UNIFAL-MG é selecionada para apoiar ações do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE); parceria feita com a Faculdade de Nutrição busca desenvolver práticas de alimentação saudável em escolas

A UNIFAL-MG, por meio da Faculdade de Nutrição (Fanut), será credenciada como Centro Colaborador da Alimentação Escolar (Cecane) para realizar atividades do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) com os municípios da região e estados vizinhos, passando a ser um centro de referência na área. Os Cecane, ligados ao Fundo Nacional para o Desenvolvimento da Educação (FNDE/MEC), prestam apoio técnico, acadêmico e operacional na implementação da alimentação saudável nas escolas. 

De acordo com a proposta de plano de trabalho já aprovada, a Instituição irá atuar nas áreas de segurança alimentar e nutricional; educação alimentar e nutricional; agricultura familiar, agroecologia e desenvolvimento rural sustentável; integração de políticas públicas de saúde, alimentação e nutrição, agricultura, educação e segurança alimentar e nutricional; monitoramento e avaliação da alimentação escolar; controle social da política pública de alimentação escolar; e direito humano à alimentação adequada. 

(Arte: Reprodução/FNDE)

“A Universidade receberá apoio financeiro para as atividades. Como exemplo, o FNDE pode solicitar desde o desenvolvimento de material pedagógico para alunos, cozinheiras escolares, professores da educação básica de todo o Brasil até a realização de atividades de formação com os integrantes dos Conselhos de Alimentação Escolar dos municípios da região do Sul de Minas Gerais”, explicou o professor Bruno Martins Dala Paula. O docente, junto ao professor Luiz Felipe de Paiva Lourenção, coordenou a proposta de credenciamento da UNIFAL-MG. A equipe para o projeto também é formada pelas professoras Daniela Braga Lima, Gislene Regina Fernandes, Cristina Garcia Lopes Alves, Eveline Monteiro Cordeiro de Azeredo, Flávia Della Lucia, Raquel Patrícia Ataide Lima e Tânia Mara Rodrigues Simões. 

“Há previsão de desenvolvimento social e oportunidades de trabalho para profissionais de áreas diversas, em especial aos nutricionistas”, afirma o Prof. Bruno Dala Paula. De acordo com o docente, a aprovação também irá fomentar a realização de atividades de pesquisa e extensão. (Foto: Arquivo Pessoal/Prof. Bruno Martins Dala Paula)

Segundo o Prof. Bruno Dala Paula, o trabalho a ser desenvolvido com as escolas poderá abordar temáticas definidas pelo FNDE. “De antemão, é possível inferir ações de incentivo à compra de produtos alimentícios da agricultura familiar, elaboração de cardápios que valorizem os produtos da sociobiodiversidade, que limitem a oferta de alimentos processados e evitem os ultraprocessados. Essas são algumas das ações que imaginamos que possam ser demandadas”, explicou. 

Na prática, a seleção da Universidade também poderá gerar oportunidades de trabalho para nutricionistas e outros profissionais que sejam necessários para a realização de ações técnicas demandadas pelo FNDE. “Além disso, a integração da UNIFAL-MG como um Cecane coloca os discentes em posição privilegiada na formação para atuação no PNAE, e a aprovação irá fomentar a realização de atividades de pesquisa e extensão acerca do PNAE, bem como contribuir para a atualização e formação dos docentes, para a prática do ensino na graduação e pós-graduação da Universidade”, completou o Prof. Bruno Dala Paula.

Os Cecane, conforme matéria publicada pelo FNDE, desenvolvem outras ações para uma boa execução do PNAE. “A ideia é contribuir para a consolidação da Política Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional no ambiente escolar. O edital surgiu para ampliar a rede de atendimento e dar continuidade aos trabalhos dos Cecane. O resultado é a presença dos Centros Colaboradores em todas as regiões do Brasil e em 99,9% dos estados brasileiros”, destaca a publicação. 

Com o resultado da chamada de credenciamento, o estado de Minas Gerais passa a contar com um total de 4 Centros Colaboradores, sendo a UNIFAL-MG um deles. Nesta edição, também foi selecionada a Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP).