UNIFAL-MG integra nova diretoria do Colégio de Gestores de Comunicação das Universidades Federais (Cogecom), da Andifes; nova direção assume em 2023, mas já iniciou os trabalhos

Em 2023, a UNIFAL-MG vai contar com representante institucional no Colégio de Gestores de Comunicação das Universidades Federais (Cogecom) da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes). A eleição da nova diretoria ocorreu durante o 7º Encontro Anual, realizado no mês de agosto deste ano, em Aracajú-SE.

No encontro, o diretor de comunicação da UNIFAL-MG, Ivanei Salgado, foi eleito como vice-diretor do Cogecom para a gestão 2023-2024. A chapa, também composta pela professora Maíra Bittencourt (UFS), como diretora, e Sandro Colferai (UNIR) e Luiz Eduardo Pacheco (CEFET MG), como secretários, foi eleita por unanimidade pelos representantes de 41 das 69 instituições federais de ensino superior vinculads à Andifes.

Gestores de comunicação Sandro Colferai (UNIR), Maíra Bittencourt (UFS) e Ivanei Salgado (UNIFAL-MG): integrantes da nova diretoria do Cogecom. (Foto: Divulgação/UFS)

Na assembleia, também foram eleitos representantes das cinco regiões que integrarão o Conselho Diretor do Colégio. Para representar a região Centro-Oeste, assumem Mônica Nogueira (UnB) e Salvio Juliano Peixoto Farias (UFG); Malu Silva Carvalho (UFSB) e César Velame (UFRB) representam o Nordeste; Roni Petterson de Miranda Pacheco (UFRR) e Janine Bargas (Unifesspa) assumem a representação da região Norte; Fábia Lima (UFMG) e Thaiane Moreira de Oliveira (UFF), são as novas representantes do Sudeste; e Carlos Rocha (UFPR) e Ramon Lourenço (Unila), representam as instituições da região Sul.

A nova diretoria assume, oficialmente, em janeiro de 2023. “Mas nós já estamos trabalhando, juntamente com a direção atual e com os representantes regionais, para criação de um plano de ações para o próximo ano”, explicou o diretor de comunicação Ivanei Salgado. Para ele, é de extrema importância a participação de servidores da UNIFAL-MG em espaços colegiados de abrangência nacional para o fortalecimento da educação no país. “É necessário trabalhar em rede para a superação de dificuldades enfrentadas pelas Universidades brasileiras que vão além da questão orçamentária. A comunicação efetiva com os nossos públicos, seja interno ou externo, é um desafio cotidiano”, reforçou.

Para a diretora eleita, Maíra Bittencourt, a consolidação do Cogecom é o resultado do trabalho de muitos profissionais da comunicação e destaca o compromisso da nova diretoria com as pautas necessárias para o fortalecimento da comunicação pública nas universidades federais. “A comunicação, enquanto unidade estratégica, é fundamental para garantir visibilidade e transparência para aquilo que as universidades produzem e entregam à sociedade brasileira”, afirmou.

Além da assembleia para eleição da nova diretoria, o encontro destacou palestras com profissionais e pesquisadores da comunicação no Brasil. Entre eles, o professor Eugênio Bucci, da USP, Daniel Stycer, jornalista e editor do portal The Conversation Brasil, e o diretor Acácio Jacinto, do Canal Futura.  O evento também destacou apresentações de painéis temáticos sobre gestão e comunicação nas universidades.

O tema do encontro deste ano foi “Democracia e Comunicação” e, em contexto com a temática, foi aprovada a Carta de Aracaju, que consolida as diretrizes e os compromissos do Cogecom frente aos desafios para a educação, a ciência e a comunicação nos últimos anos e nos que virão. Confira a Carta de Aracaju.

O 7º Anual do Cogecom foi organizado pela Universidade Federal de Sergipe (UFS) com apoio da Andifes, Canal Futura e Fundação Roberto Marinho. Na ocasião, foi definida a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) como sede do encontro de 2023.

Saiba mais sobre o Colégio de Gestores de Comunicação em: Cogecom.

(Fotos: Divulgação/UFS)