Em reportagem, docente da UNIFAL-MG comenta desafios presentes na gestão de negócio familiar

Conforme uma pesquisa publicada pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), dos 1.413 empreendedores entrevistados no estado de Minas Gerais, mais da metade relata ter apoio dos familiares. Para comentar o tema, o professor Gabriel Rodrigo Gomes Pessanha, do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas da UNIFAL-MG, participou de reportagem pulicada pelo jornal da EPTV Sul de Minas – 1ª edição, no dia 13/12.

De acordo com o estudo, 37% dos entrevistados relataram que o principal desafio na gestão de um negócio familiar está na organização das finanças. Para 58%, a principal vantagem é trabalhar próximo da família. Na oportunidade, o docente reforçou que a parceria pode ser vantajosa, desde que a família saiba separar o lado pessoal do profissional.

“Esse processo parece simples, mas na prática não é, porque somos seres humanos, a gente carrega sentimentos e emoções. Essa mistura acontece. Então, temos a parte da gestão, na qual é imprescindível que separemos as coisas; e a parte financeira também, acesso ao caixa, etc. De uma maneira mais contábil, falamos no princípio da entidade. Então, a gente tem que separar essas duas entidades: a entidade empresa e a entidade pessoa, família”, explicou o docente.

Confira a reportagem completa pelo link: https://globoplay.globo.com/v/11199823/

*Jaíne Reis Martins é estagiária da Diretoria de Comunicação Social da UNIFAL-MG