Em reunião com a presidência do Senado, Reitores e Reitoras pedem mais investimento e recomposição orçamentária para as Instituições de Ensino Superior de Minas Gerais

Diante dos constantes cortes orçamentários sofridos pelas Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes), a reitoria da UNIFAL-MG participou de reunião conjunta com a presidência do Senado Federal, senador Rodrigo Pacheco, para buscar soluções para as dificuldades enfrentadas pelas universidades, principalmente a redução do investimento no ensino superior público. A reunião foi realizada no dia 30/08 e a Universidade foi representada pelo reitor Sandro Amadeu Cerveira.

No encontro, articulado pelo Fórum de Dirigentes de Instituições Públicas de Ensino Superior de Minas Gerais (Foripes), foi entregue ao presidente do Senado um ofício com as principais demandas das instituições, entre elas a recomposição orçamentária de 2022 e o ajuste no Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) 2023, que reduz ainda mais o investimento nas universidades para o próximo ano.

Na reunião, os Reitores e Reitoras entregaram um ofício com demandas das Ifes ao Presidente do Senado. (Foto: Divulgação)

Para o reitor da UNIFAL-MG, Prof. Sandro Cerveira, a reunião com o senador Rodrigo Pacheco foi uma importante agenda para todas as nossas instituições federais de Minas Gerais. “Foi a primeira vez que os reitores e reitoras de Minas Gerais foram recebidos pelo presidente do Legislativo Federal”, destacou.

A reunião foi realizada a convite do próprio Senador e, conforme o professor Sandro Cerveira, o presidente foi atencioso com as demandas dos dirigentes e se comprometeu, dentro das possibilidades, realizar esforços no sentido de recuperar o orçamento das universidades. “Os reitores e as reitoras estão comprometidas e comprometidos com essa luta, com o apoio do Foripes e da Andifes”, reforça o reitor.

Reitores e Reitoras das Ifes mineiras estão na luta por recomposição orçamentária e mais investimento na educação superior pública. (Foto: Divulgação)

Os dirigentes ressaltaram ao presidente do Senado que, somente as Universidades Federais mineiras, sem incluir os Institutos Federais e o Cefet-MG, oferecem mais de 2 mil cursos superiores e possuem mais de 270 mil alunos matriculados. Minas Gerais possui o maior número de instituições federais do país. Os campi das 17 Ifes estão presentes em todas as regiões do estado.

Sobre o Foripes

O Fórum de Dirigentes de Instituições Públicas de Ensino Superior de Minas Gerais (Foripes) foi criado em 2003 e hoje é composto por dirigentes de 19 instituições. Integram o Foripes:  Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet–MG); Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG); Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG); Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais (IFSudesteMG); Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS); Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM); Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG); Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes); Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG); Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI); Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF); Universidade Federal de Lavras (UFLA); Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP); Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ); Universidade Federal de Uberlândia (UFU); Universidade Federal de Viçosa (UFV); Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) e Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM).