UNIFAL-MG e entidades representativas das instituições de ensino superior se manifestam contra os ataques de vandalismo e terrorismo ocorridos em Brasília

As invasões de vândalos terroristas às sedes dos Três Poderes em Brasília, ao longo da tarde deste domingo (8), geraram reação de diversas autoridades e instituições. Além da própria UNIFAL-MG, que repudiou os atos de terrorismo em Nota à Comunidade, entidades representativas das instituições de ensino superior também se manifestaram sobre o atentado.

Em nota, a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) reforça que os atos são “intoleráveis, inaceitáveis e inescusáveis”. Os dirigentes das instituições federais de ensino superior endossam a necessidade de apuração e punição dos responsáveis. “Os danos contra o patrimônio, contra a soberania popular e contra o Estado de Direito devem ser apurados com todo o rigor, não poupando nenhum terrorista, financiador e articulador desses atos criminosos, bem como aqueles que tenham viabilizado, ainda que por omissão, esse atentado às instituições brasileiras”, assinalam.

O Foripes também defendeu a responsabilização e condenação dos atos que considerou como “golpistas e covardes” em nota de repúdio aos atos terroristas e antidemocráticos: “Este é um grave ataque contra a democracia e o povo brasileiro, que decidiu, de forma legítima na eleição de outubro de 2022, por um novo presidente, o já empossado Luiz Inácio Lula da Silva, e um novo rumo da nossa nação. Este ataque golpista e covarde não fere apenas os três poderes da República, mas toda nação. Patriotas não destroem bens públicos ou atacam servidores no exercício de suas funções constitucionais. Cabe agora que estes terroristas sejam responsabilizados e condenados com rigor da lei.”

Para o reitor da UNIFAL-MG, Prof. Sandro Amadeu Cerveira, é fundamental a manifestação das universidades e entidades representativas nesse momento, uma vez que os atos são contrários à democracia. “Estamos diante de atos que atacam o regime democrático em suas bases, dado que atacam as instituições estruturais da República: o Executivo, o Legislativo e o Judiciário. As universidades são parte não apenas do Estado brasileiro, mas instituições necessárias e fundamentas na estruturação da própria democracia e não poderiam se calar nesse momento tão grave quanto simbólico.”

Leia na íntegra as manifestações:

:: Nota Oficial: UNIFAL-MG manifesta-se contra os atos terroristas ocorridos em Brasília
:: Andifes – Manifestação Pública
:: Foripes – Nota de Repúdio aos atos terroristas e antidemocráticos