Indicador de qualidade do MEC posiciona a UNIFAL-MG entre as melhores universidades do país

Universidade se destaca entre as 10 melhores instituições de ensino superior de Minas Gerais

O Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgaram na semana passada, os resultados do Índice Geral de Cursos (IGC) relativos ao ano de 2021. A UNIFAL-MG mais uma vez se destacou entre as instituições de ensino superior do país, atingindo novamente a faixa 4em uma escala que vai de 1 a 5, o que a mantém na 9º posição entre as primeiras melhores instituições de ensino superior do estado de Minas Gerais, considerando universidades públicas e privadas.

A nota corresponde a um dos principais índices de qualidade das universidades brasileiras, conforme explica o professor Wellington Ferreira Lima, pró-reitor de Graduação: “Para o cálculo do IGC são considerados o rendimento dos estudantes no Enade, a percepção que os estudantes têm do curso, o regime de trabalho e a titulação dos docentes, e a avaliação dos cursos de pós-graduação pela CAPES, em que além destes, também pesam a quantidade e o impacto das pesquisas realizadas.”

(Dados extraídos da planilha divulgada pelo Inep/MEC)

Segundo o pró-reitor de Graduação, o IGC da UNIFAL-MG tem se mantido na faixa 4 desde que passou a ser mensurado. “É a faixa em que se encontram 66% das instituições federais brasileiras, mas a comunidade universitária, através do CONSUNI se atribuiu a missão de estar entre os 3,6% das instituições brasileiras que estão na faixa 5 do IGC, e as Unidades Acadêmicas e Administrativas têm se empenhado em conjunto para alcançar esta faixa”, enfatiza.

Dados da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) mostram que desde 2016, os cursos de graduação subiram 0,14 pontos, o que para o pró-reitor há que se destacar a importância dos cursos de doutorado cuja média que já é alta, também vêm subindo constantemente desde 2017. “Estamos a 0,38 pontos da faixa 5, que pode parecer pouco, mas ainda exigirá muito do nosso empenho”, salienta o pró-reitor, referindo-se aos servidores, colaboradores e estudantes.

(Fonte: Pró-Reitoria de Graduação)

O Inep também divulgou o Conceito Preliminar de Cursos (CPC), que avalia a qualidade dos cursos de graduação, também em uma escala de 1 a 5. O indicador é calculado com base no desempenho dos estudantes no Enade, no valor agregado pelo curso ao desenvolvimento dos estudantes concluintes, no perfil do corpo docente e nas condições do processo formativo.

Da UNIFAL-MG foram avaliados nesta edição 14 cursos, sendo nove licenciaturas e cinco bacharelados. A maioria (13) dos cursos obtiveram nota 4 e um a nota 3. Veja o desempenho dos cursos:

(Dados extraídos da planilha divulgada pelo Inep/MEC)

“Como ação para 2023, a Prograd já começou a se debruçar sobre os resultados do Conceito Preliminar de Cursos para tentar diagnosticar os pontos a serem melhorados nos cursos que apresentaram uma pontuação baixa em qualquer das variáveis”, afirma o pró-reitor de Graduação.

Ao todo, foram 2.130 cursos de instituições públicas federais com o CPC divulgado. Destes,1.266 tiveram o desempenho na faixa 4 (59,2%) e 62 na faixa 5 (2,9%). Do total das instituições avaliadas, 87% são privadas e 13% públicas. A maioria (71,4%) é composta por faculdades, seguida dos centros universitários (16,5%) e das universidades (10,1%). Os institutos federais e centros federais de educação tecnológica, juntos, representam 2% das instituições de ensino com o índice atribuído nesta edição.

Acesse aqui a planilha completa do IGC 2021 divulgada pelo Inep em 28/03/2023 e também a planilha completa do CPC 2021

Mais informações: https://www.gov.br/inep/pt-br/acesso-a-informacao/dados-abertos/indicadores-educacionais/indicadores-de-qualidade-da-educacao-superior/