Reitoras e Reitores de instituições públicas de ensino superior de Minas Gerais emitem nota pública em defesa da democracia e do resultado da eleição presidencial

O Fórum das Instituições Públicas de Ensino Superior (Foripes), de Minas Gerais, por meio de nota pública, defendeu o  estado democrático de direito e repudiou manifestações antidemocráticas que não reconheçam o resultado da eleição presidencial, realizada no dia 30/10. A nota, intitulada “Educação, respeito à democracia e construção do futuro”, foi divulgada no dia 02/11.

Inicialmente,  a nota foi assinada por 17 reitoras e reitores. No dia 04/11, o documento ganhou reforço com a adesão do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG) e da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM). No caso da UFVJM, o documento foi assinado pelo vice-reitor, Prof. Marcus Henrique Canuto, reitor em exercício da Instituição na ocasião.

O documento também parabeniza os políticos eleitos e reafirma a “[…] necessidade do compromisso e do trabalho constante em defesa do estado democrático de direito, do dever cívico e democrático de reconhecimento do resultado eleitoral”.

O professor Sandro Cerveira é cientista político e reitor da UNIFAL-MG.(Foto: Ivanei Salgado/Dicom)

O reitor da UNIFAL-MG, Prof. Sandro Amadeu Cerveira, um dos signatários da nota pública, reforça a importância da manifestação das reitoras e dos reitores de Minas Gerais em defesa da democracia e do reconhecimento da eleição de Luiz Inácio Lula da Silva. “Como instituições de Estado e comprometidas com os valores democráticos, as instituições federais de ensino têm o dever de se posicionar contra toda e qualquer ameaça ou ação que vise desqualificar o sistema democrático”, destacou o reitor.

Na manifestação, o Foripes-MG repudia as manifestações antidemocráticas contra o resultado das urnas. “[…] em especial aquelas que ousam clamar por intervenções que subvertam as bases do próprio regime democrático sobre o qual está assentado o respeito à lei e aos valores cidadãos”, consta no documento.

“A democracia é um regime que pode e deve ser aperfeiçoado, mas ela é a nossa única salvaguarda contra o autoritarismo, contra a agressão aos direitos humanos e contra a falta de transparência e controle dos governantes”, explicou  o reitor Sandro Cerveira, que é professor de Ciência Política, no Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL), da UNIFAL-MG. “O não reconhecimento dos resultados eleitorais e a demanda por intervenções militares é algo muito mais grave do que parece e precisa ser rechaçado sempre”, concluiu o reitor.

Pela nota pública, as instituições públicas de ensino superior de Minas Gerais mantém o “[…] compromisso com a construção de uma sociedade mais livre, equânime, justa e solidária, para o qual é imprescindível destacar a priorização da educação em todos os seus níveis e, em especial, o papel das instituições de ensino superior como agências estratégicas na construção de uma sociedade democrática e substantivamente comprometida com os princípios constitucionais”.

No fechamento da nota, o Foripes-MG conclama “[…] a sociedade brasileira à união, ao respeito aos princípios da democracia e ao trabalho constante e determinado em defesa de nosso Brasil, na busca de um futuro melhor para todos, especialmente para a parcela mais vulnerável de nossa população”, conclui a nota pública.

O Fórum das Instituições Públicas de Ensino Superior (Foripes) congrega 19 instituições mineiras, entre universidades federais e estaduais, institutos federais e o Cefet-MG.

A íntegra da manifestação está disponível em: Educação, respeito à democracia e construção do futuro.