Ranking Guia da Faculdade destaca 24 cursos da UNIFAL-MG entre os melhores do país; estrelados são avaliados como excelentes e muito bons

A edição de 2022 do ranking Guia da Faculdade elencou 24 cursos de graduação da UNIFAL-MG entre os melhores cursos superiores do país. Os destaques desta edição são os cursos de Química (Licenciatura) e Física (Licenciatura), que receberam 5 estrelas, pontuação máxima na avaliação.

Dados extraídos do resultado divulgado no portal Guia da Faculdade 2022. (Arte: Ana Carolina Araújo/Dicom)

No resultado, divulgado na sexta-feira (4/11), outros 21 cursos receberam 4 estrelas, nota considerada muito boa pelo ranking. Nesse grupo, estão os cursos de: Biomedicina,  Biotecnologia, Ciência da Computação, Ciências Biológicas (Bacharelado), Ciências Biológicas (Licenciatura), Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Ciências Sociais (Bacharelado), Ciências Sociais (Licenciatura), Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia,  Geografia (Bacharelado), Geografia (Licenciatura), História, Matemática, Medicina, Nutrição, Odontologia, Pedagogia, Química (Bacharelado). Na avaliação, o curso de Ciências Atuariais conquistou 3 estrelas, pontuação considerada boa.

O ranking é realizado pelo Jornal Estadão, em parceria com a empresa de startup Quero Educação, desde 2019. A metodologia utilizada é conhecida como “avaliação por pares”, a qual envolve o levantamento da opinião de professores que atuam no ensino superior. Atualmente, mais de 10 mil professores universitários em todo o país são acionados para avaliar mais de 17 mil graduações, em dezenas de áreas de conhecimento.

“Nos é muito benéfico que a esmagadora maioria dos cursos que participam da avaliação recebam 5 ou 4 estrelas”, comenta o pró-reitor de Graduação, Prof. Wellington Ferreira Lima.

Segundo ele, os rankings são importantes porque permitem observar o que é possível melhorar. “Embora o ranking do Estadão não tenha caráter oficial, não podendo ser utilizado quando a Instituição concorre a algum edital, por exemplo, não há de se ignorar sua importância midiática”, diz.

Para Prof. Wellington Lima, o veículo tem relevância e abrangência nacional, mesmo sediado em São Paulo, o que o torna conhecido em qualquer região do país. “É muito provável que, para nossos futuros estudantes, uma avaliação como o Guia da Faculdade do Estadão, pese mais nas suas escolhas do que os índices do Inep, mais familiares aos gestores das instituições. Nesse sentido, ter avaliação máxima em cursos como Química e Física, por exemplo, comumente disciplinas temidas pelos estudantes secundaristas, pode ser um atrativo a mais para os estudantes que não se assustam com as fórmulas e equações destas áreas, mas se seduzem pelos enigmas da natureza e buscam formação de excelência”, argumenta.

Além de informações sobre o corpo docente, como o perfil dos professores vinculados ao curso e dados quantitativos, o levantamento também analisa o projeto didático-pedagógico, que contém a proposta de ensino do curso, e a infraestrutura, como o espaço físico, os materiais e equipamentos oferecidos.

Clique aqui para acessar o levantamento completo