Colégio de Gestores de Relações Internacionais das IFES debate ações e políticas de internacionalização das universidades federais e apresenta demandas ao MEC

Após dois anos de reuniões remotas, o Colégio de Gestores de Relações Internacionais das IFES (CGRIFES), se reuniu presencialmente na sede da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), em Brasília, para debater o papel estratégico da internacionalização nas universidades. O encontro, realizado no período de 21 a 23/11, trouxe discussões sobre o programa Idiomas sem Fronteiras (IsF), políticas de internacionalização das universidades federais brasileiras, e ampliação da percepção da internacionalização como uma questão transversal, envolvendo todas as áreas nas universidades.

Encontro do CGRIFES destacou a importância da internacionalização para as instituições. (Foto: divulgação)

Além dos gestores de Relações Internacionais, o encontro teve a participação de Wagner Vilas Boas, Secretário de Educação Superior (Sesu) do Ministério da Educação, e do ex-secretário Paulo Speller, representantes do Ministério das Relações Exteriores, além do ex-ministro da Educação e encarregado da Equipe de Transição para Educação, José Henrique Paim, acompanhado pelo presidente da Andifes, reitor Ricardo Marcelo Fonseca (UFPR), também da Equipe de Transição. 

Entidades parceiras internacionais como a Embaixada da Espanha, a Embaixada da Valônia-Bruxelas, a Empresa Mastertest, a Embaixada da Itália, a Fundação Japão e a Sociedade Internacional de Português Língua Estrangeira (SIPLE) também participaram do evento. Com essas instituições o CGRIFES, busca ampliar as possibilidades de ações conjuntas e parcerias para 2023

No último dia do encontro, uma comissão do CGRIFES foi recebida pelo Secretário da SESU, Wagner Vilas Boas para uma reunião. O professor Cláudio Umpierre Carlan, diretor de Relações Internacionais e Interinstitucionais da UNIFAL-MG, integrou a comissão. Segundo ele, o principal objetivo foi o de apresentar demandas ao MEC e para a Equipe de Transição sobre o processo de internacionalização nas universidades federais e sua importância para formação dos nossos discentes e servidores. 

“A  internacionalização, conforme reforçou o presidente da Andifes, Ricardo Marcelo Fonseca, deve emergir como um dos pilares mais estratégicos para nossas instituições. Assim, depois dessas séries de reuniões, encontro com os demais gestores, mantemos firmes e fortes em nossos objetivos para 2023, com uma forte e latente esperança”, destaca o professor Carlan..

Para acompanhar as ações de internacionalização da UNIFAL-MG, acesse a página DRI.