Universitários do curso de Biotecnologia se reúnem em dinâmica no Jardim Sensorial para estudar organismos geneticamente modificados

Alunos da disciplina Engenharia Genética, ofertada ao sexto período do curso de Biotecnologia, participaram de uma atividade interativa sobre organismos geneticamente modificados (OGM), como vírus, bactérias, protozoários, plantas e animais. A dinâmica, baseada em metodologias ativas de ensino, foi realizada no Jardim sensorial da UNIFAL-MG, no dia 12/12. 

O objetivo da atividade ao ar livre foi tornar o aprendizado mais descontraído, ampliando a interação entre os estudantes, que trabalharam em grupos alternados. “Os alunos estudaram previamente o tema aplicado com textos de divulgação científica sobre diferentes tipos de OGM. Os mesmos textos foram apresentados a todos os grupos de estudo, mas cada texto ficou com as responsabilidade de um aluno. Após esse passo, os discentes com o mesmo texto se agruparam para apresentar as discussões e fechar as questões propostas pelo professor”, explicou a professora Tereza Cristina Orlando, do Instituto de Ciências da Natureza. 

(Foto: Arquivo/Profa. Tereza Cristina Orlando)

Segundo a docente, ao final, cada grupo expôs para a turma toda as informações de cada exemplo de OGM estudado, assim como suas aplicações no dia a dia. “Cada vez mais temos uma quantidade muito grande de informação científica associada aos OGMs, assim como estudos de produção e viabilidade, análise de risco, liberação pela Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio), liberação ambiental e questões éticas. Com essa demanda de informação, uma atividade como esse tipo de dinâmica de grupo atende bem a expectativa de aprendizado desse tema na disciplina Engenharia Genética e dá o protagonismo para os alunos no aprendizados de temas muito variados e de aplicabilidade imediata pela sociedade. Dessa forma, uma quantidade grande de informação pode ser passada aos alunos sem muito desgaste e tempo tomado por eles para obter as informações”, completou a Profa. Tereza Cristina Orlando

Além da atividade didática da disciplina, também foram realizadas vivências no Jardim Sensorial, com os discentes, como projeto-piloto para as visitas guiadas, que deverão começar em 2023. O Jardim Sensorial é um projeto coordenado pela Profa. Tereza Cristina Orlando e faz parte do Programa Semeando Ideias, da Pró-Reitoria de Extensão, sob coordenação da gerente de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da UNIFAL-MG, Julieta Aparecida Moreira.

Fotos: Arquivo/Profa. Tereza Cristina Orlando