“A presença da felicidade: ocupações estudantis no Brasil em 2015 e 2016” – Luís Antonio Groppo (Org.)

O livro “A presença da felicidade: ocupações estudantis no Brasil em 2015 e 2016” acaba de ser lançado pela Editora CRV, a fim de comunicar os resultados de três pesquisas sobre o movimento estudantil ocorrido no Brasil em 2015 e 2016. Organizado por pesquisadores renomados na área, sendo um deles o pró-reitor adjunto de Pesquisa e Pós-Graduação, Luís Antonio Groppo, professor do Instituto de Ciências Humanas e Letras da UNIFAL-MG, o conteúdo pode ser adquirido na versão impressa e em e-book.

De acordo com o professor Groppo, o livro é composto por registros de diálogos e aprendizados com os sujeitos de pesquisa, as e os ‘secundas’, adolescentes e jovens que, em 2015 e 2016, ocuparam escolas públicas de Ensino Médio em quase todas as unidades de federação do Brasil, protestando contra medidas governamentais regressivas no campo da educação e dos direitos sociais.

“Secundas nos ‘reensinaram’ a esperança e o poder formativo da luta política, entre tantos outros aprendizados. Este livro nos parece ter, como sua maior força, essa intenção de comunicar o que aprendemos com tais jovens de luta”, afirmou o organizador.

As 370 páginas da obra foram divididas em duas partes. Na primeira, “Um país de ocupações”, os sete capítulos contam sobre os processos de pesquisa e fazem análises temáticas sobre o conjunto de dados produzidos, principalmente as 80 entrevistas semiestruturadas com ‘secundas’. Na segunda parte, “Os estados da ocupação”, os oito capítulos trazem análises específicas do movimento em alguns estados do país – Goiás, Ceará, São Paulo, Rio Grande do Sul, Paraná (em dois capítulos), Espírito Santo e Santa Catarina.

Luis Antônio Groppo é professor do Instituto de Ciências Humanas e Letras da UNIFAL-MG. (Foto: Arquivo Pessoal)

Conforme informado pelo organizador, as pesquisas e os capítulos envolveram 10 estados, entre os que tiveram escolas de Ensino Médio ocupadas em 2015 e 2016, nas diferentes ondas do movimento. As autoras e os autores estão entre os mais de 60 pesquisadores e pesquisadoras que se envolveram nas investigações, pertencentes a 18 instituições de educação superior, notadamente universidades públicas.

Para o docente, a principal contribuição da obra para a universidade está em comunicar e divulgar uma pesquisa de caráter nacional que teve como sede a UNIFAL-MG. “Demonstra a capacidade de nossa universidade não apenas integrar, mas também liderar grandes equipes de pesquisa no campo das ciências humanas, depois de já ter se consolidado nesse aspecto nas ciências da saúde e biológicas. Para a comunidade, [o livro] divulga resultados interessantes de pesquisa sobre a atuação de adolescentes em um instigante movimento estudantil – incorporando inclusive ‘secundas’ que entrevistamos no Sul de Minas Gerais –, que podem interessar a jovens, docentes, ativistas e militantes”, complementou.

Por ser resultado de pesquisa científica, a obra é voltada, primeiramente, para a comunidade de pesquisadores e pós-graduandos no campo das Ciências Humanas. Entretanto, pela linguagem relativamente acessível e por conter temas da Educação e dos movimentos estudantis, pode interessar a professores da educação básica, ativistas e militantes de movimentos estudantis e juvenis.

A versão em e-book está acessível gratuitamente no site e no aplicativo da Editora CRV, podendo ser baixado após a realização de cadastro no site. Também está disponível nesse endereço o livro físico para compra.

*Jaíne Reis Martins é estagiária da Diretoria de Comunicação Social da UNIFAL-MG