Professora da UNIFAL-MG integra Grupo Técnico de Educação na equipe de transição do Governo Federal

A professora Ana Cristina Gonçalves de Abreu Souza, do Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL) da UNIFAL-MG, foi designada para compor equipe de transição do Governo Federal, no Grupo Técnico (GT) da área de Educação. A Portaria n° 66, de 1° de dezembro, que trata da nominação de integrantes que contribuem nos trabalhos de grupos técnicos, juntamente com os coordenadores, relatores e assessores administrativos de cada grupo, está disponível neste link.

A professora Ana Abreu é coordenadora do Grupo de Pesquisa “FORMATIO: Processos na Formação e Profissionalidade Docente UNIFAL MG” e membro dos Grupos de Pesquisa: Esbrina – Universidade de Barcelona e Formação de Professores e Cotidiano Escolar PUC-SP. (Foto: Arquivo Pessoal)

Atuante na Educação desde 1986, a docente Ana Abreu lecionou na Educação Básica e exerceu cargos de orientadora educacional, coordenadora pedagógica e diretora escolar. Ela gerenciou processos de municipalização em Secretarias de Educação, e, em 2015-2016, foi subsecretária de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de São Paulo. A atuação da professora no Ensino Superior se inicia ano de 1999 e se estende aos dias atuais. A docente também integra a Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, bem como projetos nacionais e internacionais.

Segundo ela, a indicação ao GT ocorreu por meio de pares da área da educação, que consideraram o processo histórico de contribuições com foco nas políticas públicas e na formação docente. A equipe completa contou com profissionais qualificados nas mais diversas áreas da educação, como gestores, pesquisadores, sindicalistas, professores, lideranças políticas e educacionais.

“Fazer parte da equipe de transição no GT da Educação, na condição de professora, pesquisadora de uma universidade federal, representa uma importante oportunidade para aprofundar as discussões, levar pautas contidas nas plurais realidades educacionais brasileiras e compartilhar toda a nossa bagagem, construída no processo histórico das lutas pela educação pública, contribuindo assim para que o próximo ministro da Educação tenha um estudo robusto da situação atual, que é complexa, e que se refere às diferentes dimensões as quais incorporam os trabalhos do executivo na esfera federal”, disse a Profa. Ana Abreu.

Conforme explicou à Dicom, o GT em questão desenvolveu dois relatórios para mostrar as demandas e realidades envolvendo os processos de gestão, organização e planejamento das políticas educacionais brasileiras, a fim de subsidiar o próximo governo em seus projetos. Os resultados foram encaminhados pelos coordenadores à comissão geral da equipe de transição que entregará ao futuro ministro ou ministra do Brasil.

“Os trabalhos foram desenvolvidos por meio de diferentes ações num processo dialógico, ético e responsável, com ampla participação de todos os envolvidos, reuniões e estudos com os mais diversos grupos, movimentos, entidades e instituições educacionais. Nós participamos de reuniões desenvolvidas diretamente com coordenadorias e diretorias do atual governo na pasta do Ministério da Educação. Os encontros aconteceram de maneira presencial e remota”, explicou.

O GT da Educação contou com três coordenadores que conduziram todo o processo: Henrique Paim, ex-ministro da Educação; Luiz Claudio Costa, ex-reitor da Universidade Federal de Viçosa e ex-presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP); e a senadora Teresa Leitão. “Viver este momento histórico, de maneira intensa, foi singular e animador. A minha participação leva uma representação importante da Universidade Federal de Alfenas em cenários nacionais”, concluiu.

Os demais grupos técnicos elencados na Portaria são: Agricultura, Pecuária e Abastecimento; Cidades; Ciência, Tecnologia e Inovação; Comunicação Social; Comunicações; Cultura; Desenvolvimento Agrário; Desenvolvimento Regional; Desenvolvimento Social e Combate à Fome; Direitos Humanos; Esporte; Igualdade Racial; Indústria, Comércio e Serviços; Justiça e Segurança Pública; Juventude; Meio Ambiente; Minas e Energia; Mulheres; Pesca; Planejamento, Orçamento e Gestão; Povos Originários; Previdência Social; Relações Exteriores; Saúde; Trabalho; Transparência, Integridade e Controle; e Turismo.