Médica hematologista desmistifica crenças populares sobre causas e tipos de anemia; confira entrevista com docente da Faculdade de Medicina

Em alguma época da vida, todo mundo já ouviu falar de anemia. Muitas pessoas nos dizem “come direito, senão vai te dar anemia” ou “cuida dessa anemia direito, senão ela vira leucemia”, mas será que essas afirmações tão populares têm fundamento? Para esclarecer informações como essas que muitos de nós crescemos ouvindo, a médica Iara Baldim Rabelo Gomes, professora de Hematologia da Faculdade de Medicina (FAMED) e coordenadora da Liga Acadêmica de Hematologia (LAHEM) da UNIFAL-MG, explica do que se trata a anemia, quais sãos suas causas, tipos e melhor forma de tratamento. 

Confira a seguir: 


Imagem ilustrativa. (Foto: Reprodução/Canva Education)

O que é anemia?

Iara Baldim Rabelo Gomes: Anemia é a redução da quantidade de hemoglobina no sangue. Hemoglobina é o carreador de oxigênio que fica dentro das células vermelhas do sangue; é como se a hemoglobina fosse o caminhão, e o oxigênio fosse a carga que precisa ser transportada aos tecidos do corpo.

Como podemos suspeitar de anemia no organismo?

Iara Baldim Rabelo Gomes: Quando a quantidade de hemoglobina cai, a pessoa recebe menos oxigênio em todos os tecidos. Isso gera sintomas como cansaço, falta de ar especialmente aos esforços (andar rápido, correr, subir uma ladeira), palidez de pele e mucosa, sensação de batedeira do coração, desânimo, sonolência excessiva, dor de cabeça, falta de concentração, baixo rendimento na escola ou trabalho, queda de cabelo, unhas fracas, feridinhas no canto da boca, sensação de peso nas pernas, por exemplo.

Imagem ilustrativa. (Foto: Reprodução/Canva Education)

Como é possível confirmar que estamos com anemia?

Iara Baldim Rabelo Gomes: O exame que confirma o quadro de anemia é o hemograma. Em qualquer laboratório, menos de 5mL de sangue é retirado da veia da pessoa para fazer esse exame. Quando o valor de hemoglobina está baixo (menor que 12 na mulher e 13g/dL no homem), podemos afirmar que a pessoa está anêmica.

Quais os tipos de anemia e o papel da alimentação?

“Existem mais de 100 causas de anemia… isso mesmo! Pode existir alteração na produção das células vermelhas do sangue, destruição precoce delas, problemas na fábrica do sangue, falta de vitaminas importantes para a produção da hemoglobina. A alimentação é superimportante especialmente para evitar anemia nas crianças; os adultos quase nunca têm anemia por erros alimentares”, afirma a médica hematologista.

Iara Baldim Rabelo Gomes: Existem mais de 100 causas de anemia… isso mesmo! Pode existir alteração na produção das células vermelhas do sangue, destruição precoce delas, problemas na fábrica do sangue, falta de vitaminas importantes para a produção da hemoglobina. A alimentação é superimportante especialmente para evitar anemia nas crianças; os adultos quase nunca têm anemia por erros alimentares. Uma vez tendo feito o diagnóstico de anemia, o problema só será resolvido e tratado se descobrirmos a verdadeira causa dela.

Ouvimos dizer muitas vezes que a anemia mal tratada pode virar leucemia. Isso é verdade? 

Iara Baldim Rabelo Gomes: Não. Existem mais de 100 tipos de anemia e a maioria delas não é grave.

Como devemos tratar a anemia?

Iara Baldim Rabelo Gomes: Uma alimentação balanceada ajuda muito a controlar a anemia, mas o tratamento definitivo depende do tipo exato da doença. Para a anemia por deficiência de ferro, um pedaço de carne vermelha do tamanho da palma da mão é mais efetivo do que usar panela de ferro, beterraba, feijão e outros vegetais, por exemplo.