Profissionais da UNIFAL-MG auxiliam no tratamento medicamentoso de pacientes do SUS em Alfenas; sete unidades de saúde contam com consultórios farmacêuticos da Universidade

Sete unidades de saúde de Alfenas que prestam atendimento para pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) contam com serviço de Consultório Farmacêutico, coordenado por profissionais da UNIFAL-MG. O projeto de extensão tem por finalidade oferecer serviços clínicos, de acordo com as necessidades dos pacientes, a fim de garantir o sucesso no tratamento medicamentoso.

“O Consultório Farmacêutico é um local privativo, no qual o farmacêutico atende os pacientes, familiares e cuidadores, e fornece diversos serviços, entre eles o acompanhamento farmacoterapêutico”, explica a professora Luciene Alves Moreira Marques, da Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF), responsável pela coordenação dos consultórios.

“A população ganha porque não basta apenas fornecer o medicamento como é feito na maioria das farmácias do SUS. É preciso que o paciente saiba como utilizá-lo da maneira correta”, afirma a professora Luciene Marques, coordenadora dos consultórios farmacêuticos. (Foto: Arquivo Pessoal)

Segundo a coordenadora, o serviço é inédito da região. “Já existe em outras regiões do país, porém aqui no Sul de Minas Gerais não temos conhecimento de algo semelhante”, afirma, informando que nos consultórios farmacêuticos, os profissionais oferecem diversos serviços como manejo de problemas de saúde autolimitados, rastreamento em saúde, educação em saúde e revisão da farmacoterapia. “Durante esses serviços poderão também ser realizados procedimentos como aferição da pressão arterial, glicemia capilar, circunferência abdominal, auriculoterapia e organização dos medicamentos dos pacientes”, complementa.

O primeiro consultório farmacêutico no SUS de Alfenas foi implantado em 2018, na Central de Distribuição de Medicamentos (CDM). De lá para cá, a equipe da UNIFAL-MG estendeu também o consultório à Farmácia Universitária (FarUni), ao PSF do Jardim Primavera, ao PSF do Jardim Boa Esperança, ao Centro de Apoio Psico-Social (CAPS), ao Ambulatório Dr. Plínio no centro e ao Ambulatório do bairro Aparecida.

Na visão da coordenadora, o funcionamento dos consultórios farmacêuticos nas unidades do SUS beneficia diretamente a população, uma vez que os profissionais auxiliam individualmente os pacientes no autocuidado e organização dos medicamentos, bem como no monitoramento das necessidades de adequação, para melhorar os resultados dos tratamentos medicamentosos.

Nos consultórios farmacêuticos, as profissionais auxiliam individualmente os pacientes no autocuidado. (Foto: Arquivo/Projeto)

“A população ganha porque não basta apenas fornecer o medicamento como é feito na maioria das farmácias do SUS. É preciso que o paciente saiba como utilizá-lo da maneira correta”, diz. “Também é necessário que ele saiba quais reações adversas podem aparecer e como proceder nessa situação. O paciente deve conhecer seu problema de saúde e estratégias de monitoramento para melhoria do resultado”, completa.

Além da professora Luciene Marques, estão envolvidos no projeto também os professores, Liliana Batista Vieira, Ricardo Radighieri Rascado e Tiago Marques dos Reis; e ainda, as farmacêuticas técnicas Milena Carla Espósito e Danielle Aparecida Ferreira de Oliveira Marrafon.

Os atendimentos são realizados pelos estudantes de graduação do curso de Farmácia, sob a supervisão da equipe. Conforme o cronograma estabelecido, cada consultório conta com dois estudantes no atendimento, sempre acompanhados por um professor ou por uma das farmacêuticas técnicas. “O atendimento é individual e com hora marcada. Não há filas. Os farmacêuticos da Universidade vão analisar o tratamento farmacológico de cada paciente e fornecer orientações verbais e escritas a respeito. Além disso, quando há necessidade de alguma mudança em que se faz necessário contatar o médico, este será avisado por encaminhamento ou pessoalmente”, reforça.

Horários de atendimentos nos consultórios farmacêuticos:

• FarUni: atendimento a semana toda
  • Centro de Distribuição de Medicamentos (CDM): segunda à tarde e terça dia todo
  • PSF Primavera: quinta de manhã
  • PSF Boa Esperança: quarta, das 9 às 11h e das 13 às 17h