Epidemiologista da UNIFAL-MG analisa dados da pandemia no Sul de Minas

Em entrevista para o Jornal da EPTV, primeira edição, veiculado no dia 09/07, o epidemiologista Sinézio Inácio da Silva Júnior, coordenador dos projetos “Informação sobre covid-19 para a comunidade” (INFOCOVID) e “Perfil epidemiológico e indicadores de saúde relacionados à covid-19 no Brasil e no estado de Minas Gerais” (INDCOVID), analisou os dados da pandemia de covid-19 no Sul de Minas. Conforme os indicadores, a região registrou mais de 10 mil casos em uma semana, ainda assim, há uma tendência de estabilidade em nível estadual e de redução no Sul de Minas.

Na entrevista, o docente relatou que as internações chegam, em média, a 18 pessoas por dia e responde o porquê das internações por covid-19 continuarem: “Porque ela continua sendo uma doença séria. Especialmente naqueles casos de pessoas mais vulneráveis e isso é sempre importante lembrar. Melhoramos com a vacinação, mas a covid-19 é é uma doença  que ameaça a vida e a saúde das pessoas”, disse à reportagem.

E diante da pergunta de “quem mais morre por covid-19”, o professor Sinézio Inácio enfatiza: “A morte por covid-19 continua se confirmando entre quem é de mais idade e tem uma condição clínica e biológica mais vulnerável a qualquer doença, mas especialmente por desenvolver uma resposta menos robusta à vacina. E, claro, em pessoas não vacinadas ou menos vacinadas […]”, ressaltou.

Confira a entrevista completa em: https://globoplay.globo.com/v/10743644/