UNIFAL-MG gradua novos profissionais em cerimônia de colação de grau no campus Varginha

Formandos dos cursos de Administração Pública, Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Economia (BICE), Ciências Contábeis e Ciências Econômicas se graduaram no dia 26/08 (sexta-feira), no campus Varginha. Ao total, 30 discentes concluíram a graduação, sendo 7 do curso de Administração Pública, 1 do BICE, 10 de Ciências Contábeis e 12 de Ciências Econômicas.

A solenidade ocorreu no turno da noite. A composição da mesa contou com a presença do vice-reitor da UNIFAL-MG, Prof. Alessandro Antônio Costa Pereira; do diretor do campus Varginha, Prof. Paulo Roberto Rodrigues de Souza; da diretora do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA), Profa. Letícia Lima Milani Rodrigues; da professora do curso de Administração Pública, Ana Carolina Guerra; do professor do curso de Ciências Econômicas, Fernando Batista Pereira; e do professor do curso de Administração Pública, Hélio Lemes Costa Júnior. A juramentista foi a formanda Rayssa de Souza, do curso de Ciências Econômicas.

“Dos formandos de hoje, dos 30 formandos, 20 alunos vieram de escolas públicas e 10 de escolas privadas de Varginha e vários outros municípios”, ressaltou o professor Paulo Roberto Rodrigues de Souza. (Foto: Arquivo/Dicom)

Na oportunidade, o diretor do campus Varginha, Prof. Paulo Roberto Rodrigues de Souza, destacou o alcance da universidade pública para estudantes de todo o país: “O campus Varginha e Instituto de Ciências Sociais Aplicadas da UNIFAL-MG têm, atualmente, 71% de seus alunos oriundos de escolas públicas. Dos formandos de hoje, dos 30 formandos, 20 alunos vieram de escolas públicas e 10 de escolas privadas de Varginha e vários outros municípios. Dos 13 anos de nosso campus, os alunos que concluíram seus cursos são dos estados da BA, DF, MG, GO, MT, PR, PA, SP. Que importância isso tem para nós? Quero dizer isso para enfatizar a importância da universidade pública e seu alcance”, pontuou. O docente completou o discurso ressaltando as modificações e contribuições para a formação de jovens de escolas públicas e privadas de pelo menos 8 estados brasileiros. “Tais jovens vão e levam conhecimento, modificam a empresa ou instituição onde atuam e, com certeza, contribuem para a comunidade onde vivem”, destacou.

Em mensagem, o professor Fernando Batista Pereira mencionou desafios da pandemia e encorajou formandos para descobrir novos caminhos. (Foto: Arquivo/Dicom)

O paraninfo da solenidade, Prof. Fernando Batista Pereira, ressaltou a capacidade que os discentes possuem para lidar com os desafios que estão por vir. “Quem poderia antecipar o duradouro tempo de pandemia dos últimos anos? Quem poderia antecipar os problemas econômicos e em tantas outras esferas, como a fome, a pobreza, em pleno século 21? Inflação era um tema que eu considerava segundo plano nas turmas passadas… Problemas velhos e repetidos estão acompanhados agora por problemas relativamente novos, em uma dimensão e gravidade assustadoras”, disse o docente.

Ao proferir sua mensagem, o professor indicou aos alunos que não fujam da responsabilidade de entender o mundo e, quando necessário, de enfrentar seus problemas de maneira justa e responsável. “E, para isso, tenho certeza, vocês estão qualificados. Já estão preparados, não apenas para usar os conhecimentos da UNIFAL-MG, mas principalmente para descobrir caminhos novos, seja na academia, seja no mercado de trabalho. A sociedade brasileira (de hoje e de amanhã) precisa de vocês, pois esses são os desafios. São mais complexos do que provas, seminários e relatórios de faculdade. Mas tenho certeza que vocês também estão qualificados para ajudar a criar um mundo melhor”, acrescentou o docente.

A oradora da turma, Letícia Oliveira, relembrou as experiências universitárias das turmas. (Foto: Arquivo/Dicom)

Ao final, a oradora da turma, discente do curso de Ciências Econômicas, Letícia Oliveira, salientou a importância da vivência, da experiência universitária e da pandemia que se alastrou por todo o planeta: “Cada um teve sua trajetória, mas finalizamos este ciclo juntos. A partir de agora teremos apenas as lembranças de tudo o que vivemos até aqui, desde o medo e o entusiasmo de calouros até o amadurecimento de veteranos agora formados”, iniciou.

Em fala, a formanda também comparou o início da graduação a vivências de pequenos marinheiros: cada um vindo de um lugar diferente, saindo do mesmo porto e no mesmo barco. “Em momentos de tempestade, tínhamos somente uns aos outros. E quem diria o tamanho da tempestade que enfrentaríamos. Tempestade essa que nos fez ver como que realmente as coisas podem sair do planejado da noite pro dia. Tivemos que lidar com o medo, com o luto e com a adaptação ao ‘novo normal’. Lembro, inclusive, de todos aqueles que torceram para nos ver aqui, ou então sonharam com essa conquista, mas infelizmente não puderam viver este momento conosco. Este título que recebemos hoje, não é só nosso, mas dessas pessoas também”, concluiu.

Também participaram da solenidade os coordenadores dos cursos oferecidos na UNIFAL-MG campus Varginha: o coordenador do BICE, Prof. Vinícius de Souza Moreira; a coordenadora do curso de Administração Pública, Profa. Elisa Zwick; o coordenador do curso de Ciências Contábeis, Prof. Cláudio Roberto Caríssimo; e o vice-coordenador do curso de Ciências Econômicas, Prof. Bruno Aidar Costa. A cerimônia teve como professora homenageada a docente do curso de Ciências Contábeis, Profa. Karla Luisa Costa Sabina, e, como funcionário homenageado, o senhor Devanir Roberto da Silva.

Fotos: Arquivo/Dicom

Colaboração: Bianca Maia

Texto: Eduardo Filipe Morais de Aquino, estagiário de Comunicação do campus Varginha