Universitários de vários cursos concluem o ensino superior em cerimônias emocionantes; depois de 2 anos em formato remoto, UNIFAL-MG retoma as formaturas presenciais

Gratidão e alegria. Esses foram alguns dos sentimentos que permearam o retorno das cerimônias presenciais de colação de grau, após dois anos de formaturas por webconferência, em função da pandemia de covid-19. Na última sexta-feira, dia 20/05, universitários e universitárias se reuniram ao lado de familiares e amigos para receber a outorga de grau pela Universidade Federal de Alfenas, finalizando uma importante etapa na formação acadêmica: a graduação. 

No período da manhã, graduaram-se discentes dos cursos de Ciências Sociais Bacharelado, Ciências Sociais Licenciatura, Geografia Bacharelado, Geografia Licenciatura, História, Letras e Pedagogia. Já no período da tarde, foi a vez de formandos dos cursos de Biomedicina, Biotecnologia, Ciências Biológicas Bacharelado, Ciências Biológicas Licenciatura, Ciências da Computação, Enfermagem, Farmácia, Física, Fisioterapia, Matemática, Nutrição, Química Bacharelado e Química Licenciatura receberem o diploma de conclusão de curso. 

“Esse momento que estamos vivendo hoje, juntos, é muito especial”, disse Hernando Batista da Silva à Dicom. (Foto: Dicom/UNIFAL-MG)

“Esse momento que estamos vivendo hoje, juntos, é muito especial. Estou feliz por ter esse privilégio de ter minha família e amigos aqui. Foram 7 anos na UNIFAL-MG, e eu costumo dizer que não foi só aprendizado de disciplinas, eu aprendi muita coisa para a vida. Aqui eu fiz uma família nova, a família acadêmica”, disse Hernando Batista da Silva, graduado no curso de Matemática, sobre os aprendizados do curso e a sensação de estar presente na primeira formatura presencial após a pandemia.

Maciel Ferreira Rigoni ressaltou a importância da universidade pública em sua formação. (Foto: Arquivo Pessoal)

Para Maciel Ferreira Rigoni, licenciado pelo curso de Letras na manhã do dia 20/05, poder reencontrar professores, amigos e familiares teve um significado especial. “Me formar hoje é muito bom, porque consigo observar como a graduação presencial simboliza uma nova perspectiva a respeito desses anos de pandemia que vivemos. A universidade pública me amparou de muitas formas. Aprendi a me instrumentalizar profissionalmente e a questionar a importância da minha profissão. Vou sempre carregar tudo o que vivi com muita gratidão”, ressaltou o recém-egresso. 

“Para quem está ingressando agora, siga em frente. É muito gratificante”, desejou Vittoria Fontana Rosada. (Foto: Dicom/UNIFAL-MG)

Vittoria Fontana Rosada, graduada no curso de Farmácia, completou dizendo que irá guardar com carinho as experiências como universitária. “Foram incríveis e únicos os anos de curso. É um lugar que eu vou ter com muito carinho no meu coração sempre. Os aprendizados foram muitos, tanto profissional quanto pessoalmente, na questão de crescimento, amadurecimento. Para quem está ingressando agora, siga em frente. É muito gratificante”, acrescentou a farmacêutica. 

Assim como pontuaram, em fala, Hernando da Silva, Maciel Rigoni e Vittoria Fontana, os agradecimentos, as expectativas e as lembranças marcaram presença durante as formaturas, nas mensagens de oradores. De defesa da ciência à menção de autores literários, os discursos emocionaram formandos e convidados.

Coragem e determinação para o futuro 
Guilherme Abraão Silva, licenciado em Ciências Sociais, foi o orador na formatura da manhã. (Foto: Jaíne Martins/Dicom)

No período da manhã, em mensagem aos colegas, o orador Guilherme Abraão Silva, licenciado em Ciências Sociais, citou o poeta mineiro Guimarães Rosa, destacando a importância de coragem e determinação nas jornadas que se iniciam após a graduação. “Hoje, dia 20 de maio de 2022, concluímos mais uma etapa. Daremos passos com mais firmeza em nossas caminhadas profissionais”, iniciou o graduado, pedindo que os colegas fizessem o exercício de buscar na memória os primeiros momentos em que estiveram na UNIFAL-MG. 

Andressa Quintino da Silva, do curso de Pedagogia, proferiu o juramento, com base no artigo 3º da Constituição Federal. (Foto: Jaíne Martins/Dicom)

“Agora, mais que nunca, cabe a todos nós defender a ciência e a universidade. É nossa obrigação, nosso dever moral como seres pensantes, críticos, que tiveram o privilégio de concluir nossos cursos. Que cada um de nós, em seu íntimo, no seu ritmo, com suas especialidades, com conhecimento adquirido, possa refletir e pensar em como devolver minimamente o que foi adquirido e conquistado graças à Universidade. Que esta devolutiva seja constante e longeva”, completou o orador. 

“A vocês que nos deram a vida: a nossa gratidão!”, disse a graduada Vanessa Silva Damasceno em mensagem aos pais. (Foto: Jaíne Martins/Dicom)

Na oportunidade, quem proferiu o juramento foi Andressa Quintino da Silva, do curso de Pedagogia. A mensagem aos pais ficou a cargo da licenciada Vanessa Silva Damasceno, do curso de Letras. Para a mensagem aos professores, foi convidado Matheus Felipe Francisco, graduado pelo curso de História. “A vocês que nos deram a vida: a nossa gratidão! Chegamos até aqui por termos vocês ao nosso lado, nos incentivando quando mais precisávamos, com palavras e gestos. Ao procurarmos uma forma de demonstrar essa emoção ímpar, faltam-nos palavras, o mínimo que podemos dizer é que devemos tudo a vocês”, disse Vanessa Damasceno.

Matheus Felipe Francisco, graduado pelo curso de História, agradeceu o apoio e a troca de experiência de professoras e professores. (Foto: Jaíne Martins/Dicom)

“O ensino é uma troca equivalente. Para além do conhecimento, atenção e dedicação, é uma troca de vivências, e uma quantidade considerável dessas experiências vem dos professores: o apoio durante as aulas, a solução de dúvidas, as conversas durante o café sobre assuntos importantes para nossas vidas. Por tudo isso e muito mais, principalmente nesse momento em que nossa educação é atacada, meu muito obrigado. Eu tenho absoluta certeza que uma parte de cada um de vocês estará para sempre conosco, seja em sala de aula, pesquisas e outros espaços que adentrarmos”, completou Matheus Francisco.

Para encerrar a primeira formatura, o professor Paulo Henrique de Souza, do Instituto de Ciências da Natureza, destacou a satisfação de poder participar de um momento único, de vitória, para os formandos. “Ecoem entre seus amigos a vida séria e dedicada que praticamos aqui dentro. Não deixe que falácias continuem se disseminando pela sociedade, como se a universidade fosse inimiga, quando na verdade é a base, juntamente ao Ensino Fundamental e Ensino Médio, que transforma a sociedade para melhor, que abre as portas, que promove a inclusão, a tolerância, a democracia e combate todo o retrocesso”, acrescentou o docente.

“Vocês são mais do que vitoriosos. Vocês simbolizam, para muitas pessoas, que sonhar vale a pena”, disse o professor Paulo Henrique de Souza. (Foto: Jaíne Martins/Dicom)

“Vocês representam os nossos cursos, a nossa essa instituição. Além de pensarem no próximo, pensem em tudo isso que vocês representam. Levem esse nome com todo o orgulho no peito. Vocês são mais do que vitoriosos. Vocês simbolizam, para muitas pessoas, que sonhar vale a pena”, finalizou. 

Estiveram presentes, na formatura da manhã, o reitor da UNIFAL-MG, Prof. Sandro Amadeu Cerveira, que conduziu a cerimônia; o presidente do Núcleo Docente Estruturante do curso de Ciências Sociais Licenciatura, Prof. Elias Evangelista Gomes; o coordenador do curso de Geografia Bacharelado, Paulo Henrique de Souza; o coordenador do curso de Geografia Licenciatura, Estevan Leopoldo Freitas Coca; o coordenador do curso de História, Luiz Antônio Sabeh; o vice-coordenador do curso de Letras, Prof. Marcos de Carvalho; e o coordenador do curso de Pedagogia, Prof. Ronaldo Auad Moreira.

“Entre 8 e 80, existem 72 possibilidades”
“Que a paixão e dedicação, juntamente com a ética, nos guiem a fazer sempre nosso melhor, contribuindo com a vida do próximo”, disse a oradora Renata Rosane Andrade Bastos, bacharela em Nutrição. (Foto: Dicom/UNIFAL-MG)

Encerrando o dia, novas emoções singularizaram a formatura do período da tarde, realizada às 14h, no Auditório Leão de Faria. Em discurso, a oradora Renata Rosane Andrade Bastos, bacharela em Nutrição, destacou a importância de se viver novas oportunidades. “Ainda lembro o dia em que assinei a matrícula na universidade. Que felicidade ser aluna da UNIFAL-MG! Hoje, posso dizer com propriedade que todos nos amadurecemos, tornando-nos pessoas melhores e com mentalidades diferentes”, proferiu a graduada. Ela relembrou batalhas e desafios para alcançar o tão sonhado diploma.

“Os bons momentos nesta Universidade ficarão eternamente em nossos corações: conversas entre os intervalos no hall do V, na escada do PCA, refeições no RU, tantas risadas e choros compartilhados, abraços que se fizeram casa. Que a paixão e a dedicação, juntamente com a ética, nos guiem a fazer sempre nosso melhor, contribuindo com a vida do próximo. Lembrando sempre de como diz a frase: ‘entre 8 e 80, existem 72 possibilidades'”, completou. 

Mariana da Silva Ribeiro, do curso de Química (Licenciatura), proferiu o juramento na formatura da tarde. (Foto: Dicom/UNIFAL-MG)

O juramento foi realizado pela formanda do curso de Química (Licenciatura) Mariana da Silva Ribeiro. Izabelle Lara Lopes, bacharela em Farmácia, proferiu uma mensagem aos pais, e a bacharela em Química Josiane Ribeiro da Costa, aos professores. “Neste momento, só temos agradecer pelas tantas vezes por nos esperarem acordados tarde da noite, pela força que nos deram quando saímos de casa para correr atrás dos nossos sonhos, pela paciência de escutar nossas reclamações sobre o TCC, pelos sacrifícios que muitos fizeram por pagar todo esse tempo para nós morarmos aqui, pelo incentivo nas horas em que pensamos em desistir. Vocês são peça-chave durante toda essa conquista”, agradeceu a recém-egressa Izabelle Lopes. 

“Vocês são peça-chave durante toda essa conquista”, agradeceu a recém-egressa Izabelle Lopes em discurso aos pais. (Foto: Dicom/UNIFAL-MG)

Nas palavras de Josiane Ribeiro da Costa, a jornada foi longa, mas, com a ajuda de professores e profissionais, o processo se tornou mais fácil e possível. “Os ensinamentos e incentivo de vocês foram o combustível para não desistirmos durante o caminho. Agradecemos toda a dedicação, paciência e carinho de vocês conosco. Tenham certeza de que tudo o que aprendemos com vocês, nós vamos levar por toda as nossas vida”, disse Josiane da Costa. 

“Os ensinamentos e incentivo de vocês foram o combustível para não desistirmos durante o caminho”, disse Josiane Ribeiro da Costa. (Foto: Dicom/UNIFAL-MG)

Para finalizar a cerimônia, o reitor da UNIFAL-MG, Prof. Sandro Amadeu Cerveira, enfatizou as transformações possibilitadas pelo tripé Ensino, Pesquisa e Extensão. “Cada pessoa formada acaba afetando gerações, e esse investimento na vida de cada um de vocês vai transformar a vida de vocês e de cada um a sua volta. Esse privilégio, essa conquista só é possível porque existe investimento na universidade pública em geral e, especificamente, na Universidade Federal de Alfenas”, ressaltou o docente. 

“[A Universidade Federal de Alfenas] é fruto do investimento de cada um e de cada uma, mas também é fruto da defesa que as pessoas fizeram da universidade pública”, destacou o reitor da UNIFAL-MG, Prof. Sandro Amadeu Cerveira. (Foto: Dicom/UNIFAL-MG)

“A universidade pública é, portanto, absolutamente necessária, mas tão necessária ela é quanto não é natural. Ela não é fruto de um acidente, de uma contingência ou das vontades sobrenaturais. Se nós, seres humanos, não escolhermos, não decidirmos ter universidade pública de qualidade, gratuita, que realmente cumpre o seu papel, se nós, como país, como cidadãos, como políticos, como gestores, como estudantes, como profissionais, como professores, não fizermos isso, essa escolha não acontecerá. A Universidade Federal de Alfenas, filha da Efoa, é uma universidade que teve aqui o investimento de muitas decisões públicas, através dos nossos gestores, não só da universidade, mas gestores públicos. Ela é fruto do investimento de cada um e de cada uma, mas também é fruto da defesa que as pessoas fizeram da universidade pública”, concluiu o reitor. 

A cerimônia da tarde contou com a participação da representante do Colegiado do curso de Biomedicina, Profa. Alessandra Esteves; do coordenador do curso de Biotecnologia, Prof. Marcos Vinícius Salles Dias; da coordenadora do curso de Ciências Biológicas Bacharelado, Profa. Lívia Maria Rosatto Moda; da coordenadora do curso de Ciências Biológicas Licenciatura, Profa. Luisa Dias Brito; da vice-coordenadora do curso de Ciência da Computação, Profa. Mariane Moreira de Souza; da coordenadora do curso de Enfermagem, Profa. Cristiane Aparecida Silveira Monteiro; do coordenador do curso de Farmácia, Prof. Marcelo Aparecido da Silva; do coordenador do curso de Física, Prof. Person Pereira Neves; da representante do Colegiado do curso de Fisioterapia, Profa. Carina Ferreira Pinheiro de Araújo; do coordenador do curso de Matemática, Prof. Anderson José de Oliveira; da diretora da Faculdade de Nutrição, Profa. Cristina Garcia Lopes Alves; do vice-coordenador do curso de Química Bacharelado, Prof. Fábio Luiz Pissetti; e da coordenadora do curso de Química Licenciatura, Profa. Cláudia Torres.

Fotos: Dicom/UNIFAL-MG