pós-graduação como monitores e de 112 avaliadores e avaliadoras. “Nestas 88 sessões de trabalhos, tivemos, nas mesas-redondas, 33 convidados, 10 mediadores e mediadoras, com 2 participações internacionais, uma delas na conferência; também tivemos a participação de membros não só da Academia, mas da comunidade, inclusive os indígenas, trazendo as suas concepções, saberes, afetos”, completou Profa. Marta Rovai, indicando a pluralidade viabilizada pelo evento. 

O professor Luis Antônio Groppo, vice-presidente da Comissão Organizadora, destacou o reconhecimento que o Simpósio possibilita às pesquisas e aos pesquisadores da Instituição. “Nós recebemos a comissão externa de avaliação dos programas de iniciação científica e tecnológica, e eles conhecem não apenas os trabalhos de iniciação científica e tecnológica, mas acabam conhecendo os demais programas, de extensão, de ensino, de pós-graduação. Recebemos a comissão representante da Universidade Federal de Roraima, da Universidade Federal de Lavras, da Universidade Estadual de Ponta Grossa, no Paraná. Eles fizeram questão de elogiar os trabalhos que foram apresentados nas sessões e destacaram muito os monitores, que foram muito responsáveis, atentos e sérios”, comentou o docente. 

Para o reitor da UNIFAL-MG, Prof. Sandro Amadeu Cerveira, o que também se destacou foi protagonismo dos estudantes no Simpósio, bem como a parceria para a elaboração do evento. “Quero deixar aqui um grande abraço, um grande agradecimento em nome da nossa universidade […]. A todos os colegas das diferentes áreas – técnicos, docentes, discentes, terceirizados -, que têm construído o dia a dia e a estrutura que permitem que nós façamos esses momentos que são culminâncias, que são momentos de destaque para o trabalho que é cotidiano, os meus sinceros agradecimentos e parabéns em nome da UNIFAL-MG”, parabenizou o reitor. 

A mesa de encerramento do Simpósio Integrado e da Semana de Ciência e Tecnologia aconteceu no dia 8/12, pelo Youtube. (Foto: Reprodução/Youtube)

Participaram da cerimônia de encerramento o pró-reitor de Graduação, Prof. José Francisco Xarão; a pró-reitora de Extensão, Profa. Eliane Garcia Rezende; a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Profa. Vanessa Bergamin Boralli Marques; a presidente da Subcomissão Científica, Profa. Marilsa Aparecida Mota; o presidente da Subcomissão de infraestrutura tecnológica, Prof. Guilherme José Ramos Oliveira; a representante da Subcomissão de Divulgação, Cibele Emília Cassiano; o representante da presidência da Submissão de Divulgação, Diego Duarte Ribeiro; e o representante discente, Pedro Henrique Marciano Ribeiro. 

O 7° Simpósio Integrado da UNIFAL-MG promoveu debates sobre ciência, ensino, pesquisa, extensão, tecnologia, comunidade, transversalidade, educação, negacionismos, artes e afetos. Participaram pesquisadores da UNIFAL-MG e de outras universidades nacionais e internacionais, como UFPR, Unicamp, UEPG, Universidad Diego Portales (Chile), URCA (CE), USP, UFABC, UFAC e UFMG, bem como de instituições como Embrapa e Fiocruz. “Aqui ninguém ajudou ninguém, porque todo mundo foi protagonista junto. Nós nos seguramos uns aos outros, nos acolhemos, e eu só posso dizer aqui o meu muito obrigada”, finalizou a Profa. Marta Rovai.

A cerimônia de encerramento está disponível no Youtube da UNIFAL-MG 

Acesse o site do 7° Simpósio Integrado UNIFAL-MG – Transversalidade, Ciência e Afeto