Campus Poços de Caldas tem a primeira defesa de Memorial para progressão a professor titular; Alexandre Silveira é o primeiro Titular do Instituto de Ciência e Tecnologia

No dia 5 de outubro, ocorreu a defesa de memorial do primeiro professor titular do campus Poços de Caldas, da UNIFAL-MG. O professor promovido à classe E, com denominação de Professor Titular, é Alexandre Silveira, do Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT) da Universidade. A apresentação apresentada pelo professor foi de um memorial que considera atividades de ensino, pesquisa, extensão, gestão acadêmica e produção profissional da trajetória do docente.

“Observar quantas pessoas fizeram parte desta trajetória e agradecer os inúmeros colaboradores que permitiram que eu chegasse até aqui foi o reconhecimento público que fiz”, pontuou Alexandre Silveira, Professor Titular do Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT) da UNIFAL-MG. (Foto: arquivo pessoal)

A defesa aconteceu de modo remoto e a banca avaliadora foi composta pelo Prof. Antônio Carlos Doriguetto (UNIFAL-MG), Prof. Marco Aurélio Holanda de Castro, docente da Universidade Federal do Ceará (UFC), e Prof. Bernardo Arantes do Nascimento Teixeira, da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Além da banca, a defesa do memorial contou com a participação dos professores Cláudio Antônio de Andrade Lima  (ICT/UNIFAL-MG), Fábio Ferraço (ICT/UNIFAL-MG), Leonardo Henrique Soares Damasceno, diretor do campus Poços de Caldas,  e André Luiz Sena Mariano, presidente da Comissão Permanente de Pessoal Docente (CPPD).

A defesa do memorial ocorreu por meio da plataforma Google Meet. Na ocasião, cada membro da banca fez sua arguição e, ao final, o presidente da CPPD, André Sena, solicitou aos membros da banca o processo de análise para aprovação ou reprovação da defesa. No caso, a defesa do memorial foi aprovada.

Conforme relatou Alexandre Silveira, a escolha da apresentação de um memorial foi justificada no fato do docente já ser constantemente desafiado pela escrita de teses. De acordo com ele, o memorial permitiu a apresentação de toda sua trajetória acadêmica e a reflexão profunda sobre os trabalhos já realizados e os que ainda serão feitos por ele.

Leonardo Damasceno ressaltou a importância de reconhecer as atividades desenvolvidas pelos professores.(Foto: arquivo pessoal)

Em fala à Dicom, Alexandre Silveira identificou a elaboração do memorial como um olhar para tudo o que foi feito ao longo dos anos da carreira, com criticidade e evidências de pontos fortes e fracos desse processo. “Independente de ser o primeiro titular do campus de Poços de Caldas, chegar ao teto da carreira é um sentimento enorme de dever cumprido”, salientou.

Além disso, o docente demonstrou satisfação ao citar a troca de informações e o compartilhamento de experiências da carreira com a banca avaliadora. “Observar quantas pessoas fizeram parte desta trajetória e agradecer os inúmeros colaboradores que permitiram que eu chegasse até aqui foi o reconhecimento público que fiz. Enfim, espero que todos possam chegar até esta promoção”, relatou Alexandre Silveira.

“Isso representa um passo importante para a maturidade acadêmica do nosso instituto e da nossa comunidade” proununciou Renata Piacentini, diretora do ICT. (Foto: arquivo pessoal)

Segundo o professor Leonardo Damasceno, um professor titular é considerado uma referência dentro de sua área de atuação na Universidade e é essencial reconhecer as atividades que o docente realizou ao longo da sua carreira.  “Ao possuir agora um professor titular no seu quadro, fica clara a capacitação de seus integrantes mesmo com um prazo curto de existência, formando profissionais competentes e desenvolvendo pesquisas de impacto nacional e internacional”, finalizou o diretor do Campus Poços de Caldas.

De acordo com a diretora do ICT, profa. Renata Piacentini, a unidade acadêmica do ICT, mesmo sendo relativamente jovem, se orgulha de ter um docente titular em seu quadro. “Isso representa um passo importante para a maturidade acadêmica do nosso instituto e da nossa comunidade”, pontuou a docente. “O Prof. Alexandre Silveira tem construído uma carreira docente pautada na excelência acadêmica e científica. Tê-lo como parte do nosso time é algo que nos traz muita aletria e coloca o ICT em destaque com relação ao seu corpo técnico altamente qualificado”, finalizou.

*Jaíne Reis Martins é estagiária da Diretoria de Comunicação Social da UNIFAL-MG