UNIFAL-MG se despede e homenageia o professor Maciro Manoel Pereira: ex-diretor e um dos principais articuladores da transformação da Efoa em Universidade

Na quarta-feira (06/07), a UNIFAL-MG se despediu do professor Maciro Manoel Pereira, de 83 anos, o diretor da transformação da Efoa/Ceufe na Universidade Federal de Alfenas. O professor Maciro foi o dirigente máximo da Instituição no período de 2001 a 2005 e liderou as articulações para transformar a antiga Escola de Farmácia e Odontologia de Alfenas em uma Universidade.

Graduado em Odontologia pela Efoa, em 1961, o professor Maciro Manoel Pereira iniciou seus trabalhos como docente da Instituição no dia 28 de fevereiro de 1962 e, formalmente, aposentou-se em 30 de novembro de 2004, mas continuou como Diretor até junho de 2005, preparando o caminho para a efetivação da transformação da Instituição em Universidade na gestão do professor Antônio Martins de Siqueira, seu primeiro Reitor.

Em suas próprias palavras, a maior realização de seu “mandato como diretor foi transformar a Instituição em Universidade”. Esse processo foi iniciado na gestão do professor João Batista Magalhães (1997-2001), da qual o professor Maciro foi  vice-diretor.

Professor Maciro Manoel Pereira, juntamente com os professores Mânio de Carvalho Tibúrcio e Edmêr Silvestre Pereira Júnior, durante homenagem da Faculdade de Odontologia. (Foto: Arquivo/UNIFAL-MG)

Em mais de 40 anos de atuação na Instituição, além do magistério e da Direção, ele  exerceu cargos de Chefe de Departamento, Coordenador do curso de Odontologia, Coordenador do Curso de Especialização em Odontopediatria,  Vice-Diretor da Efoa nas gestões de 1985 a 1989 e de 1997 a 2001 e participou de colegiados, congregações e comissões.

“A UNIFAL-MG é minha vida. Eu acho que me dediquei mais lá do que à minha família”, revelou o professor Maciro em entrevista para a revista comemorativa do Centenário da UNIFAL-MG. “Quando comecei a trabalhar para transformar a Efoa em Universidade, eu sentia um prazer, não só porque eu estava trabalhando para a Instituição, mas porque eu estava tentando fazer uma coisa significativa para aquela unidade de ensino superior”, relatou.

A UNIFAL-MG, enquanto Universidade, nasceu no dia 29 de julho de 2005, pela Lei Lei 11.254/2005, exatamente 53 dias após o fim do mandato do professor Maciro Manoel Pereira. “Quando eu assumi, fiquei com aquela expectativa de conseguir transformar em universidade […]”, refletiu o professor em 2013.

Hoje, a comunidade universitária da UNIFAL-MG, formada por 627 professoras e professores, 329 técnicas e técnicos, 7.023 alunas e alunos, 287 trabalhadoras e trabalhadores terceirizados, e as milhares de pessoas atendidas pelos serviços de Ensino, de Pesquisa e de Extensão prestados pela Universidade, podem responder diante da expectativa do professor Maciro Manoel Pereira, um grandioso, sonoro e agradecido: “Sim! O senhor conseguiu!”.

Fotografia do professor Maciro Manoel Pereira da galeria de Dirigentes da UNIFAL-MG, localizada no Prédio “O” (Foto: Arquivo/UNIFAL-MG)

A UNIFAL-MG se solidariza com a senhora Nenzinha Paiva Pereira, esposa do professor Maciro, com os filhos Maciro Manoel Pereira Júnior, Lilian Cristina Pereira, Marco Túlio Pereira, Flávia Regina Pereira; com as noras Luciana Esteves Pereira  e Aline Kellen Quesada de Souza Pereira; com os netos Agatha Cristina Esteves Pereira, Taielin Cristina Pereira Balestrero, Larissa Quesada de Souza Pereira, Isabela Cristina Esteves Pereira, Lucas Pereira Santos, Thaís Cristina Esteves Pereira, Otávio Augusto Quesada de Souza Pereira, Pedro Augusto Pereira Silva e Mallu Helena Esteves Pereira; com os bisnetos Enzo Pereira Corrêa, Davi Quesada Pereira de Oliveira, Issac Balestrero Coutinho e Maria Teresa Pereira Silvério; com o irmão Prof. Edmêr Silvestre Pereira; e o sobrinho Prof. Edmêr Silvestre Pereira Júnior; e com todas e todos colegas de trabalho, amigas e amigos e ex-alunos do professor Maciro Manoel Pereira.

O velório foi realizado no Auditório João Leão de Faria, no campus Sede da UNIFAL-MG, e o sepultamento ocorreu na quinta-feira (07/07), às 13h, no Cemitério Municipal, localizado no Bairro Parque das Nações, em Alfenas. A Reitoria da UNIFAL-MG decretou luto oficial de três dias e convocou reunião extraordinária do Conselho Universitário (Consuni) para o dia 07 de julho, às 9h, para uma homenagem a Marciro Manoel Pereira, servidor público, gestor e mestre!